Hernani Terra

Editora InterSaberes e a Escola de Escrita promovem bate-papo sobre o ensino do gênero textual conto, com o doutor em língua portuguesa Ernani Terra

17 outubro, 2017 às 19:05  |  por Maximilian Santos

A Editora InterSaberes e a Escola de Escrita promovem amanhã (17/10) um bate-papo sobre o ensino do gênero textual conto com o doutor em língua portuguesa Ernani Terra, que possui mais de 30 livros publicados. A mediação fica por conta da diretora da Escola de Escrita, Julie Fank. O evento é aberto ao público e acontece na Livrarias Curitiba do ParkShoppingBarigui, a partir das 19 horas. Na ocasião, será lançado o livro “O conto na sala de aula” (Ed. InterSaberes), obra mais recente de Terra, escrita em parceria com a autora Jessyca Pacheco.

O CONTO NA SALA DE AULA_300DPI

Destinado a professores e futuros professores, o livro explora elementos do discurso literário, como a espacialização, a temporalização e a organização narrativa, a partir do gênero conto. “Dois fatos me levaram a escrever essa obra: a constatação de que os estudantes chegam ao ensino superior com sérias deficiências na leitura, mesmo de textos simples, e os inúmeros pedidos por parte de colegas professores para que produzíssemos um material que pudesse orientar seu trabalho pedagógico e no qual os temas recebessem um tratamento mais prático”, explica Terra. Cada capítulo do livro conta com sugestões de leituras e atividades para a aplicação dos conceitos estudados.

Sobre os autores - Ernani Terra é bacharel em Direito e doutor em Língua Portuguesa. Em seu pós-doutorado, desenvolveu pesquisas sobre o texto literário com fundamento na semiótica de linha francesa. É professor de língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa, leitura e produção de textos. Possui mais de 30 livros publicados.

Jessyca Pacheco é escritora e pesquisadora na área de literatura. É autora, com Ernani Terra, do artigo científico “Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica”. Seu livro de estreia, “Matéria derradeira”, foi lançado em 2015 pela Editora Córrego.

Sobre a mediadora do bate-papo - Julie Fank é graduada e mestre em Letras e doutoranda em Escrita Criativa. É fundadora e diretora da Escola de Escrita, sediada em Curitiba (PR), e ministra oficinas de escrita criativa e aperfeiçoamento textual e linguístico em todo o Brasil.

Sobre a Editora InterSaberes - A linha editorial da Editora InterSaberes está focada no campo técnico-científico, principalmente nas ciências humanas, exatas e sociais aplicadas. Dessa forma, visamos contribuir com a democratização e a divulgação do conhecimento. Além disso, o sistema dialógico, que é o nosso diferencial, tem colaborado para que a leitura dos nossos materiais seja mais clara e dinâmica.

 

 

Crédito das fotos; Divulgação.

 

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>