Ainda existe aquele velho preconceito entre os empreendedores e executivos com relação à televisão. Atualmente, longe de ficarmos somente em canais de noticiários, as emissoras, tanto abertas como fechadas, estão cada vez mais buscando uma aproximação com esse público. Uma forma de aproveitar o momento de lazer e aprender um pouquinho é assistindo algumas séries que nos ensinam muito sobre empreendedorismo, gestão e negócios.
O blog People S/A separou algumas opções para você! Que tal chegar em casa, descansar, pegar o controle remoto e se atualizar ao mesmo tempo se divertindo? Confira:

Suits

A série é rodada em torno de casos jurídicos sempre bem resolvidos, e com um toque de humor sarcástico, tudo isso dentro do escritório de advocacia “Pearson Hardman”. Michael “Mike” Ross (Patrick J. Adams) é um garoto que foi expulso do colégio, mas com uma brilhante memória que lhe permitiu excelentes notas no teste de admissão em cursos de Direito, sem nunca ter obtido o diploma por não poder entrar em nenhuma faculdade. Harvey Specter (Gabriel Macht), um dos melhores advogados de Manhattan, testa-o e o aceita-o como um de seus associados. Devido à política da firma de aceitar apenas ex-alunos da Escola de Direito de Harvard, ambos mentem que Mike é um graduado que frequentou Harvard. Ao contrário do veterano Harvey, Ross cria vínculos com seus clientes. Harvey, com seu jeito frio, evita contato com Mike em assuntos que não sejam sobre trabalho. Mas no decorrer da série eles criam um forte vínculo de amizade um com outro, o que faz de Mike Ross o pupilo de Harvey, que ensina ao novato todos os truques sobre o ramo jurídico.

“Suits” está agora na 5ª temporada e você pode ver as 3 primeiras no Netflix.

O Negócio

O Negócio é uma série de televisão brasileira transmitida pela HBO Brasil, criada por Luca Paiva Mello e Rodrigo Castilho, e escrita por Fabio Danesi, Camila Raffanti e Alexandre Soares Silva. Conta com Juliana Schalch, Rafaela Mandelli e Michelle Batista como as protagonistas da série.
A série conta com a produção da HBO Latin America em parceria com a Mixer. A primeira temporada estreou em 18 de agosto de 2013. O Negócio conta a história de Karin, Luna e Magali, três belas mulheres que buscam fazer uma revolução na sua profissão. Sem perspectiva de subir na carreira, elas aplicam uma nova estratégia de marketing para a profissão mais antiga do mundo: prostituição, e se tornarão mulheres de negócios. A série brasileira, da HBO, mostra a força da mulher empreendedora (independente de qualquer controvérsia sobre prostituição) e passa aprendizados pelas decisões estratégicas que as diferenciam de qualquer concorrente.

“O Negócio” reprisa nos canais da HBO e sua quarta temporada está programada para ser lançada em meados de 2017.

https://www.youtube.com/watch?v=Rdoxej4K4Vc

Silicon Valley

A primeira temporada conta com oito episódios de em média 30 minutos cada. A série foi bem aclamada pela crítica especializada e público, conseguindo 84/100 no Metacritic após o lançamento do terceiro episódio. Richard é um programador que desenvolve um algoritmo inovador na compressão de arquivos, que conforme a evolução da história ele sofre com um dilema entre vender sua criação para Gavin Belson (CEO da fictícia empresa Hooli) ou construir uma grande companhia startup com a ajuda do bilionário investidor Peter Gregory.
A série mostra de uma forma satírica como é a vida no Vale do Silício e seus moradores, usando como uma das referências a experiência do criador da série Mike Judge quando trabalhou no Vale no final dos anos 80, como engenheiro de testes para a Parallax. “Silicon Valley” é uma comédia, mas os dilemas que a permeiam, na vida real, seriam sérios: vender sua ideia de negócio por US$ 10 milhões ou receber um aporte de US$ 200 mil por 5% da empresa? Perder a chance de criar algo que possa te fazer sentir realizado ou assumir o risco de investir tempo e dinheiro por nada?

“Silicon Valley” está em sua segunda temporada disponível para assinantes da HBO.

