APP Vegano

Aplicativo curitibano permite que usuários comprem direto de produtores rurais

27 junho, 2017 às 13:20  |  por Maximilian Santos

No final de 2013 surgia em Curitiba o BeVeg, aplicativo que inovou ao permitir que os usuários pudessem encontrar estabelecimentos gastronômicos com boas opções vegetarianas e veganas. Agora, após o sucesso em todo o país, o BeVeg, idealizado por Vivian Schmitz e Tom Barros (foto), passou por uma importante atualização e oferece a função delivery.  O aplicativo, disponível gratuitamente no Google Play e na Apple Store, permite que, além de pedir comida fast food, os usuários façam a feira e o mercado sem sair de casa, tendo contato direto, por exemplo, com produtores de hortifrútis orgânicos. Outra facilidade é poder receber em casa quitutes de produtores locais, como salgadinhos e bolos.

“O BeVeg surgiu para unir consciência e tecnologia, facilitando e incentivando a escolha pelo vegetarianismo por meio de um aplicativo que localiza opções veg por ordem de proximidade do usuário. Além disso, a opção delivery possibilita que o usuário faça pedidos online para entregas em domicílio”, detalha Vivian Schmitz, que lembra que a ferramenta é ideal, também, para quem apenas simpatiza com o estilo de vida e gostaria de adotá-lo, mas não sabe onde encontrar boas opções.

O crescimento do BeVeg coincide com crescimento do número de vegetarianos no Brasil. Segundo dados publicados pelo IBOPE/2012, o país conta com mais de 15 milhões de vegetarianos. As maiores concentrações são encontradas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente com mais de 792 mil e 632 mil. Curitiba, cidade de origem do BeVeg, aparece com mais de 194 mil vegetarianos. De acordo com pesquisa do IPSOS Group, também de 2012, 28% da população brasileira quer consumir menos carne.

“Com o passar dos anos, vemos consumidores cada vez mais antenados, realmente preocupados com a alimentação e, logicamente, com os problemas gerados pelo mercado mundial de produção de carnes. Pesquisas recentes demonstram que o mercado vegetariano tem passado por uma expansão constante, e é cada vez maior o número de pessoas que optaram pelo vegetarianismo e estão sedentos por opções de consumo”, explica Tom Barros.

Feira em casa - Mais do que oferecer empreendimentos gastronômicos e refeições prontas, após sua última atualização o BeVeg sentiu que tinha chegado o momento de trabalhar novas opções e serviços. Na nova aba “Feira”, que acaba de ser adicionada na ferramenta, o usuário encontra empórios e produtores locais que comercializam, entre outros, frutas, orgânicos, hortifrútis, sucos, especiarias, sementes e grãos. Assim como os outros serviços, os resultados aparecem por ordem de proximidade.

“Muita gente reclamava da dificuldade de encontrar produtos especiais frescos, como por exemplo os orgânicos, que geralmente só eram encontrados em mercados e com valores elevados. Com essa parceria com pequenos empórios e produtores locais, conseguimos oferecer uma ferramenta que, acima de tudo, levará saúde para a casa dos brasileiros”, completa Tom.

 

 

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Pressão no Trabalho

TESTE – Você sabe realmente trabalhar sob pressão?

27 junho, 2017 às 13:07  |  por Maximilian Santos

Saber trabalhar sob pressão é uma habilidade muito valorizada no ambiente empresarial, pois revela os profissionais que têm capacidade de operar e produzir em condições estressantes e adversas, algo comum em grande parte das organizações atuais. Ernesto Berg, consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 16 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos, preparou um teste para o People S/A. Abra o Bloco de Notas ou pegue um papel e a caneta e vamos lá.

Responda às afirmações baseando-se no que sucede com você atualmente.

