A polêmica sobre a recomendação de diminuir a quantidade de ração dada aos cães da Polícia Militar do Paraná mobiliza desde o fim de semana as redes sociais. Li no blog Plantão 190, aqui do Bem Paraná, que divulgou cópia de um documento da intranet do Governo Estadual recomendando que os cães recebam apenas 400 gramas de ração por dia. O texto também sugere que os cachorros sejam utilizados apenas em casos excepcionais. O que me leva a crer que com menos comida, eles têm menos energia para cumprir as suas atividades. E assim devem ser poupados neste período de “spa involuntário”.

A PM confirma a redução do alimento que chamou de “apenas racionamento diário de ração” e culpa o processo licitatório. Leia abaixo a nota na íntegra.

Cão em atividade Foto: Agência Estadual de Notícias do PR

Cão em atividade Foto: Agência Estadual de Notícias do PR

Consultei um veterinário que me explicou que a quantidade de ração para cães varia de acordo com a qualidade do produto. Quanto melhor a ração, menor a quantidade a ser ingerida. Em média, um cão de porte grande, como é o caso de um pastor alemão, costuma comer de 800 a 1,5 kg por dia. A quantidade varia de acordo com o peso e atividades desenvolvidas pelos cães. No inverno, eles costumam comer mais. Até lá, espero que seja reestabelecida a alimentação merecida dos cães, funcionários públicos não concursados do Paraná.

Nota da PM- PR

A Polícia Militar informa que não está faltando alimento para os cães da corporação, apenas houve um racionamento na quantidade diária para que não falte comida até a licitação para compra de ração, que deve ocorrer nos primeiros dias de março. Importante esclarecer que a medida de racionamento visa preservar a saúde dos semoventes da PMPR, mediante orientação médico-veterinária, respeitando encaminhamentos de ordem administrativa que provocaram reanálise do procedimento licitatório iniciado no segundo semestre de 2013, consoante o contexto geral de austeridade fiscal do Governo, os quais estão sendo sanados.