Fique atento aos alimentos que não devem ser consumidos por cães e gatos. Não é só o chocolate que faz mal. A médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhea Cassuli Lima dos Santos listou os principais alimentos proibidos para estes pets.

No caso de o animal passar mal com a ingestão de alguns desses alimentos, a indicação é levá-lo imediatamente ao hospital veterinário. “Nesse meio tempo não há nada a ser feito”, alerta Rhea.

Confira!

Leite de vaca
“Tem muita gente que diz que o leite comum, esse que compramos no mercado, dá verminose nos animais. É mentira. O leite que a gente compra no mercado é pasteurizado, passa por processos de qualidade, mas são destinados a nós, humanos. Em cães e gatos, o leite de vaca dá muita diarreia”.

Uva, cebola, repolho
“Esses três alimentos fazem hemólise, ou seja, há uma ruptura das células vermelhas do sangue. Dependendo da quantidade, pode levar à morte”.

Gorduras em gerais
“As gorduras podem ocasionar a pancreatite – inflamação no pâncreas – , que pode ser aguda ou crônica. No final de semana é comum o pessoal fazer aquele churrasco e assar uma carne, e às segundas-feiras é o dia que mais recebemos animais passando mal pelo excesso de gordura. As gorduras causam flatulências e dores abdominais”.

Rúcula
“A rúcula causa alterações hormonais, podendo ocasionar até o aborto em cadelas gestantes”.

Chocolate
“O chocolate tem um conservante – teobromina – que intoxica os cães, como se fosse um veneno. Talvez na primeira vez que você oferece um chocolate para o animal não tenha tanto problema, mas aos poucos o alimento vai se acumulando no organismo dele, e as consequências podem ser graves. Existe chocolate específico para cães e gatos, que são isentos de cacau e teobromina.”