whatsapp nespresso

Novo golpe do WhatsApp promete máquina Nespresso

7 julho, 2017 às 19:55  |  por Tarcisio Cavalcante

Novo golpe na praça! Digo… no WhatsApp!

Um link chega pra você, geralmente de um conhecido, dizendo que a Nespresso está oferecendo uma máquina Nespresso gratuitamente. Não caia nessa! É mais um golpe de WhatsApp. A campanha maliciosa afeta usuários do aplicativo em sistemas iOS e Android.

Quando o usuário clica no link malicioso, é solicitado que compartilhe a mensagem para 10 contatos ou 3 grupos no WhatsApp. Feito isso o usuário é levado a uma página que exige a instalação de softwares duvidosos ou o cadastro em supostos serviços de desconto.

A Nespresso já publicou um comunicado hoje informando que a promoção é falsa:

“A Nespresso Brasil informa que a suposta promoção “Teste e ganhe uma máquina Nespresso” é falsa. ANespresso Brasil esclarece que não está realizando nenhuma ação promocional via WhatsApp® e está adotando as providências necessárias para evitar que o seu nome seja utilizado de forma indevida por terceiros.”

O golpe tem todo aquele jeitinho de golpe mesmo: erros gramaticais, grande chamariz (ganhar um produto grátis!) e links para endereços estranhos.

Ao clicar no link você pode baixar vírus para o seu computador ou celular ou acabar clicando em links de propaganda oferecendo vantagens ou instalação de aplicativos com programas de afiliados que acabam dando lucro aos criminosos virtuais.

A melhor forma de se proteger continua sendo a mesma de sempre: busque canais oficiais da empresa (site oficial, Facebook, Twitter etc.) para checar a veracidade de promoções e notícias.

Proteja-se:

- Aprenda a identificar sites falsos
- Aprenda a identificar um boato ou notícia falsa na internet

bug windows

Bug pode travar o Windows 7 e 8.1 com apenas um clique

26 maio, 2017 às 14:56  |  por Tarcisio Cavalcante

Revelado ontem pelo site Ars Technica um bug onde certos nomes de arquivos fazem o sistema travar. Páginas mal intencionadas podem incorporar esses nomes de arquivos como fontes de imagens, quando você visitar a página (de qualquer navegador) seu PC irá travar, sendo preciso reiniciar o computador para voltar ao normal (alterações não salvas em arquivos e documentos abertos podem ser perdidas).

Tecnicamente falando…

O Windows tem alguns nomes de arquivos “especiais” que não correspondem a arquivos reais, mas a dispositivos de hardware, que podem ser acessados de qualquer local no sistema de arquivos. Dependendo de como eram utilizados, alguns desses nomes especiais acabavam travando o Windows 95 e 98.

O novo bug atinge apenas Windows 7 e 8.1 (e Windows Vista, mas esse já não é mais suportado pela Microsoft mesmo). O Windows 10 não é afetado. O nome de arquivo “especial ” da vez é $MFT, que é um nome dado a um dos arquivos de metadados especiais utilizados pelo sistema de arquivos NTFS do Windows. O arquivo existe no diretório raiz de cada volume NTFS, mas pode ser manipulado de maneiras especiais pelo sistema e está oculto e inacessível para a maioria dos softwares. As tentativas de abrir o arquivo normalmente são bloqueadas, mas se o nome do arquivo for usado como se fosse um nome de diretório – por exemplo, tentando abrir o arquivo C:\$MFT\123 – o driver NTFS remove um bloqueio no arquivo e não o libera mais. Cada operação subsequente aguarda o bloqueio para ser executada. E fica travada aguardando.

Atenção: não digite o endereço acima na barra do navegador nem no Windows Explorer se estiver usando o Windows 7 ou 8.1, a não ser que tenha salvo todos os arquivos abertos, saiba o que está fazendo e queira “testar” o bug.

Como eu posso ser afetado?

Páginas mal intencionadas que utilizarem esse nome especial de arquivo como se fosse a fonte de uma imagem provocará esse bug e fará com que a máquina pare de responder. Dependendo do que está sendo feito simultaneamente, como o bug fará com que todos os processos travem, pode aparecer a famosa tela azul do Windows. Basta um clique num link malicioso.

Segundo o site, alguns navegadores bloquearão as tentativas de acessar esses recursos locais, mas o Internet Explorer tentará acessar o arquivo incorretamente.

A Microsoft já está sabendo do bug, mas até o momento ainda não lançou nenhuma correção.

google imagens

Você sabe descobrir de onde é uma imagem?

28 abril, 2017 às 14:42  |  por Tarcisio Cavalcante

Sabe quando você encontra uma imagem linda na internet? Ou usa uma paisagem exuberante como papel de parede, ou, quem sabe, você baixou uma foto um tempo atrás e agora nem lembra mais de onde baixou? Como saber de onde veio essa foto? Ou melhor ainda: que lugar é esse?

 

img1

 

Eu tenho uma coleção de wallpapers como a imagem acima que fui coletando da tela de bloqueio do Windows 10, só que eu não tenho referências dos lugares, apenas a imagem. Fiquei curioso pra saber de onde é essa foto.

Continuar lendo

siri e whatsapp

Siri, da Apple, agora lê suas mensagens do WhatsApp

25 abril, 2017 às 14:52  |  por Tarcisio Cavalcante

“E aí, Siri, leia minha última mensagem do WhatsApp.”

A Siri, assistente virtual da Apple, além de enviar mensagens pelo WhatsApp, agora também pode ler as mensagens recebidas pelo WhatsApp em voz alta.

