Direto da SPAC

O Prefeito de Curitiba Gustavo Fruet deve se posicionar pela construção do CRAAR – Centro de Referência de Atendimento a Animais em Risco, proposta que foi rejeitada pela Câmara de Vereadores de Curitiba e ainda com a orientação do líder do Prefeito.

O CRAAR é uma necessidade para os animais em nossa sociedade e obrigação moral e legal do poder público no que se refere à proteção dos animais, com base na nossa Constituição Federal em seu Art. 225, Decreto de lei 24.645/34 e Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98 em pelo menos dois artigos, 25 e 32. Além disso, a construção do CRAAR, que estava prevista na última gestão e não foi concluída, é compromisso de campanha do nosso atual Prefeito.

A função do CRAAR é atendimento a animais em risco – feridos e doentes em situação de abandono ou que necessitam ser resgatados de seus lares por prática de abuso e maus tratos onde não cabe orientação e/ou adequação. Estes animais são responsabilidade do poder público, precisam de socorro, tratamento e abrigo enquanto aguardam adoção.

A “desculpa” que o CRAAR se tornaria mais uma abrigo super lotado não faz nenhum sentido e não se sustenta, sendo que outra responsabilidade e comprometimento da atual gestão é implantar medidas de controle populacional ético e eficaz para controle de zoonoses e vetores (populacional) recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que são: castração em massa, conscientização da população, controle de comércio e criadouros e registro geral animal. Com estas medidas implantadas de forma adequada, o número de animais necessitando de socorro irá diminuir rapidamente.

Hoje a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) recebe animais necessitando de socorro emergencial diariamente. Tem obrigações como qualquer outra empresa e é cobrada por isso, hoje com dívidas acima de R$ 70 mil. Sobrevive de contribuições da população e da renda da clínica veterinária que funciona na sede alugada no Sta. Cândida, onde oferece atendimento veterinário acessível, por vezes com colaboração até simbólica de famílias impossibilitadas de arcar com atendimento veterinário em clínicas particulares regulares, absorvendo ainda mais esta responsabilidade. Trabalha com dificuldade, está endividada e super lotada, bem como todas as outras organizações que trabalham em prol dos animais e voluntários independentes que mantém animais em seus lares e em hotéis até que sejam adotados definitivamente.

Aguardamos o posicionamentodo Prefeito Gustavo Fruet para providências na construção do CRAAR.

Fonte: Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba