“O proprietário de um cão da raça pit bull ou rotweiller é o mesmo que ser dono de uma arma porque ele está sujeito a matar qualquer pessoa na rua” esta declaração encerrou uma reportagem de televisão, no dia 28 de maio, com o pensamento do coordenador de faturamento da Sanepar, Cesar Juschaks. E criou revolta nas redes sociais pela discriminação e preconceito em relação às duas raças. Se a empresa pretende conscientizar a população, com certeza esta não é a melhor forma.

Durante a reportagem sobre o ataque de um cachorro a um leiturista de hidrômetro, fato que apenas este ano aconteceu 40 vezes no Paraná segundo a matéria, a empresa divulgou que investe em campanhas de conscientização para a população e treinamento dos funcionários para evitar os acidentes com cachorros.

Somente no ano passado foram registrados 143 ataques no Paraná, segundo a reportagem. Sendo o caso da matéria o segundo mais grave nos últimos seis meses. Mas não há estatísticas sobre raças. O que sabemos é que vira notícia se for ataque de pit bull e rotweiller.

A empresa deve rever as suas campanhas e seus porta-vozes, pois não conseguiu sensibilizar a população. Vide o grande número de ocorrências. O que deve ser divulgado é que o cachorro independente da sua raça não deve ser o vilão da história. Ele nunca é o culpado. A responsabilidade por qualquer situação envolvendo o animal é do seu tutor. E este deve tomar todas as providências para que o cachorro esteja em local seguro para ele e para os outros.