video ao vivo facebook

Facebook libera transmissões ao vivo a partir do computador

23 março, 2017 às 13:57  |  por Tarcisio Cavalcante

Agora você pode fazer uma “live” a partir do computador também. O recurso de transmissão ao vivo do Facebook, até então disponível apenas no aplicativo para smartphones e tablets, agora está disponível em computadores.

Segundo o comunicado da empresa, o recurso disponível para computadores e notebooks é benéfico por conta da câmera mais estável do equipamento, ideal para entrevistas, vlogs, tutoriais ou outras aplicações em que a pessoa precisa se locomover ou estar com as mãos livres no vídeo.

Continuar lendo

sites falsos

Aprenda a identificar sites falsos

17 março, 2017 às 15:06  |  por Tarcisio Cavalcante

Além das notícias falsas que temos que sempre redobrar a atenção para não compartilhar, também estamos sujeitos a entrar em sites falsos, que copiam todo o visual de sites originais com o objetivo de capturar informações e senhas ou disseminar vírus e trojans, sejam sites de notícias, lojas virtuais, sites do governo ou bancos. Às vezes você nem percebe o golpe.

Continuar lendo

hoax

Aprenda a identificar um boato ou notícia falsa na internet

10 março, 2017 às 00:14  |  por Tarcisio Cavalcante

A News Media Association (NMA), do Reino Unido defendeu nesta quinta (9) uma “investigação urgente” do Google e Facebook, por estimular a disseminação de notícias falsas.  A dinâmica das redes sociais faz uma notícia se espalhar rapidamente na internet. Se for polêmica, então… O problema é que isso vale tanto para notícias verdadeiras como falsas. Você sabe identificar uma notícia falsa antes de espalhar?

Espalhar boatos na internet, além de improdutivo, pode colocar a vida de pessoas em risco! Como a de Carlos Luiz Batista. Uma mensagem, acompanhada de sua foto, dizia que ele era “estuprador e sequestrador de crianças”. A essa altura, a história pode até ser desmentida, mas o boato continuará se espalhando. O rapaz continua recebendo ameaças e tem medo de sair de casa. Em 2014, Fabiane Maria de Jesus foi espancada até a morte no Guarujá, litoral paulista, depois de ser acusada, em boatos em redes sociais, de que estuprava e sequestrava crianças.

Você pode até ter tido uma boa intenção ao espalhar uma (falsa) notícia, mas como diz o velho ditado: de boas intenções, o inferno está cheio. Que tal aprender algumas práticas que lhe ajudarão a filtrar melhor o conteúdo da notícia e saber se vale a pena compartilhá-la?

Continuar lendo

extensões uteis para o chrome

Extensões úteis para o Google Chrome

7 março, 2017 às 22:50  |  por Tarcisio Cavalcante

Se você utiliza o Google Chrome, acredito que conheça e já deva ter instalado algumas extensões no seu navegador. Se não conhece, lhe faço esse convite. Os navegadores mais populares (Firefox e Chrome) ganharam ainda mais adeptos ao permitir que desenvolvedores adicionassem funções extras aos programas, desde funções simples como mudar a for do Facebook a aplicativos extremamente úteis como gerenciadores de senhas e produtividade.

Neste artigo quero falar das extensões que eu utilizo no meu dia-a-dia e algumas outras indicações. Todas para o Google Chrome, que é meu navegador principal. Mas se você preferir o Firefox, para todas estas extensões deve haver uma versão para Firefox ou uma extensão semelhante.

Continuar lendo

software barato

Software barato para sair da pirataria

28 fevereiro, 2017 às 09:45  |  por Tarcisio Cavalcante

Dicas para quem quer sair da pirataria gastando pouco. É bom ficar de olho nas promoções da Microsoft, que de vez em quando faz algo para facilitar a aquisição do Windows, principalmente quando é lançada uma nova versão. Quando foi lançado o Windows 8, ele ficou disponível por apenas R$ 29,00. Quando foi lançado o Windows 10, a Microsoft permitiu que usuários migrassem de qualquer versão do Windows para o novo Windows 10 Pro gratuitamente.

Neste artigo, trago dicas quentes para comprar bem barato softwares comerciais bastante utilizados: Microsoft Office, CorelDRAW e Adobe Photoshop.

Continuar lendo

nuvem

Guarde seus arquivos na nuvem

27 fevereiro, 2017 às 22:01  |  por Tarcisio Cavalcante

Sabe quando o seu computador dá problema e você tem que procurar um profissional de informática para formatar seu equipamento e a maior preocupação é com os arquivos? Quando o sistema está cheio de vírus ou lento, tudo bem, ainda não é tão grave. Seu amigo técnico vai plugar ali um HD externo e fazer o backup das suas coisas, ou tirar fisicamente o disco e colocar em outra máquina para esse trabalho. Dependendo da quantidade de arquivos e da facilidade — ou não — de achá-los na máquina, isso pode levar algumas horas…

Quando o problema é especificamente no HD, aí complica um pouco mais. Numa empresa especializada — e por um preço nada barato — você pode TALVEZ conseguir recuperar seus arquivos, dependendo do quão danificado esteja o seu disco rígido. Acredite em mim, eu já passei por este segundo cenário nada divertido. Toda uma vida digital perdida (desde arquivos pessoais, fotos, músicas, filmes, arquivos de trabalho) num HD de 500 GB por conta de uma queda boba. Uma empresa me orçou o valor de R$ 2.500,00 para recuperar o HD, ainda sem garantir 100% de eficácia.

Ok. Historinha triste contada, vamos ao que interessa. Desde o meu incidente pessoal, eu tenho trabalhado apenas com arquivos na nuvem, sincronizados com o computador. E aqui vem a mágica.

Continuar lendo

golpes e hackers

Proteja suas contas na internet contra golpes e hackers

23 fevereiro, 2017 às 12:14  |  por Tarcisio Cavalcante

Um novo golpe anda ameaçando usuários do WhatsApp, onde contas são clonadas e utilizadas para extorquir os contatos das vítimas.

Resumindo, o golpe funciona assim: um funcionário de alguma operadora de telefonia desativa a linha de telefone da vítima e reativa em outro chip, já de posse de outro membro da quadrilha. Com o número de celular ativado no novo chip, o fraudador abre o WhatsApp e tem acesso ao backup de contatos e conversas, já que na configuração padrão, a segurança do WhatsApp verifica a conta somente pelo número do telefone. Com acesso a esse valioso conteúdo, o fraudador dá uma lida e escolhe algumas vítimas. Até aqui veio a parte técnica, agora entra o golpe propriamente dito. Ele inventa uma desculpa qualquer e pede que amigos e familiares da vítima depositem urgentemente dinheiro numa conta que ele vai passar.

É um sistema complexo, mas algumas pessoas já caíram no golpe. É sempre bom redobrar a atenção para não cair nesse tipo de golpe (como aquele em que um bandido liga dizendo que sequestrou seu filho ou que você ganhou um prêmio), mas a dica de hoje do Personal Nerd é para você não deixar suas contas desprotegidas, evitando que invadam seu e-mail, Facebook, ou WhatsApp para roubar informações ou aplicar golpes.

Continuar lendo