Cães e gatos de Guaraqueçaba (PR) foram atendidos por um grupo de participantes do Projeto Missão Universitária Ir. Henri Vergè, ação realizada durante uma semana em cidades do Paraná e Santa Catarina.  A população teve acesso a informações sobre posse responsável e os animais receberam atendimento clínico, tratamento de algumas infecções, vermifugação e vacinação contra a raiva. Apesar de muitos terem tutores, a maioria dos animais nunca teve acesso a consultas, pois a localidade não conta com veterinários e a exemplo de muitas outras cidades paranaenses não tem programas desta natureza promovido pela Prefeituras.

Supervisionados pela diretora do curso de Medicina Veterinária da PUCPR, Claudia Pimpão, a atividade contou com a participação de Marina Figueiredo, mestranda do Programa em Ciência Animal, Amanda Anater e Jeyce Anne, alunas da graduação, com o apoio de Lúcia Coelho, da Pastoral Universitária.

Esta é segunda vez que os animais são atendidos durante o Projeto. Com o apoio de formandos do curso de Veterinária, a ideia é dar continuidade às ações em Guaraqueçaba e promover no final do ano até mesmo castrações. Em virtude das instalações necessárias para realizar as cirurgias, a equipe espera contemplar pelo menos os machos.

O que é o Projeto Missão Universitária Irmão Henri Vergès: tem como principal objetivo viabilizar ao acadêmico da PUCPR, uma experiência missionária de modo que o contato com outras realidades desperte para o desenvolvimento de valores humanos e cristãos, contribuindo assim, para a formação de agentes sócio transformadores. Também, visa oportunizar relacionar teoria/prática e intercambiar experiências colocando os conhecimentos acadêmicos a serviço das necessidades da comunidade; sensibilizar para a vivência da cultura da solidariedade em níveis pessoal, social e ambiental e fomentar lideranças juvenis capazes de construir políticas públicas viáveis.