Ricardo Amorim

ESTANTE S/A – “Depois da tempestade”, de Ricardo Amorim, traz lucidez para a discussão do atual momento econômico

6 junho, 2016 às 15:33  |  por Maximilian Santos

Uma das mais graves crises da história brasileira gerou um pessimismo profundo sobre nosso futuro. O eterno país do futuro está mergulhado em uma recessão sem precedentes. Para darmos um passo adiante, é fundamental conhecermos as raízes do caos econômico que o Brasil enfrenta e entender os (des)caminhos que nos trouxeram até aqui. O primeiro livro do economista Ricardo Amorim, Depois da tempestade (R$ 49,90; 304 p.), lançamento da Prata Editora, é uma preciosa bússola no mar revolto das incertezas do atual momento. Deixando de lado o viés político, Amorim apresenta soluções e avisa: a tempestade vai passar e será seguida de uma recuperação mais forte do que a maioria imagina.

A análise do economista concentra-se nos últimos sete anos e mostra os principais erros e acertos da nossa política econômica recente.  Escolhas equivocadas, lideranças frágeis, falta de disposição política para planejar e investir quando foi possível, decisões postergadas em nome de um crescimento fácil e tendência à frouxidão no controle de gastos estão entre os ingredientes do insucesso.

Livro Ricardo Amorim

Ao mesmo tempo, o livro destaca temas nacionais em que a urgência em resolvê-los somente encontra paralelo na resistência histórica em enfrentá-los. Aspectos que vão dos investimentos em infraestrutura à educação, do câmbio às contas públicas, dos subsídios às reformas trabalhista, tributária e da previdência. Todos eles, assuntos ao mesmo tempo recorrentes e atualíssimos, que mais uma vez estão no centro das discussões. A oportunidade que se apresenta para finalmente equacioná-los é enorme.

Aliás, futuro e oportunidade são dois conceitos-chave do livro. Mais do que apontar problemas, Amorim propõe uma participação ativa e uma nova mentalidade quanto ao papel da sociedade no desenvolvimento do país – não mais dependente de um estado paternalista e ineficaz, mas focada em impedir que mais uma geração de brasileiros seja perdida pela incompetência técnica ou pela miopia política fundada no clientelismo.

Assim, além de um instrumento para a compreensão do passado, o livro pretende ser um instigador de posturas e escolhas que privilegiam o futuro, um indicador de novas oportunidades que estão apenas à espera do arrefecimento da crise, quando a tendência do país é crescer com vigor e recompensar os que acreditaram na recuperação, que fatalmente virá.  É preciso, apenas, ter sabedoria para não cair nas armadilhas de sempre. Contra esse mal, “Depois da tempestade” revela-se um excelente remédio.

O autorEconomista, formado pela USP e pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris, Ricardo Amorim é apresentador do Manhattan Connection da Globonews, presidente da Ricam Consultoria, o brasileiro mais influente no LinkedIn, único brasileiro na lista dos melhores e mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner e o economista mais influente do Brasil segundo a revista Forbes. Foi colunista na revista IstoÉ e apresentou a coluna Economia & Negócios na Rádio Eldorado.

 

Livro: Depois da Tempestade
Autor: Ricardo Amorim
Editora: Prata Editora
Preço: R$ 49,90
Páginas: 304

 

Crédito da foto: Divulgação.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>