Onze jovens selecionados para a 9ª edição do Prêmio Laureate Brasil, realizada na UniNorte, em Manaus, agora fazem parte de uma rede global de jovens empreendedores sociais. Fundador da organização não-governamental A+ Educação, que financia projetos criados por professores da rede pública de todo o Brasil por meio de crowdfunding, o curitibano Leonardo Capel é um dos empreendedores selecionados entre quatro jovens da região Sul/Sudeste.

“É uma honra imensa receber o Prêmio Jovem Empreendedor Social. Participar de um programa tão intenso, e ainda conhecer jovens com um propósito de transformação, me fazem acreditar que estamos no caminho certo para construir o Brasil que queremos”, comemora.

Além de participarem da solenidade na capital amazonense, os jovens empreendedores ganharam um curso de capacitação de Empreendedorismo Social e um prêmio em dinheiro para ser usado como investimento em seus projetos. “O prêmio busca reconhecer os jovens empreendedores sociais que estão empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam”, explica o reitor da UniNorte, Geraldo Harb.

2016 está sendo um ano de muitos resultados positivos para o empreendedor social curitibano. Além do Laureate Brasil, Capel representou o Brasil na ONU, em Nova York, nas discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4 (Quality Education).

Prêmio Laureate Brasil – A criação do Prêmio Laureate Brasil – Jovens Empreendedores Sociais integra dois programas em um único reconhecimento nacional: o Programa Iam (Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi) e o Programa Iniciativa Jovem UnP. Cada um dos projetos articula ações e apoios regionais para as iniciativas locais, por meio da estrutura e da excelência acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi, no Sudeste, e da Universidade Potiguar, no Nordeste.

Além das duas universidades, os programas contam também com a parceria da Sylvan/Laureate Foundation e da International Youth Foundation. Os jovens selecionados em cada edição são acolhidos e contribuirão com uma rede global de jovens empreendedores sociais, proporcionada pelo programa YouthActionNet, da International Youth Foundation, que hoje congrega mais de 680 jovens premiados, localizados em 86 países e que promovem impactos positivos na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas.

A+ Educação – Criada em julho de 2015, a A+ Educação é uma organização não-governamental online que tem por missão mobilizar a participação cidadã dos brasileiros na construção de um ensino público de melhor qualidade com maiores oportunidades, por meio do financiamento coletivo de projetos e iniciativas criadas por professores da rede pública municipal, estadual ou federal. Professores de qualquer escola pública do Brasil podem cadastrar seu projeto gratuitamente no site www.amaiseducacao.org e qualquer pessoa pode doar a partir de R$ 10 para os projetos cadastrados. A ONG foi reconhecida pelo prêmio ABRH-PR 2015 na categoria Desenvolvimento Sustentável – Terceiro Setor. Em um ano de atividade, 545 doadores já beneficiaram mais de 5000 alunos em oito projetos financiados.

 

 
Crédito da foto: Divulgação.
Editado por Maximilian Santos