 

S = SIM        N = NÃO        AV = ÀS VEZES

 

1. Enfrento dificuldades de forma positiva.

S    N   AV

2. Percebo como meu comportamento afeta às outras pessoas.

S    N   AV

3. Faço uso dos feedbacks e críticas para o meu próprio crescimento.

S    N   AV

4. Tenho facilidade de ouvir argumentos sem fazer prejulgamentos.

S    N   AV

5. Quando os prazos são muito pequenos para concluir um trabalho eu fico nervoso ou ansioso.

S    N   AV

6. Quando cometo um erro eu o admito sem constrangimento.

S    N   AV

7. Não consigo parar de pensar no trabalho mesmo quando estou em casa.

S    N   AV

8. Não tenho atitudes defensivas quando sou criticado.

S    N   AV

9. Quando a pressão no trabalho é muito grande durmo mal à noite.

S    N   AV

10. Mesmo em meio às dificuldades consigo manter o senso de humor.

S    N   AV

11. Posso tornar-me ríspido com as pessoas quando algo me irrita.

S    N   AV

12. Mantenho a calma quando sofro um revés.

S    N   AV

13. Procuro olhar as coisas pelo ponto de vista da outra pessoa.

S    N   AV

14. Quando persigo com afinco meus objetivos sei como administrar o estresse, a irritação e a ansiedade.

S    N   AV

15. Quando a pressão é grande tenho dificuldade de me manter calmo.

S    N   AV

16. Quando a pressão é grande tenho dificuldade de concentrar-me no trabalho.

S    N   AV

17. Sei administrar mal-entendidos e desavenças com habilidade.

S    N   AV

18. Consigo acalmar-me rapidamente mesmo  diante de situações preocupantes que acontecem no trabalho.

S    N   AV

 
Agora faça sua Contagem de Pontos

Marque um ponto para cada resposta SIM dadas às seguintes afirmações:

1, 2, 3, 4, 6, 8, 10, 12, 13, 14, 17, 18

Marque um ponto para cada resposta NÃO dadas às seguintes afirmações:

5, 7, 9, 11, 15, 16

Marque meio ponto para cada resposta ÀS VEZES.
TOTAL DE PONTOS_______

 

 
SEU RESULTADO

De 16 a 18 pontos. Parabéns. Você não apenas sabe trabalhar sob pressão, como também atuar em condições desfavoráveis. Tem habilidade para desenvolver atividades em situações adversas sem se deixar importunar grandemente pelas circunstâncias – o que não significa que não seja afetado por elas -, mas sabe como gerenciá-las adequadamente e dar uma resposta positiva à situação.

 

De 13 a 15,5 pontos. Seu escore é médio. Significa que, por um lado, você sabe lidar em certa medida com situações de pressão e se esforça em manter o equilíbrio e adaptar-se às circunstâncias; mas, em outros momentos, sente-se incomodado e tem dificuldade em atuar e conviver com isso. Veja onde não pontuou ou obteve meio ponto. É o indicativo de onde pode melhorar.

 

Abaixo de 13 pontos. Este resultado indica grande dificuldade em agir em estados de pressão no trabalho. Provavelmente você sente-se tolhido, ou mesmo angustiado, quando a situação ocorre e sua produtividade é muito afetada pelas circunstâncias. Revela também uma tendência a se estressar com certa facilidade. Verifique as questões onde você não pontuou, ou teve meio ponto, pois é onde precisa melhorar.

 

Uma pesquisa da Harvard Business School, dos Estados Unidos, demonstrou que saber agir e dar repostas positivas em situações de alta pressão é um fator determinante que distingue os profissionais de sucesso dos que não são bem-sucedidos. Eles têm o que se chama de inteligência emocional desenvolvida, e sabem conviver e atuar, não apenas em circunstâncias adversas, como também em qualquer outro ambiente em que se encontram.

 

Texto extraído e condensado do livro “35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais – VOLUME II”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Para adquirir o livro impresso, ou a versão digital, acesse o site  www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS. Veja outros artigos de desenvolvimento profissional, liderança e motivação no site.

 

 

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Arya 1 - Carolina Aguiar e Ricardo Elias

Investir em imóveis ainda é uma boa alternativa em Curitiba?

13 junho, 2017 às 15:06  |  por Maximilian Santos

Em um cenário atual tão ruim para a economia e para a política brasileira, vários especialistas do mercado imobiliário confirmam que o momento é bom, sim, para investir na área. O principal motivo, além de ser um dos bens mais seguros com a instabilidade financeira, é que a fase complicada permite que ocorram melhores negociações.

Diante deste contexto e das expectativas de 2018, quem investir no segmento ainda neste ano poderá atingir bons resultados nos próximos.

Em cada cidade, o mercado imobiliário é regido pelas leis de zoneamento e as regras de desenvolvimento urbano de cada município. Curitiba, nos últimos anos, apontou uma grande oferta de imóveis, concentrando várias opções em situação de estoque, o que acarretou condições bastante atrativas e facilitando para quem aguardava o momento certo para encontrar negociações de grandes vantagens. Além disso, a boa colocação da capital paranaense em estudos e pesquisas de qualidade de vida e, principalmente, com a volta da cidade ao topo da lista das melhores capitais para se viver no Brasil, ajudarão ainda mais em valorizações futuras.

