Ubiracy Fonseca, presidente da ABICAB, apresenta novidades para o consumidor que segue uma alimentação de baixa caloria, mas não quer abrir mão das guloseimas.  As empresas Arcor, Fini, Mondelez, Peccin e Perfetti Van Melle investem em opções especiais para este público que não abrem mão da saúde sem perder o sabor e a diversão. Uma análise da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), com base nos dados da Euromonitor de 2015, mostra que o Brasil é o 3º colocado em volume de produtos de saúde e bem-estar na categoria confeitos de açúcar e ocupa a 6ª posição na categoria de gomas de mascar, com 49,7 mil e 23,8 mil toneladas, respectivamente. Os Estados Unidos é campeão nos dois grupos, com 116 mil toneladas produzidas de gomas de mascar e 110,8 mil toneladas de confeitos de açúcar.

Mercado – De acordo com a ABICAB, a produção do segundo bimestre de 2016 foi 1,5% maior do que a do mesmo período em 2015. Em março e abril desse ano, o Brasil produziu 59,5 mil toneladas de balas e gomas de mascar. “É um produto de baixo desembolso e que se adapta facilmente ao paladar do consumidor. As empresas estão trabalhando para inovar cada vez mais e distribuir seus produtos em mais de um milhão de pontos de venda em todo o País”, afirma Ubiracy Fonseca, presidente da ABICAB.

Confira algumas das novidades sem açúcar e com benefícios à saúde dos fabricantes de Balas & Gomas:

Poosh: lançada no final de 2015, a goma de mascar é 0% açúcar e tem uma casquinha crocante. Direcionado para o público jovem adulto

Top Line: marca sem açúcar voltada para o público adulto

Ursinhos: lançado em junho deste ano, o produto é zero açúcar. Já sucesso na Espanha, onde está a matriz da marca,a embalagem possui 70g

Fini Natural Sweets: são 8 diferentes produtos, cada um com uma característica — Colágeno, Fibras, Vitamina C, Mel e Limão, Ômega 3, Menta, Diet e Chicle sem açúcar

Halls Mini: sem açúcar e com a refrescância característica de Halls, o Halls Mini é apresentado em quatro sabores da marca — mentol, extra forte, cereja e melancia

Trident: lançado como produto sem açúcar em 1962, nos Estados Unidos. Seu portfolio conta com 18 sabores distribuídos em quatro linhas: regular, Sensations, Fresh e Unlimited. Os sabores mais consumidos da marca são menta e hortelã, entre os mentolados, e morango e melancia, entre os frutados

Açaí Brasil: uma bala mastigável, recheada e drageada que segue a tendência de saudabilidade. São três sabores diferentes de açaí, que foi combinado com morango, banana e guaraná, e blend de seis vitaminas (A, C, E, B1, B6 e K1). Com embalagem altamente diferenciada e de alto impacto visual, disponibilizada em pacotes sortidos nas gramaturas de 150 e 600g

Mentos Kiss: pastilhas sem açúcar nos sabores menta e morango. Cada embalagem possui 50 unidades

Mentos Golden Edition: lançada no final de 2015, a goma de mascar sem açúcar tem o recheio líquido, casquinha crocante como as outras drágeas de Mentos e traz o sofisticado sabor da baunilha de Madagascar em equilíbrio perfeito com a menta

crédito: divulgação

 

Editado: Rafaela Salomon