A Siri ainda não tem muita interação com aplicativos de terceiros, mas desde que a Apple abriu a plataforma para os desenvolvedores, aos poucos os aplicativos vão incorporando novos recursos. No ano passado o WhatsApp se integrou com a Siri para enviar mensagens. Agora a assistente virtual também lê as mensagens em voz alta.

Com o comando “e aí, Siri, leia minha última mensagem do WhatsApp” a assistente abre o aplicativo e lê o texto mais recente. Uma ótima opção para quem está no trânsito e precisa manter os olhos na rua e as mãos no volante.

Para funcionar, você precisa ter a última versão do WhatsApp (2.17.2) e habilitar a integração com a Siri no iOS em Ajustes > Siri > Suporte do Aplicativo e marcar o WhatsApp. O recurso só funciona com aparelhos iOS a partir da versão 10.3.

 

como integrar siri e whatsapp

 

Via Engadget e Macrumors.

caracteres especiais no iOS

Como escrever caracteres especiais no iOS

22 abril, 2017 às 12:15  |  por Tarcisio Cavalcante

Todo dono de iPhone e iPad deve passar pela frustração de não encontrar alguns caracteres especiais no teclado do iOS. Alguns, inclusive, bem comuns e usuais, como o símbolo de grau (º) e de elevação ao quadrado (²).

 

caracteres especiais no iOS

Continuar lendo

unir pdf

Combinando vários PDFs em um único arquivo

11 abril, 2017 às 19:37  |  por Tarcisio Cavalcante

Dica rápida para quem precisa unir vários PDFs em um único arquivo.

Já experimentei vários programas, impressoras de PDF e conversores online, mas o que me agradou pela rapidez, pela confiabilidade do arquivo final e por ser um software gratuito, foi o PDF Architect.

O PDF Architect é um leitor de PDF, que, na sua versão gratuita, tem um módulo de criação de PDF a partir do Word, Excel, PowerPoint e outros softwares; também cria uma impressora de PDF; produz PDF a partir de imagens ou diretamente do scanner; e o meu foco aqui: tem a opção de reunir vários arquivos em um único PDF. Todos os outros softwares que já testei, a opção de unir PDFs em um único arquivo é de exclusividade das versões pagas.

Continuar lendo

video ao vivo facebook

Facebook libera transmissões ao vivo a partir do computador

23 março, 2017 às 13:57  |  por Tarcisio Cavalcante

Agora você pode fazer uma “live” a partir do computador também. O recurso de transmissão ao vivo do Facebook, até então disponível apenas no aplicativo para smartphones e tablets, agora está disponível em computadores.

Segundo o comunicado da empresa, o recurso disponível para computadores e notebooks é benéfico por conta da câmera mais estável do equipamento, ideal para entrevistas, vlogs, tutoriais ou outras aplicações em que a pessoa precisa se locomover ou estar com as mãos livres no vídeo.

Continuar lendo

sites falsos

Aprenda a identificar sites falsos

17 março, 2017 às 15:06  |  por Tarcisio Cavalcante

Além das notícias falsas que temos que sempre redobrar a atenção para não compartilhar, também estamos sujeitos a entrar em sites falsos, que copiam todo o visual de sites originais com o objetivo de capturar informações e senhas ou disseminar vírus e trojans, sejam sites de notícias, lojas virtuais, sites do governo ou bancos. Às vezes você nem percebe o golpe.

Continuar lendo

hoax

Aprenda a identificar um boato ou notícia falsa na internet

10 março, 2017 às 00:14  |  por Tarcisio Cavalcante

A News Media Association (NMA), do Reino Unido defendeu nesta quinta (9) uma “investigação urgente” do Google e Facebook, por estimular a disseminação de notícias falsas.  A dinâmica das redes sociais faz uma notícia se espalhar rapidamente na internet. Se for polêmica, então… O problema é que isso vale tanto para notícias verdadeiras como falsas. Você sabe identificar uma notícia falsa antes de espalhar?

Espalhar boatos na internet, além de improdutivo, pode colocar a vida de pessoas em risco! Como a de Carlos Luiz Batista. Uma mensagem, acompanhada de sua foto, dizia que ele era “estuprador e sequestrador de crianças”. A essa altura, a história pode até ser desmentida, mas o boato continuará se espalhando. O rapaz continua recebendo ameaças e tem medo de sair de casa. Em 2014, Fabiane Maria de Jesus foi espancada até a morte no Guarujá, litoral paulista, depois de ser acusada, em boatos em redes sociais, de que estuprava e sequestrava crianças.

Você pode até ter tido uma boa intenção ao espalhar uma (falsa) notícia, mas como diz o velho ditado: de boas intenções, o inferno está cheio. Que tal aprender algumas práticas que lhe ajudarão a filtrar melhor o conteúdo da notícia e saber se vale a pena compartilhá-la?

Continuar lendo

extensões uteis para o chrome

Extensões úteis para o Google Chrome

7 março, 2017 às 22:50  |  por Tarcisio Cavalcante

Se você utiliza o Google Chrome, acredito que conheça e já deva ter instalado algumas extensões no seu navegador. Se não conhece, lhe faço esse convite. Os navegadores mais populares (Firefox e Chrome) ganharam ainda mais adeptos ao permitir que desenvolvedores adicionassem funções extras aos programas, desde funções simples como mudar a for do Facebook a aplicativos extremamente úteis como gerenciadores de senhas e produtividade.

Neste artigo quero falar das extensões que eu utilizo no meu dia-a-dia e algumas outras indicações. Todas para o Google Chrome, que é meu navegador principal. Mas se você preferir o Firefox, para todas estas extensões deve haver uma versão para Firefox ou uma extensão semelhante.

Continuar lendo