Nesta quarta-feira, dia 26, a PUCPR realiza uma pré-avaliação de cães cadastrados para fazer parte do estudo com células-tronco para a recuperação de movimentos. Os animais serão atendidos a partir das 18h no térreo do Bloco Azul, em frente ao TUCA.

Ainda não fez o cadastro? Inscreva-se pelo telefone 3271-1400 ou pelo e-mail [email protected], informando nome do tutor e do animal, telefone e e-mail de contato, além de um breve relato do problema apresentado pelo cão. Nesse momento, apenas cães serão cadastrados.

O Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR, em parceria com a UFPR, conseguiu uma grande conquista na pesquisa com células-tronco neste ano: ratos recuperaram parcialmente os movimentos e controle da micção após transplante de células-tronco. O mesmo estudo poderá auxiliar na recuperação dos movimentos de cães.

5388793051416916392

A partir das 20h haverá uma palestra de abertura com a pesquisadora Carmen Rebelatto, do Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR, explicando o que são células-tronco. Depois, o professor do curso de veterinária da PUCPR, José Ademar Villanova, falará dos avanços da medicina veterinária realizados pelo Laboratório de Tecnologia Celular da Universidade. Após as palestras (que serão curtas, em torno de 15 minutos cada) o público poderá esclarecer dúvidas sobre o tema. O evento é gratuito e aberto à comunidade.