caracteres especiais no iOS

Como escrever caracteres especiais no iOS

22 abril, 2017 às 12:15  |  por Tarcisio Cavalcante

Todo dono de iPhone e iPad deve passar pela frustração de não encontrar alguns caracteres especiais no teclado do iOS. Alguns, inclusive, bem comuns e usuais, como o símbolo de grau (º) e de elevação ao quadrado (²).

 

caracteres especiais no iOS

A solução é adicionar um teclado extra com esses símbolos. Na dica de hoje eu quero apresentar o UniChar. Um app de teclado gratuito (com compras internas). Quando estiver digitando e precisar de um caractere especial que não tem no teclado padrão, basta clicar no botão de globo, ao lado da barra de espaço, e mudar o teclado.

 

teclado unichar

 

Também é possível deixar um widget na Central de Notificações que mostra os caracteres mais usados, e assim fica mais rápido copiar os caracteres mais utilizados sem precisar trocar de teclado toda hora.

 

IMG_0418

 

Como instalar

Baixe o aplicativo na App Store.

Após instalado, ative o teclado no iOS. Vá em Ajustes > Geral > Teclados e toque em Adicionar Novo Teclado…

 

adicionar teclado

 

O teclado UniChar estará na lista de teclados de terceiros. Toque nele para incluir.

 

adicionar teclado unichar

 

A partir de agora o teclado estará disponível no botão de globo que fica ao lado da barra de espaço. Toque nele para trocar de teclado. Aproveitando essa dica, você pode instalar vários teclados diferentes e trocar sempre que necessário. Você provavelmente já deve ter feito isso para adicionar um teclado de Emoji.

 

IMG_0417

 

Última dica rápida: tocar no botão do globo muda o teclado para o próximo da lista, uma troca rápida bem útil quando você tem apenas 2 teclados instalados. Ao tocar e segurar o botão do globo, é exibida uma lista com os teclados instalados disponíveis. Útil para quem tem vários teclados instalados e não ficar tocando no botão de globo várias vezes até chegar no teclado desejado.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>