Além do momento ser favorável em negociações, ajudando no valor do investimento, Curitiba está entre as capitais que desenvolveram a melhor qualidade de vida do País. Hoje, a cidade concentra uma grande quantidade de imóveis bem localizados, com preços competitivos e de ótimas características, que certamente valorizarão nos próximos anos”, explica Carolina Aguiar (foto), sócia-proprietária da Arya 1 Imóveis, uma das principais imobiliárias com opções de imóveis para investimentos da cidade.

Com a consultoria de uma boa imobiliária e de bons profissionais do mercado, as negociações são mais eficientes na compensação do investimento, sobressaindo aplicações com ganhos líquidos de 12%. A contrapartida vem por meio do retorno com locação e, principalmente, por valorização patrimonial.

Muitos clientes, ao comprarem um imóvel de alto-padrão, acabam também adquirindo outros imóveis de valor inferior, tipo apartamentos de 1 quarto, devido ao alto retorno do investimento. Ao adquirir um imóvel com esta característica, no valor aproximado de R$180 mil, em cerca de 24 meses, o imóvel valerá aproximadamente R$230mil. Ou seja, se o cliente locar por R$1.400/ao mês, o retorno conquistado será superior a muita aplicação financeira”, completa Ricardo Elias (foto), também sócio-proprietário da Arya1 Imóveis, e salienta que o cálculo é baseado na soma da rentabilidade patrimonial, acrescido do valor da locação, resultando em um ganho bem superior a 1% ao mês.

O mercado imobiliário curitibano é bastante amplo. Cada bairro possui realidades distintas e existem regiões com uma grande demanda por imóveis que continuam valorizando.

Geralmente compramos dólar e investimos em ações quando estão em baixa, para podermos vender quando chegarem na alta. Levando em consideração não só essa visão de investimento, mas dados precisos do imóvel, da região e da cidade de Curitiba, podemos obter um bom retorno quando o mercado se aquecer novamente, resultando em preços mais elevados e na segurança do dinheiro aplicado”, finaliza Elias.

 

 

 

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Equipes engajadas são um diferencial das empresas de sucesso

5 junho, 2017 às 19:03  |  por Maximilian Santos

Uma equipe engajada traz inúmeros benefícios para um negócio. Isso porque funcionários motivados se esforçam mais para atingir os objetivos e metas da empresa melhorando, com isso, sua produtividade. Neste caso, o líder tem um papel fundamental, sendo assertivo em suas decisões e contribuindo para o engajamento da sua equipe. A assertividade nas relações é um dos temas que serão abordados na segunda edição do Intensive Leadership Academy (ILA), que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em Curitiba. O seminário é organizado e ministrado por executivos da Dale Carnegie Training, referência mundial em desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.

Segundo, Leandro Roth (foto), trainer dos programas Dale Carnegie Course, Advanced Dale Carnegie Course, Sales Advanced e responsável pelas franquias do Noroeste do Rio Grande do Sul e Campinas (SP), aumentar o nível de assertividade, que está relacionado à confiança e respeito, contribui para a melhoria do engajamento. “Há três estilos de comportamento: passivo, agressivo e assertivo. A grande sacada é saber qual a melhor maneira de ser assertivo na hora de tomar decisões”, diz.

Equipes motivadas e engajadas dão o máximo de si para alcançar os resultados. “Não há uma fórmula secreta para convencer as pessoas a colaborarem, mas descobrir e se importar com os objetivos da pessoa, e ter este alinhamento organizado, ajuda muito”, ressalta Roth.

