Os jornalistas Flávio Ricco e José Armando Vannucci (Créd. Manuela Scarpa)

ESTANTE S/A – Lançamento de livro em Curitiba sobre a história da TV brasileira contada por quem a fez

11 dezembro, 2017 às 17:59  |  por Maximilian Santos

Biografia da Televisão Brasileira (Matrix Editora) traz em dois volumes de 464 páginas cada provavelmente a maior, mais extensa e significativa pesquisa sobre a  história da televisão no Brasil. Os mais importantes profissionais envolvidos com a TV foram entrevistados para compor um painel amplo desse veículo que desde 1950 cativa corações e mentes do país e que se tornou um símbolo da cultura nacional, apresentando conhecimento, diversão e informação. Os autores Flávio Ricco (também colunista do Bem Paraná) e José Armando Vannuci lançam o livro, com noite de autógrafos, no próximo dia 11 de dezembro, às 19 horas, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium (Av. Kennedy, 4121). O lançamento do livro em Curitiba tem o apoio da Rede Massa | SBT.

 A obra não segue uma ordem cronológica da primeira a última página, mas o faz dentro de cada assunto tratado ao longo de seus 54 capítulos.

Biografia da TV brasileira - Caixa 3D

No primeiro volume, entre outros temas estão os pioneiros e sonhadores da TV. O aparecimento da Tupi, Record, Excelsior, Globo e Bandeirantes. Como as emissoras acabaram direcionando suas primeiras programações para o público feminino. Como eram exibidos os programas em cidades diferentes, num tempo em que não havia satélite, e como a força das novelas ajudou a moldar a programação, fazendo o sucesso de atores e atrizes.

No segundo volume, a evolução do jornalismo televisivo e das transmissões esportivas. Os programas de rádio tornam-se o grande referencial das emissoras de TV, fornecendo conteúdos e formatos. A evolução da teledramaturgia. Quem foram e quem são os grandes comunicadores. A chegada dos seriados, dos reality shows e das novas tecnologias, entre tantos outros assuntos importantes. A capa é de autoria de Hans Donner.

Os autores

Flávio Ricco é jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu durante anos o Programa Ferreira Netto, que recebeu algumas das maiores expressões da vida política nacional e, mais recentemente, integrou a equipe do SBT Repórter, com reportagens em Portugal, Tailândia, Estados Unidos, China, Holanda, Espanha, Vietnã, Marrocos, entre outros países.

Começou como repórter esportivo de rádio e colaborou com Ferreira Netto em suas colunas de televisão no jornal Folha da Tarde. Desde 2003, Flávio Ricco assina a Canal 1, coluna especializada em assuntos da TV e uma das mais conceituadas e respeitadas no assunto, hoje publicada em 83 jornais brasileiros e no portal UOL. Em 2011, 2013 e 2014, foi indicado para o Comunique-se, o Oscar do jornalismo, como Melhor Colunista, ficando entre os três finalistas, sendo vencedor da edição de 2012.

José Armando Vannucci é jornalista e, atualmente, um dos autores-roteiristas do Domingão do Faustão da Rede Globo. Trabalhou por mais de 25 anos na Rádio Jovem Pan, onde atuou como coordenador de produção, além de manter uma coluna diária sobre os bastidores da TV. Foi, aliás, um dos primeiros a desenvolver um blog voltado à cobertura desse tema, com entrevistas, análises, reportagens especiais em vídeo e a participação do internauta. Graças a isso, o Parabólica JP se tornou referência entre as publicações digitais. Depois, de forma independente, lançou o Blog do Vannucci. Por 17 anos integrou o júri do Troféu Imprensa, transmitido pelo SBT. Na TV Gazeta de São Paulo foi colunista durante 11 anos no Todo Seu, com o quadro De Olho na TV. Nessa mesma emissora também fez parte do Mulheres e foi um dos apresentadores do web-programa Responde o Meu E-Mail, Vannucci. Já atuou ainda como professor de redação jornalística.

Livro: Biografia da Televisão Brasileira
Páginas: 928 páginas (em dois volumes)
Valor: R$ 99,90

 

 

Editado por Maximilian Santos
Crédito da foto: Manuela Scarpa.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>