Ainda estamos no Outono e as temperaturas bastante altas, atípicas para a estação. Mas mesmo assim a gripe em humanos tem causado medo e uma grande procura por vacinas. O alto número de casos de infecção pelo vírus H1N1 na região Sudeste já deixa a população do Sul preocupada com a doença. Mas será que nossos cães e gatos são atingidos pelo terrível vírus e devem ser vacinados? 

Foto: João Borges

A coluna Papo Pet entrevistou a médica veterinária e professora da PUCPR Ana Paula Sarraff Lopes (foto) para esclarecer as dúvidas do leitor.

Cães e gatos estão sujeitos a gripe da mesma forma? Tanto o cão quanto o gato podem estar sujeitos a gripe causadas por diferentes agentes. No cão pode ser causada pelos vírus da parainfluenza, adenovírus tipo 2 ou pela bactéria Bordetella bronchiseptica. Neste caso, o quadro é denominado de “tosse dos canis”. Já o gato pode ser acometido pelo “complexo respiratório felino”, causado pelo herpesvírus (vírus da rinotraqueíte), calicivírus ou pela bactéria Chlamydia felis. Além desses agentes, pode também ocorrer a Bordetella bronchiseptica ou o Mycoplasma felis.

Como é a transmissão? A transmissão ocorre pelo contato direto de um animal com o outro e através das secreções no ambiente.

Gripe de humano passa para cães e gatos? E vice-versa? Não. Se o cão ou gato apresentarem a Bordetella bronchiseptica e o tutor estiver com a imunidade baixa, pode, eventualmente se infectar, porém não é comum. O cão não transmite para o gato e vice-versa.

04_papopet_bemparanadois

Eles estão sujeitos a contaminação por vírus de todos os tipos, como é o caso dos seres humanos? Não, os agentes que acometem o homem, o cão e o gato são diferentes. Portanto, cães e gatos não são infectados pelo vírus H1N1.

A gripe é uma doença considerada grave para que tipo de animal? Pacientes imunodeprimidos, filhotes e idosos podem apresentar a doença com sintomas mais graves, devido a depressão do sistema imunológico.

A vacina é indicada em quais casos? É indicada para todos os gatos, desde filhotes, a partir de oito semanas de vida, segunda dose após duas a quatro semanas e reforço anual (vacina protege contra rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose e panleucopenia). A vacina para cães também é indicada para todos, desde filhotes, a partir de seis semanas de idade, com dois reforços mensais e também anualmente. A vacina anual para os cães, já inclui o adenovírus-2 e parainfluenza (além de cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose e coronavirose). Existe também a vacina somente para gripe canina, que inclui a Bordetella bronchiseptica e o adenovírus. Essa vacina é indicada principalmente quando o cão irá ter contato com outros cães, como em exposições e canis.

A vacina protege 100%? Não, mas diminui muito a incidência da doença e faz com que ela se manifeste de uma forma mais branda. É indicado reforço anual

Como tratar a gripe? O tratamento deve ser realizado pelo médico veterinário e pode incluir hidratação, anti-inflamatórios, antibióticos e descongestionantes entre outros. Se surgir algum desses sintomas, procure o médico veterinário.

Sintomas

Cães: principalmente tosse seca (como se fosse engasgo), principalmente quando se exercitam e se agitam, pode também ocorrer febre. Em casos incomuns pode evoluir para pneumonia, com febre, secreção nasal e até falta de ar.

Gatos: espirros, corrimento nasal e ocular, febre, falta de apetite, desidratação, apatia e falta de ar. Pode evoluir para pneumonia e morte.