Um grupo de empresários paranaenses embarcou para Tóquio, no Japão, para participar do 21º Congresso da World Federation of Building Service Contractors (WFBSC), que acontece no período de 4 a 6 de abril. A comitiva é uma iniciativa do Sindicado das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC-PR), da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP) e conta com o apoio da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR). Congrega representantes de empresas do setor de limpeza, do SEAC-PR e da FACOP, com dois objetivos principais: participar do evento mais importante para o setor de limpeza mundial e promover as possibilidades de negócios oferecidas pelo Estado do Paraná, ao mercado exterior. O grupo paranaense é liderado pelo presidente do SEAC-PR e da FACOP, Adonai Aires de Arruda. “Curitiba sediou a 19ª edição do WFBSC, em 2012, o que trouxe ao Brasil as últimas novidades em soluções tecnológicas e administrativas para o segmento de asseio e conservação. Ao acompanhar a evolução do evento, mantemos os empresários atualizados frente ao mercado mundial”, declarou Arruda.

01_Abertura

***

André B. Gerdau Johannpeter, diretor-presidente (CEO) da Gerdau, comunicou que a companhia encerrou o ano de 2015 com receita líquida consolidada de R$ 43,6 bilhões, superando em 2% o valor registrado no ano anterior, em razão do efeito cambial positivo na conversão para a moeda brasileira da receita obtida pelas suas operações no exterior. O destaque no exercício foi o desempenho da Operação América do Norte (Canadá, Estados Unidos  e  México),  responsável  pela  geração  de  39%  da  receita  líquida  consolidada, compensando parcialmente a menor performance da Operação Brasil, fortemente impactada pela retração da economia brasileira. As vendas físicas, por sua vez, somaram 17 milhões de toneladas, uma redução de 5% frente a 2014, decorrente dos menores volumes vendidos em todas as operações de negócio, principalmente no mercado doméstico da Operação Brasil. A produção de aço também atingiu 17 milhões de toneladas, apresentando 6% de decréscimo em relação ao ano anterior, o que se deveu à readequação dos níveis de estoque nas Operações América do Norte, Aços Especiais e Brasil, o que contribuiu para a redução do capital de giro da Empresa.

***

Filipe Pereira, gerente regional do projeto Comida di Buteco, anuncia nova edição do festival, que ocorre de 15 de abril a 08 de maio, sendo a segunda realizada na capital paranaense. Ele acontece simultaneamente em outras 19 cidades. Em Curitiba, vinte botecos foram selecionados para participar da eleição local. A grande novidade é que nesta edição haverá também uma eleição nacional para eleger o melhor boteco do Brasil entre os 20 ganhadores das cidades participantes. Os 20 bares curitibanos que participarão do Comida di Buteco foram escolhidos à dedo. Eles devem necessariamente ser estabelecimentos familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia.

***

Leandro Poersch, professor de Educação Física e Técnico de Voleibol do International School of Curitiba (ISC), comunica o investimento em atividades esportivas e artísticas para desenvolver habilidades pessoais dos  alunos da reconhecida instituição. Um dos maiores investimentos do colégio, e um projeto inédito em Curitiba (PR), é a Wildcat Arena, inaugurada em março deste ano. O espaço reúne, em mais de 5700 metros quadrados, áreas para a prática de atividades artísticas, físicas e musicais. A Wildcat Arena foi construída com tecnologia de ponta e permite a realização de jogos simultâneos, de modalidades diferentes, além de duas ou três aulas de Educação Física ao mesmo tempo. “As crianças são naturalmente motivadas para a atividade física e o esporte pode se tornar um grande canal para a identificação entre aluno e escola”, exemplifica o educador.