Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), no Rio de Janeiro, elogiou para todo o mundo a abertura da Olimpíadas do Rio. O executivo disse que o Brasil conseguiu organizar os Jogos mesmo enfrentando amplo problema político.  “Todos os brasileiros devem estar muito orgulhosos esta noite. Vocês conseguiram em sete anos aquilo que gerações antes só puderam sonhar. O Rio foi transformado em uma cidade moderna e uma das mais bonitas do mundo”, disse.

Bach também agradeceu fielmente a presença de atletas refugiados, muito elogiados pelo público e pela imprensa internacional. Segundo ele, os atletas refugiados passaram uma mensagem de esperança para o mundo. “Vocês mandam uma mensagem de esperança para as pessoas espalhadas pelo mundo. Isso é maravilhoso! Tiveram que escapar de suas casas pois pensavem diferente. Estão fazendo uma grande contribuição para à sociedade. No mundo olímpico damos sempre boas-vindas para a diversidade”, explicou Thomas Bach.

Michel Temer na Abertura – Logo no início da cerimônia, o protocolo da Olimpíada de apresentação do presidente do país-sede foi quebrado. No caso, Michel Temer, interino, não foi anunciado. O protocolo oficial entregue pela organização da Rio 2016 continha a apresentação de Temer logo após Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional. Segundo informações, a mudança partiu do próprio COI, como sugestão de Bach.

 

Crédito da foto: Alliance­/dpa