 

 

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A partir de R$ 300 em compras o cliente recebe uma ficha para concorrer a um toy art e a deliciosas experiências gastronômicas

1 junho, 2017 às 17:14  |  por Rafaela Salomon

A partir de R$ 300 em compras o cliente recebe uma ficha para concorrer a um toy art e a deliciosas experiências gastronômicas

 

Para deixar o Dia dos Namorados ainda mais especial, o Pátio Batel realiza a partir do dia primeiro de junho uma campanha divertida, com o objetivo de oferecer uma experiência diferenciada para os casais. Até o dia 12, os clientes que efetuarem compras a partir de R$ 300 nas lojas participantes, poderão trocar suas notas fiscais por uma ficha (limitada a uma unidade por CPF) para brincar em uma das toy machine’s instaladas no piso L1. Alguns desses personagens virão com surpresas e além de levar para casa um dos toy art’s, os clientes podem ganhar deliciosas experiências gastronômicas:

  • Jantar no La Varenne
  • Jantar no Pobre Juan
  • Jantar no Alessandro & Frederico
  • Jantar no La Pasta Gialla
  • Jantar no Madero
  • Aula de preparação de coquetéis no Gards Rooftop Bar

 

Para completar a experiência, o shopping preparou um cenário em sua praça de eventos criado especialmente para a data. Todo ambientando na cor rosa, remetendo ao clima romântico do dia dos namorados, os casais poderão garantir fotos super bacanas e aproveitar para se divertirem nos balanços que serão instalados no cenário.

 

São cinco toy arts, cada um com uma história diferente, confira:

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José Pio Martins e Osvaldir Benato

Casteval e Universidade Positivo lançam concurso para a elaboração de projeto de casa em condomínio, em Curitiba

1 junho, 2017 às 17:06  |  por Rafaela Salomon

A Casteval Construção e Incorporação e a Universidade Positivo assinaram nessa quarta-feira (31/5) termo de cooperação técnica para a realização do “Concurso de Ideias para Residência Unifamiliar em Condomínio”, que vai envolver os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da instituição para a elaboração de estágio inicial de projeto para uma residência térrea de 250 m² num dos lotes de terreno do Condomínio Giuseppe Garibaldi, com área total de 869,41 m², localizado no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. O condomínio conta com áreas de lazer e infraestrutura implementadas.“Essa ação visa a auxiliar na preparação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho, aproximando a teoria da prática, ao mesmo tempo em que vai contribuir para a inovação no canteiro de obras, por meio da busca de novas soluções para projetos e processos construtivos, bastante focados em sustentabilidade e acessibilidade”, destacou o sócio fundador da Casteval Construção e Incorporação, Osvaldir Benato.

O reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, também ressaltou a importância desse intercâmbio. “Um concurso desse tipo tem dois grandes benefícios. Evidentemente, um deles é para a Academia que ganha no sentido de envolver os alunos, inclusive com a descoberta de soluções. Para a empresa, existe a possibilidade de ela se beneficiar de alguma inovação que apareça no projeto e de integrar a universidade com a atividade empresarial”, citou.

Além da área construída da residência térrea, o projeto deve levar em conta os seguintes cômodos para a edificação: 4 quartos (sendo 1 suíte máster, 1 suíte júnior e 1 demi-suíte), 3 vagas de garagem, salas (jantar/estar), cozinha, lavabo, banheiro de empregada, quarto de empregada/ despensa, lavanderia, lareira e churrasqueira. As propostas, em nível de estudo preliminar, deverão ser elaboradas a partir dos elementos técnicos fornecidos e deverão obedecer rigorosamente às normas brasileiras da ABNT, inclusive com acessibilidade em todos os cômodos; o Código de Obras e Edificações do Município de Curitiba e às diretrizes urbanísticas do empreendimento horizontal. As equipes inscritas farão três visitas ao empreendimento para verificação do terreno in loco.

Os projetos devem levar em consideração questões relativas à qualidade e à sustentabilidade, utilizando soluções que se traduzam em conforto ambiental e menor impacto possível, incorporando novas tecnologias para ganho em eficiência. Além dos aspectos plásticos, tecnológicos e de sustentabilidade, as soluções arquitetônicas devem privilegiar economia, agilidade construtiva, racionalização, desempenho e facilidades de operação e manutenção. As propostas serão avaliadas por uma comissão formada pelos seguintes jurados: dois arquitetos e urbanistas da Universidade Positivo, indicados pela coordenadoria do curso; dois arquitetos e/ou engenheiros representantes da Casteval Construção e Incorporação; um engenheiro civil, professor da Universidade Positivo; um arquiteto e urbanista com escritório atuante no mercado.

