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BR Media Group apresenta balanço do 1o semestre de ações com influenciadores digitais

23 agosto, 2016 às 22:12  |  por Maximilian Santos

Celso Forster, sócio e diretor de atendimento da BR Media Group, revela o balanço do primeiro semestre de ações com influenciadores digitais. Com 75% do mercado, a empresa comemora crescimento de 142% no período e apresenta dados de como este tipo de publicidade digital está se consolidando. No Brasil, 77% dos consumidores tiveram suas recentes decisões de compra influenciadas pelas redes sociais.

Embora a grande massa não saiba dizer exatamente o que caracteriza um  influencer, muito provavelmente grande parte da população já foi atingida e influenciada. Mesmo uma dona de casa que goste de culinária e das novidades para o lar, ou um millenial fã de games interativos e tecnologia, o mundo de hoje está dominado por pessoas que se tornam relevantes em determinado assunto perante um grupo social. E é justamente essa relevância que está conquistando tanto as empresas atualmente. Empresas e marcas de produtos, serviços dia após dia têm percebido que num universo com tantas ofertas e estímulos, falar e estar próximo do seu público-alvo é ouro. “No marketing de influência o segredo é investir não no maior, mas em influenciadores específicos e estratégicos, pois assim, mesmo com investimentos menores,  que resultem em alcances menores, os resultados podem ser melhores e mais assertivos”, revela Celso Forster, sócio e diretor de atendimento da BR Media Group.

Nestes primeiros seis meses, o crescimento da empresa foi de 142% em faturamento e o número de consultas triplicou. Com as Olimpíadas o balanço anual também será incrementado de forma significativa. E o mercado já entendeu a importância de trabalhar com influenciadores e, contratos anuais com embaixadores já estão se tornando mais frequentes. “No Brasil não temos uma pesquisa mais abrangente sobre as compras como um todo, porém para se ter uma ideia da força do marketing de influência, nos EUA onde um levantamento abrangente foi feito pela Nielsen*, estima-se que 64% das compras feitas em 2015 foram influenciadas pela internet”, conta Forster. No Brasil o número pode ser um pouco menor, porém a movimentação com a ampliação do mercado de smartphones é para chegarmos em uma performance bem similar.

Influência na decisão de compra

Fonte: RhythmOne Full Year 2015 Influencer Marketing Report, Nielsen Global Trust in Advertising Survey – Q1- 2015

 

64% Das compras feitas em 2015 nos EUA foram influenciadas pela internet
77% Dos consumidores brasileiros tiveram suas recentes decisões de compra influenciadas diretamente pelas redes sociais

 

Marketing de influência – Consumidores

 

Fonte: OMG + Twitter Influencer Attitudes, Perceptions US, July 2010-Jan2016 – The Shelf

 

92% Acreditam em recomendações de outras pessoas, mesmo que sejam desconhecidos
70% Listam recomendações online de outros clientes como fator de influência de compra
2,7 x No Twitter, post das marcas aumentam em até 2,7x a intenção de compra de seus seguidores
5,2 x Posts de influenciadores com relevância legitimada em seu nicho de atuação aumentam em até 5,2x a intenção de compra de seus seguidores

 

 Influenciadores aumentam até 10 vezes mais a conversão de influenciados

Um estudo de 2015 no mercado norte-americano mostra que compartilhar conteúdo através de influenciadores, pode aumentar a conversão de vendas de uma marca/ produto/ serviço de 3 até 10 vezes. “Verificamos essa realidade diariamente com nossos clientes. A chave do sucesso é identificar o(s) influenciador(es) corretos para cada ação e deixa-los o mais livres possível para que possam traduzir o conteúdo que se quer divulgar à forma/ linguagem que usam para se comunicar com seu público”, explica Forster.

 

Marketing de influência – Marcas e empresas

Fonte: BR Media Group

 

65% Utilizam estratégia de marketing de influência
52% Têm verba exclusiva para ações em redes sociais
142% Foi o crescimentos da verba destinada para influenciadores(1o semestre 2015 x 1o semestre de 2016)

 

 Retorno de investimento e segmentos que mais investem em marketing de influência

 

“No mercado americano, a cada dólar investido em marketing de influência, o retorno médio é de 11,90 dólares. No Brasil estamos bem perto deste número e devemos alcança-lo em um curto prazo já que o mercado de influenciadores se consolida a cada dia”, conta Forster.

Retorno do Investimento por segmento para cada dólar investido.

 

Fonte: RhythmOne Full Year 2015 Influencer Marketing Report, Nielsen Global Trust in Advertising Survey – Q1 – 2015

 

$ 21.03 Bebidas alcóolicas
$ 18.98 Turismo
$ 12.03 Alimentos
$ 10.59 Games
$ 10.26 Casa e Jardim
$ 7.04 Beleza
$ 6.72 Saúde

 

            Em seu levantamento semestral, a BR Media também mapeou o investimento de marketing de influência por segmento no Brasil:

 

Engajamento por plataforma no mundo

   

 

8% You Tube
3,2% Instagram
3% Twitter
1,5% Facebook

Sobre o perfil de influenciados via YouTube no Brasil

 

Fonte: Pesquisa Google & Reds – ComScore – Março 2016

 

93% Acessam o YouTube ao menos uma vez por mês
90% Penetração nas classes A,B e C
95% Das pessoas que acessar o Youtube têm entre 18 e 35 anos
53% Costuma assistir vídeos que contêm práticas ou dicas
40% Após assistirem ao vídeo buscam mais informações sobre o assunto na internet ou na página da marca em questão
51% Interação. Número de pessoas que avaliam ou comentam o vídeo assistido
41% Tem filhos. Desses, 78% têm idade até 13 anos
96% Entram na internet diariamente
60% Buscam em vídeos, informações sobre produtos, antes de adquiri-los
9 em cada 10 Usuários escolhem sozinhos o que vão comprar baseando-se no conteúdo pesquisado no YouTube

 

 

Cenário e mercado de publicidade digital e com influenciadores no Brasil e no mundo

 

De acordo com uma recente pesquisa realizada* pelo instituto inglês de Hampshire Juniper Research, o Mercado de publicidade digital no mundo que hoje é estimado em $ 160 bilhões de libras, deve chegar a $ 285 bilhões em 2020. Deste mercado, segundo estimativa da BR Media, cerca de 25 a 35%, são destinados a ações em redes sociais com influenciadores. Isso envolve a contratação do influenciador e a contratação de mídia para promover o conteúdo nas redes sociais do influenciador e da marca.

Cerca de 20% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço que teve endosso de uma celebridade, segundo dados da pesquisa “The value of using famous personalities in advertising communications, a quantitative analysis of prices for a fashionable product” realizada pela professora de marketing da IE Business School, Anna Rumschisky.

No Brasil, 71% das mulheres se dizem induzidas à experimentação de um produto que está na moda, conforme aponta o estudo “Celebridades. Marcas e Consumo” realizado pela Ipsos.

http://www.juniperresearch.com/press/press-releases/digital-advertising-revenues-to-double-by-2020

 

 crédito divulgação

Editado por Rafaela Salomon

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