Gangue do maçarico ataca em Araucária

31 julho, 2014 às 14:17  |  por João Carlos Frigério

unnamed (1)

A “gangue do maçarico” atacou novamente na madrugada desta quinta-feira (31). O alvo desta vez foi uma agência do Santander localizada na Avenida Doutor Victor do Amaral esquina com Rua Coronel João Antônio Xavier, no centro de Araucária. Seguranças que monitoram as câmeras de segurança da agência assistiram a ação da dupla que durou cerca de 7 minutos. A PM foi acionada, mas ao chegar eles já haviam fugido. Um caixa eletrônico foi cortado e todo dinheiro levado.
Para evitar que o alarme da agência dispare, eles colocam fitas nos sensores de presença.
Até o momento ninguém foi preso.

Imagens de autores de chacina não são compatíves com PMs presos diz defesa

30 julho, 2014 às 18:55  |  por João Carlos Frigério

As imagens feitas por uma câmera de segurança de uma oficina mecânica localizada ao lado da residência onde quatro pessoas foram assassinadas no dia 30 de junho, não são compatíveis com os dois policiais militares acusados de serem participantes da chacina diz o advogado de defesa.

De acordo com as imagens, é possível identificar três pessoas encapuzadas de alta estatura e porte físico forte. Uma delas manca da perna esquerda. Esse seria o traficante foragido conhecido por Titão. A defesa alega que os policiais presos tem menos de 1,80m sendo que o Soldado Michel, tem menos de 1,70m. Através das imagens também não é possível identificar nenhum rosto dos autores deste crime.

A defesa não descarta a participação de policiais militares e ex-policiais no crime, mas acredita que os dois policiais presos não tiveram nenhuma participação no crime.

Os soldados Michel Alvan Diel, 31 anos e Alisson dos Santos Cszulik, 23 anos, permanecem presos temporariamente no Batalhão de Guarda em Piraquara aguardando serem ouvidos pela Delegacia de Homicídios.

Assista o vídeo:

Policiais militares acusados de participarem de chacina falam à imprensa

29 julho, 2014 às 07:21  |  por João Carlos Frigério
IMG_20140729_054639

Michel e Alisson se apresentaram à PM2 nesta manhã.

Policiais militares do 13° Batalhão acusados de participarem da chacina do Osternack que vitimou 4 pessoas, procuraram a imprensa antes de se entregarem à polícia.

Michel Alvan Diel, 31 anos e Alisson dos Santos Cszulik, 23 anos, foram orientados a falar pelo advogado Claudio Dalledone. Contra a dupla de policiais, há depoimentos de três testemunhas que seriam traficantes. A primeira testemunha disse que Alisson sempre era visto no Osternack acompanhado do parceiro Michel. A segunda testemunha afirmou que Alisson cobrava ‘pedágio’ dos traficantes do bairro. Já a terceira testemunha afirmou que no dia da chacina viu Alisson rodar na região com uma viatura caracterizada, entrar na residência e cheirar cocaína com as vítimas.

O advogado Dalledone permitiu que nossa equipe visse o vídeo feito através de uma câmera de segurança localizada em uma oficina mecânica ao lado do local da chacina que mostra um veículo gol de cor branca parando. Em seguida três homens desembarcam, usando balaclava e um corta-a-frio, para quebrar o cadeado e entrar na casa. Nas imagens é possível ver homens aparentemente de alta estatura e fortes, sendo um deles manca da perna esquerda. Esse seria o traficante conhecido por Titão. Contra ele também há um mandado de prisão. Dois entram na casa e um faz a guarda do lado de fora. Após entrarem as imagens terminam aí. Não foi possível apurar a placa do veículo.

Durante entrevista os policiais relataram que trabalham juntos há pouco tempo, cerca de 1 mês. Eles ainda alegaram que não fazem rondas no Osternack, apenas quando há ocorrências e não há outras viaturas para atenderem naquela região que eles vão para lá. A área de atendimento da dupla é no Pinheirinho. Os policiais alegam que através da imagem não é possível identificar ninguém e foi possível notar é que realmente não dá para identificar o rosto dos autores.

O policial Michel alegou que uma das testemunhas afirmou em depoimento que um dos policiais era alto, loiro e de olhos verdes, se referindo a ele. O que chama a atenção é que Michel tem 1,66m não é loiro e tem olhos castanhos.

Outro fato que chama atenção é a acusação alegando que os policiais teriam usado cocaína no dia da chacina. Os policiais se prontificaram a realizar exame de sangue para que se possa comprovar que não consomem nenhum tipo de droga. Outro ponto relevante do depoimento de uma testemunha é que afirmaram que a dupla foi até o local com uma viatura caracterizada no dia da chacina, porém, os policiais pediram para que fosse utilizada a mesma câmera que registrou a chegada dos autores da chacina, para mostrar a imagem da viatura passando pelo local. Até o momento essas imagens não apareceram.