Os critérios de seleção serão: apresentação; integração com o entorno; solução funcional; design e diretrizes técnico-funcionais. Cada item poderá ser pontuado de 1 a 10 e a equipe que tiver a maior soma total será a vencedora. Todos os membros da equipe vencedora, que será a equipe com a maior pontuação geral, receberão como prêmio um ebook Kindle Amazon, 8ª geração, Tela 6’’, 4GB com WiFi. Caso a Casteval opte pela construção de uma entre as três propostas com maior pontuação, os integrantes da equipe que tiver o projeto implementado terão a oportunidade de realizar estágio remunerado na construtora, em período determinado. Caso o projeto não seja implementado, a oportunidade de estágio será oferecida aos integrantes da equipe vencedora.

O edital com as informações para participação ao concurso será publicado nessa quinta-feira (1º/6), no site da Universidade Positivo, com a abertura das inscrições, que seguem até 16/6/2017. A entrega das propostas pelas equipes inscritas – de três pessoas, sendo dois estudantes de Arquitetura e Urbanismo e um de Engenharia Civil – deve ser até o dia 30/7 e a divulgação dos resultados está prevista para 15/8.

 

Laguna na Ásia (2) (1)

Laguna na Ásia

1 junho, 2017 às 16:54  |  por Rafaela Salomon

A equipe da Construtora e Incorporadora Laguna acaba de retornar de viagem pelo Qatar e Líbano, onde esteve em busca de novas tendências em arquitetura, design e métodos construtivos visando os lançamentos de luxo previstos para 2017 e 2018. Na foto, Fabio Siqueira Giamundo (esq.), diretor de engenharia, Faissal Assad Raad, fundador da Laguna e Flávio Schiavon (dir.), arquiteto e sócio do escritório Baggio Pereira & Schiavon, em frente a um dos empreendimentos mais luxuosos do Líbano, o Beirut Terraces.

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Estudo da IDC revela que mercado brasileiro de tablets apresentou queda de 8% no primeiro trimestre

1 junho, 2017 às 14:41  |  por Maximilian Santos

Após dois anos seguidos de quedas expressivas no primeiro trimestre, com 1,7 milhão (20% menos) de unidades comercializadas em 2015 e 836 mil (53% menos) em 2016, o mercado brasileiro de tablets atingiu a marca de 770 mil equipamentos vendidos no primeiro trimestre de 2017, queda de apenas 8% em relação ao mesmo período do ano passado e deve se estabilizar nos próximos meses. É o que aponta o estudo IDC Brazil Tablets Tracker, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, a receita total do mercado foi de R$ 370 milhões, 28% a menos que no mesmo trimestre de 2016.

“Nos últimos dois anos, o mercado de tablets caiu principalmente por conta da alta do dólar, do crescimento dos smartphones com telas maiores e da saída de muitos fabricantes do país. No primeiro trimestre deste ano, notamos um mercado mais estabilizado, com empresas atendendo bem a demanda que existe no setor infantil, por exemplo. Por isso, a queda foi bem menor do que a dos anos anteriores”, avalia Wellington La Falce (foto), analista de mercado da IDC Brasil.

Já a queda na receita se deve a um fato específico: os fabricantes adotaram uma nova estratégia para alavancar as vendas e diminuíram os valores dos produtos porque o primeiro trimestre costuma ser bem fraco para o segmento de tablets. “O tíquete médio dos tablets no primeiro trimestre de 2016 era de R$ 615 e, em 2017, passou para R$ 485”, exemplifica La Falce.

Para a IDC, ao longo do ano de 2017 devem ser comercializados 3,7 milhões de dispositivos, ou seja, 7% a menos do que em 2016. “A tendência é de que o mercado se estabilize e volte a apresentar números positivos no segundo semestre, com a chegada de datas importantes para o segmento como Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, conclui La Falce.

 

 

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Ety Cristina Forte Carneiro-Diretora Executiva do Hospital Pequeno Príncipe

Grupo Massa no enfrentamento à violência infantojuvenil com o Pequeno Príncipe

29 maio, 2017 às 15:02  |  por Maximilian Santos

Os veículos de comunicação do Grupo Massa firmaram uma parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, em apoio a campanha “Pra Toda Vida”, de enfrentamento à violência infantojuvenil, promovida pela instituição. A Campanha Pra Toda Vida – A violência não pode marcar o futuro das crianças e adolescentes foi contemplada no ano de 2016 com o Prêmio Criança, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente a projetos inovadores voltados à Primeira Infância.
Além de veicular chamadas institucionais na Rede Massa | SBT, spot de conscientização na Massa FM, banner e matérias no portal Massa News e ações nos shows promovidos pela Massa Play nos meses de maio e junho, os apresentadores, radialistas e colunistas vão aderir a causa, atuando com orientação e informação sobre o assunto, para os telespectadores, ouvintes e internautas.