Undercover Boss

O programa, que documenta o que acontece quando o presidente-executivo de uma empresa trabalha, incógnito, junto aos funcionários subalternos do grupo, estreou logo depois da transmissão do Super Bowl, e atraiu 38 milhões de espectadores, a maior audiência para um seriado estreado depois da decisão do futebol americano desde que a Nielsen introduziu o seu sistema de mensuração eletrônica da audiência domiciliar, em 1987.
A série convida CEOs (ou outros executivos) de grandes corporações a exercerem funções de um iniciante em sua própria empresa, sem poderem revelar suas identidades. É atendendo no balcão, lavando louça e fazendo entregas que os chefes realmente compreendem o valor do trabalho da linha de frente, avaliam se os valores do negócios estão mesmo presentes no dia-a-dia e sentem a resposta direta dos clientes.
Se você é um empreendedor pequeno que sonha grande, é bom acompanhar e ir se preparando para quando seu número de funcionários for bem maior. Aqui no Brasil o “Fantástico”, da Rede Globo, fez uma versão brasileira reduzida de “Undercover Boss”.

“Undercover Boss” está disponível no Youtube, o quadro do Fantástico na versão brasileira no Globo Play.

O Sócio – The Profit

Quando Marcos Lemonis não estpa administrando sua empresa multibilionária, a Camping World, ele vai em busca de empresas que estão desesperadas por dinheiro e a ponto de fechar. Nos últimos anos, reabilitou com sucesso mais de 100 empresas. Na série ele traz sua habilidade como O Sócio, com uma proposta bacana. Em cada episódio, Lemonis faz às empresas uma oferta impossível de ser recusada: seu dinheiro em troca de uma parte do negócio e uma porcentagem dos lucros. Uma vez dentro da empresa, ele então faz de tudo para salvar o negócio e torná-lo lucrativo, mesmo que isso signifique demitir o presidente, promover algum funcionário ou ele mesmo assumir.
Ele é um bilionário com apenas 43 anos. Gênio da administração (e do comportamento humano), atua em uma infinidade de ramos e negócios como investidor ativo. Para entrar no negócio ele leva em conta o Tríade P, que determina se ele entra ou não na sociedade. Ele varre a contabilidade, as ações internas e processos, analise as atitudes dos funcionários, em uma auditoria minuciosa.

“O Sócio” vai ao ar toda terça-feira, às 22 horas, no History Channel no Brasil.

Shark Tank Brasil

A versão brasileira do reality Shark Tank chegou no canal Sony no último ano. A dinâmica da atração coloca novos empreendedores em busca de aportes financeiros frente a frente aos “tubarões”, empresários já consolidados com disposição para investir. Assistimos ao episódio de estreia, e recomendamos!
Para convencer os chamados tubarões, os candidatos precisam fazer uma curta apresentação de seu produto e do plano de negócios. Se for convincente o bastante, pode sair de lá com um grande investimento e um novo sócio para sua empresa, caso contrário, pode ter seus sonhos destruídos pelos grandes empresários
No primeiro episódio foram apresentados um adubo orgânico, um tipo inovador de próteses ortopédicas, uma linha de alimentação saudável para crianças e uma marca de roupas para o ciclista urbano. Cada tubarão teve de tomar a difícil decisão de investir ou não no negócio.
O time de investidores do Shark tank Brasil conta com quatro tubarões fixos, o cantor e empresário Sorocaba, a empresária no ramo da moda Cristiana Arcangeli, o fundador da Polishop, João Appolinário, e o presidente do China in Box, Robinson Shiba. Na cadeira rotativa, Camila Farani, um dos principais nomes do investimento em start ups no Brasil, e Carlos Wizard, fundador da rede de idiomas Wizard.
O Shark tank original é exibido desde 2009 nos Estados Unidos e já ganhou dois prêmios Emmy de melhor estrutura de reality show. Ao todo, já teve sete temporadas. Os tubarões principais da versão americana são Barbara Corcoran, Robert Herjavec, Daymond John, Kevin O’Leary, Mark Cuban, Lori Greiner e Kevin Harrington. Entre os convidados estão nomes como Ashton Kutcher e Jeff Foxworthy. A versão brasileira chega com produção da Floresta Produções e do Canal Sony.

Shark Tank Brasil vai ao ar todas as quintas-feiras, às 21 horas, pela Canal Sony.

https://www.youtube.com/watch?v=XpdJAbzguuY

Editado por Maximilian Santos
Crédito das imagens: Youtube e divulgação.