votorantim

Unidade da Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul completa 66 anos

16 agosto, 2016 às 16:16  |  por Maximilian Santos

Mário Fontoura, diretor da Regional Sul da Votorantim Cimentos, com fábrica localizada em Rio Branco do Sul, a 32 quilômetros de Curitiba, comemora os 66 anos da unidade. A operação que ocupa 180 mil metros quadrados é referência no País e hoje é considerada a maior fábrica de cimento da América Latina, com capacidade produtiva de sete milhões de toneladas ao ano. A fábrica produz cimento, agregados, calcário agrícola e argamassas que abastecem os estados do Paraná, oeste, sul e norte de Santa Catarina e o Vale do Itajaí.

A história da unidade mistura-se com a do município, em uma sinergia de crescimento e desenvolvimento da região. A fábrica riobranquense emprega mais de 90% da mão de obra local, como é o caso do operador de máquinas Valentim Sarote, o empregado mais antigo da unidade. Com 61 anos de idade e mais de 40 na Votorantim Cimentos, Sarote é só alegria ao comentar sua trajetória dentro da empresa: “sou nascido e criado em Rio Branco do Sul e meu sonho sempre foi trabalhar na Votorantim Cimentos, eu achava impossível, mas hoje estou aqui, numa empresa da qual me orgulho em fazer parte e que deu possibilidades para crescermos, eu e minha família”.

Sarote faz parte dos cerca de 614 empregados que trabalham na empresa. “Nós, da Votorantim Cimentos, buscamos valorizar o contato direto com a população local. Também prezamos muito por relacionamentos duradouros que perpetuem nosso legado, visando um crescimento conjunto com a região”, conta Mário Fontoura.

A unidade investe em diversos projetos que atendem as cidades de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, como é o caso da Central de Distribuição de Alimentos do Vale do Ribeira, que beneficia cerca de 300 famílias da região. Apoiado pelo Programa ReDes, uma parceria da Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto incentiva agricultura familiar como forma de ampliação de renda e profissionalização do produtor rural. O projeto, que começou em janeiro de 2013, já comercializou mais de mil toneladas de verduras, frutas, legumes e hortaliças de produção local.

Outro importante projeto da região é o Atleta do Futuro, uma parceria com o SESI Paraná, que incentiva o esporte como forma de aprendizagem e desenvolvimento físico, pessoal e social. Com jogos e competições de diversas modalidades, o projeto conta com equipe multidisciplinar para orientação dos jovens atendidos. São 300 alunos da rede pública da região de Rio Branco do Sul e Itaperuçu que aprendem os valores éticos do esporte aplicados no dia a dia na comunidade.

Combustíveis Alternativos – Pioneira no sistema de coprocessamento, uso de combustíveis alternativos no processo de cimento, no Brasil, a unidade paranaense da Votorantim Cimentos realiza, desde 1991, o processo de transformação de resíduos sólidos, líquidos e pastosos em energia para produção industrial. Resíduos não recicláveis, como restos de processo industrial e pneus inutilizáveis fazem parte da produção de energia gerada pelo coprocessamento na unidade, em Rio Branco do Sul.  São mais de 170 toneladas anuais transformadas em combustível para produção do cimento.

O coprocessamento é uma solução permanente aos problemas de gerenciamento de resíduos, pois promove a diminuição da dependência de combustível fóssil e a preservação de recursos naturais não renováveis. A prática ainda reduz as emissões dos gases que causam o efeito estufa e também os custos de energia. A substituição térmica na fábrica da Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul pode chegar a patamares de mais de 40%”.

Sobre a Votorantim Cimentos – Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões em 2015. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

 

Crédito da foto: Divulgação.
Edição: Maximilian Santos.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>