Max Thiermann, presidente da Sprinklr no Brasil, a mais completa empresa de social software do mundo, através de sua ferramenta Scup, líder em monitoramento, gestão e análise de redes sociais no Brasil, monitorou as manifestações do dia 13 de março nas redes sociais e constatou que o ex-presidente Lula é o mais mencionado no Twitter e Instagram durante o período, e que a hashtag mais utilizada foi #ForaPT.

Além de #ForaPT, as outras quatro hashtags mais citadas foram, nessa ordem, #ForaDilma, #VemPraRua, #ForaLula e #PorUmBrasilMelhor. Foram desfavoráveis ao governo 91% das menções com hashtags. Confirmando o que elas indicam, no Instagram, 98% das menções foram favoráveis à manifestação enquanto que no Twitter, mais de 136 mil das menções citavam a Operação Lava-Jato.

Entre as figuras públicas com mais menções nas redes sociais durante as manifestações, Dilma Rousseff foi a segunda mais citada e o Juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato, aparece em terceiro lugar. Aécio Neves e Jair Bonsonaro também figuram na lista das menções. Já entre os partidos mais citados, o PT fica em primeiro, com 88% das menções, seguido, com grande distância, por PMDB com 6% e por PSDB e DEM empatados com 3% cada.

Perfil – Os homens foram os que mais se engajaram nas redes sociais para comentar as manifestações. Em termos de localidade, São Paulo, com 29%, e Rio de Janeiro, com 19%, lideraram a quantidade de publicações sobre o tema, seguidos por Minas Gerais (9%). Segundo balanço da Polícia Militar, em torno de 3 milhões de pessoas saíram às ruas no domingo, 13 de Março, para protestar.

O levantamento foi feito através da ferramenta Scup no período de 8 a 14 de março de 2016 ao meio-dia e monitorou Twitter e Instagram de todo o Brasil. Foram mais de 16 milhões de pessoas impactadas pelas postagens nestes redes sociais.