Começa a ganhar força no Brasil a presença de animais de estimação no ambiente de trabalho. Empresas de pequeno porte brasileiras saem na frente na adoção dessa prática. “Ter o seu pet no escritório relaxa as pessoas, deixa o ambiente mais leve e menos estressante. A correria do dia a dia fica esquecida por alguns minutos, tempo suficiente para que a mente descanse e esteja pronta para voltar à ativa”, afirma Andrea Giugliani, sócia-diretora da Giugliani Advogados, que adotou a prática no escritório da empresa em São Caetano. Na foto, com o seu labrador Theobaldo.

EU COM THEO SALA ROXA (2)

Mas não apenas para os funcionários os pets fazem bem. Os clientes tiram grandes benefícios da presença deles. “É um modelo de gestão de negócios. Os cães humanizam mais o local. É uma forma simplificada de advogar, mais descontraído e menos engessado. O cliente, que já está passando por algum problema, fica menos tenso com a situação”, analisa.

Grandes companhias, como é o caso do Google, precursor da prática, têm colaborado para que essa tendência se espalhe pelo mundo.