bug windows

Bug pode travar o Windows 7 e 8.1 com apenas um clique

26 maio, 2017 às 14:56  |  por Tarcisio Cavalcante

Revelado ontem pelo site Ars Technica um bug onde certos nomes de arquivos fazem o sistema travar. Páginas mal intencionadas podem incorporar esses nomes de arquivos como fontes de imagens, quando você visitar a página (de qualquer navegador) seu PC irá travar, sendo preciso reiniciar o computador para voltar ao normal (alterações não salvas em arquivos e documentos abertos podem ser perdidas).

Tecnicamente falando…

O Windows tem alguns nomes de arquivos “especiais” que não correspondem a arquivos reais, mas a dispositivos de hardware, que podem ser acessados de qualquer local no sistema de arquivos. Dependendo de como eram utilizados, alguns desses nomes especiais acabavam travando o Windows 95 e 98.

O novo bug atinge apenas Windows 7 e 8.1 (e Windows Vista, mas esse já não é mais suportado pela Microsoft mesmo). O Windows 10 não é afetado. O nome de arquivo “especial ” da vez é $MFT, que é um nome dado a um dos arquivos de metadados especiais utilizados pelo sistema de arquivos NTFS do Windows. O arquivo existe no diretório raiz de cada volume NTFS, mas pode ser manipulado de maneiras especiais pelo sistema e está oculto e inacessível para a maioria dos softwares. As tentativas de abrir o arquivo normalmente são bloqueadas, mas se o nome do arquivo for usado como se fosse um nome de diretório – por exemplo, tentando abrir o arquivo C:\$MFT\123 – o driver NTFS remove um bloqueio no arquivo e não o libera mais. Cada operação subsequente aguarda o bloqueio para ser executada. E fica travada aguardando.

Atenção: não digite o endereço acima na barra do navegador nem no Windows Explorer se estiver usando o Windows 7 ou 8.1, a não ser que tenha salvo todos os arquivos abertos, saiba o que está fazendo e queira “testar” o bug.

Como eu posso ser afetado?

Páginas mal intencionadas que utilizarem esse nome especial de arquivo como se fosse a fonte de uma imagem provocará esse bug e fará com que a máquina pare de responder. Dependendo do que está sendo feito simultaneamente, como o bug fará com que todos os processos travem, pode aparecer a famosa tela azul do Windows. Basta um clique num link malicioso.

Segundo o site, alguns navegadores bloquearão as tentativas de acessar esses recursos locais, mas o Internet Explorer tentará acessar o arquivo incorretamente.

A Microsoft já está sabendo do bug, mas até o momento ainda não lançou nenhuma correção.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>