Qual raça de cães escolher para as crianças?

17_03_primeiroabre_coluna

Existiria uma raça de cães mais indicada para ser companhia dos pequenos? Acredito que não. Sempre convivi na infância com todas as raças, do vira-lata ao pastor-alemão. O ambiente e as pessoas têm grande influência no comportamento do animal. O importante na hora de escolher é refletir muito sobre uma convivência que provavelmente vai ultrapassar os dez anos de vida. Lembre-se. Adotar sempre é a melhor opção.

A Maria Eduarda brinca com o schnauzer Tinho desde os quatro anos. Essa raça, em geral, não costuma ser a mais lembrada quando o assunto é a melhor companhia para as crianças. Os dois são os melhores amigos da casa. Ela brinca de “mãe e filho”. E se ultrapassa o limite nas brincadeiras, o Tinho dá aquela mordidinha de leve. Com ele, a Maria Eduarda aprendeu a cuidar e ter responsabilidade. A ração e a água ficam por conta dela.

17_03_abrecolunapet

A coluna perguntou ao especialista em comportamento animal e professor de Medicina Veterinária da PUCPR, Paulo Parreira, se existe mesmo uma raça de cães específica para conviver com as crianças. Confira:

Papo Pet: boxer, labrador e golden seriam os mais indicados? São raças que, por seu perfil amigável e extremamente brincalhão, geralmente se dão muito bem com crianças. Mas não é uma regra. Caso um desses cães seja maltratado ou submetido a condições inadequadas de manutenção e criação, podem se tornar agressivos e perigosos.

Papo Pet: qual a dica para os pais que decidem dar um animal de estimação para os filhos? Critério e muita pesquisa. Não comprar ou adotar animais por impulso. Não dar um cachorro para a criança somente por que é um desejo dela, a não ser que esta seja a vontade de toda a família. Todos devem participar da criação, educação e cuidados do animal. Conversar com profissionais da área, visitar os criadores (quando possível), buscar informações na literatura e/ou internet.

Papo Pet: existe uma raça de cachorro mais indicada para a convivência com as crianças? A princípio não. Acredito que depende muito mais do perfil da família e da educação do animal, do que da sua raça. Obviamente que raças de cães de pastoreio e de caça, por sua criação, perfil amigável e alta capacidade de aprendizagem, acabam sendo as mais procuradas. Mas qualquer raça ou porte, desde que escolhida com critério (espaço disponível, tempo para dedicar atenção, etc) e educada/adestrada de maneira correta e positiva, pode se dar muito bem com crianças.