“O projeto desenvolvido pelo Hospital Pequeno Príncipe se assemelha aos valores e posicionamento da Rede Massa|SBT. Por conta do nosso grande alcance midiático e poder de mobilização em nossos veículos de comunicação, priorizamos sempre campanhas que façam a diferença e que contribuam para a sociedade”, afirma Gislayne Muraro, Gerente de Marketing do Grupo Massa.

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento de casos de suspeita de violência desde a década de 1970, quando os profissionais iniciaram o atendimento diferenciado às crianças que chegavam à instituição com lesões incompatíveis com as histórias relatadas por seus responsáveis. Desde então, desenvolve ações de mobilização e conscientização sobre o tema. Em 2006, essas atividades foram formalizadas como parte da Campanha Pra Toda Vida – A violência não pode marcar o futuro das crianças e adolescentes.

“A campanha busca mobilizar os diversos atores da sociedade contra a violência, capacitá-los e encorajar para a denúncia, além de trabalhar a autoproteção. Trabalhamos desde os anos 1970 recebendo crianças e adolescentes vítimas. A Campanha Pra Toda Vida nasceu em 2006 como uma iniciativa de caráter contínuo que, junto à sociedade, tem buscado proteger mais e educar melhor meninos e meninas para a autonomia, vislumbrando um futuro promissor para as novas gerações”, destaca Ety Cristina Forte Carneiro (foto), Diretora Executiva do Hospital Pequeno Príncipe.

 

 

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yashitta

Pesquisa mostra mudança no hábito de consumo em restaurantes no Brasil

25 maio, 2017 às 21:08  |  por Maximilian Santos

O cenário econômico desafiador dos últimos dois anos impactou os hábitos de consumo dos brasileiros que passaram a fazer escolhas mais racionais e usar mais promoções nas suas refeições fora do lar, segundo revelou a pesquisa CREST, realizada pela GS&Inteligência, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, que entrevista 72 mil consumidores por ano no Brasil.

Alimentação fora do lar – A pesquisa aponta que os brasileiros continuam frequentando os restaurantes em todo o Brasil, porém passaram a priorizar as refeições mais importantes na sua percepção, “ou seja, eles priorizam o almoço e lanche da tarde, principalmente durante os dias da semana, e passam a consumir menos nas refeições periféricas do dia, como o café da manhã, o lanche da manhã e nas refeições de entretenimento no final do dia e aos finais de semana”, explica Eduardo Yamashita (foto), diretor de Inteligência de Mercado da GS&Inteligência, responsável pelo estudo.

Promoções – Outro aspecto interessante apontado pelo levantamento foi o aumento no uso de promoções nas refeições (seja cupons de desconto, compre 1 leve 2, entre outros), que cresceu +6% na comparação do ano móvel de Mar/17 x Mar/16.

Oferta certa no momento certo – Reforçando a tendência de racionalização, os consumidores têm dado preferência aos restaurantes que oferecem a oferta de valor certa para um dado momento de consumo, “ou seja, os consumidores não querem errar e continuam a frequentar aqueles restaurantes que oferecem a melhor relação entre conveniência, produto, preço, promoção e experiência para o momento de consumo em questão”, esclarece Yamashita, que cita como exemplo as padarias.

Os consumidores continuam frequentando as padarias durante a manhã, mas há uma queda de mais de 30% no tráfego (ano móvel de Mar/17 x Mar/16) de pessoas nas padarias na hora do almoço, uma vez que esse tipo de estabelecimento não oferece uma boa oferta de valor para os consumidores nesse momento do dia.

Repensar a oferta de valor – “As tendências e mudanças no comportamento de consumo, como a maior racionalização que vimos em 2016, continuam presentes em 2017, mas estão atenuadas”, comenta o diretor de Inteligência de Mercado da GS&Inteligência. “No curto prazo é importante que os restaurantes repensem a sua oferta de valor para os momentos de consumo nos quais são reconhecidos, como a padaria durante a manhã ou um restaurante por quilo na hora do almoço, mas no médio prazo, a diversificação desses momentos de consumo é o que garantirá o crescimento de vendas para esses estabelecimentos”, aponta Eduardo Yamashita.

 
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