De acordo com o advogado Cláudio Dalledone, ele acredita que a chacina aconteceu para eliminar a concorrência do tráfico de drogas. Ele não descarta que houve participação de policiais militares, que possam ter coagido testemunhas para incriminar os dois policiais e confundir a investigação.

Os policiais se apresentaram nesta manhã à PM2 (Tropa de elite da Polícia Reservada). Ambos são casados e as esposas estão grávidas e estão sem contato com elas há mais de 1 semana. Ele disseram que irão permitir a quebra de sigilo bancário também.

Contra os policiais não há nenhum histórico de mal comportamento. Eles inclusive já foram homenageados pelos bons serviços prestados à comunidade.

DEMORA PARA SE ENTREGAREM

Durante a entrevista, foi questionado o porque demoraram tanto para se entregarem. Os policiais alegaram que estavam procurando o advogado Cláudio Dalledone quando um outro advogado que alegou trabalhar com o Dalledone se apresentou e enrolou os policiais por uma semana. Estranhando a demora do advogado, os policiais pediram apoio de um amigo que ligou para o advogado Dalledone para saber o andamento da situação dos policiais. Assustado, Dalledone negou que estivesse atendendo os policiais e que alguém estava tentando se passar por ele para conseguir os policiais como clientes. No vídeo os policiais contam como foram enganados pelo advogado.

Assista o vídeo:


 

O CRIME

No dia 30 de junho, quatro pessoas foram encontradas mortas numa casa do Osternack. Entre elas, uma mulher grávida de seis meses. As vítimas foram Jonathan Pereira Velozo, 29; Jacqueline Garcia da Silva, 33 (grávida); Cauane Garcia Diaz, 16; Ailton Garcia Dias, 15. Uma menina de 5 anos foi poupada.

 

Rapaz é assassinado na véspera de aniversário em Colombo

26 julho, 2014 às 14:05  |  por João Carlos Frigério

Um rapaz identificado por Diego dos Santos Correa, 26 anos, foi morto a tiros no final da noite desta sexta-feira (25) na Rua das Orquídeas no Bairro Monte Castelo em Colombo. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima estava passando pela calçada quando foi abordada e atingida por cerca de 5 disparos de pistola 9mm. Ele morreu na hora. Diego foi morto às vésperas de seu aniversário. Ele já contava com passagem pela polícia por roubo a mão armada.

Já os moradores poucas informações repassaram aos policiais, apenas que ouviram os disparos e quando saíram já encontraram ele sem vida.

Jovem é morto a facadas no viaduto do Colorado

24 julho, 2014 às 15:06  |  por João Carlos Frigério

 

IMG_4138

Um rapaz não identificado de aproximadamente 20 anos foi morto com várias facadas no final da noite desta quarta-feira (23). O crime aconteceu em cima do viaduto do Colorado no Rebouças em Curitiba.

Não houve testemunhas do crime, motoristas apenas encontraram o rapaz caído na pista. A vítima deixou um rastro de sangue de cerca de 6 metros, sendo possível notar que o ataque aconteceu na travessia de pedestres do viaduto.

Após o ataque ele deve ter tentado fugir pulando a mureta de proteção, mas acabou caindo na pista e morrendo antes da chegada do socorro.

Há 30 dias outro rapaz foi esfaqueado no mesmo viaduto e foi socorrido em estado grave ao Hospital Cajuru.

Policiais relataram que a vítima pode ser usuário de drogas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Curitiba onde aguarda identificação.

 

Rapaz é assassinado no Sítio Cercado

23 julho, 2014 às 12:50  |  por João Carlos Frigério

unnamed

 

Um rapaz sem identificação foi assassinado com vários tiros por volta das 4h30 na madrugada desta quarta-feira (23). O crime aconteceu na Rua Otávio Afonso da Silva no Sítio Cercado. De acordo com informações de um morador, foram ouvidos 5 disparos e quando saíram para ver o que havia acontecido, já encontraram o rapaz caído.

O Siate foi acionado, porém ao chegar no local já encontrou o rapaz sem vida. Ele vestia avental de uma pizzaria da região e não portava documentos.

BPMA efetua a prisão de 15 pessoas e a apreensão de 22 armas, durante a “Operação 3 Planaltos”

23 julho, 2014 às 12:45  |  por João Carlos Frigério

armas3planaltos1

 

Durante a “Operação 3 Planaltos”, desencadeada em todo o estado paranaense, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu, por meio de suas cinco Companhias, 22 armas de fogo, munições de diversos calibres, 8 Kg de carne de capivara, 25 pássaros silvestres, 190 metros de rede e embalagens de agrotóxicos. Nas ações 15 pessoas foram presas. De acordo com a porta-voz do BPMA, tenente Thaís Becker Lovato, esta foi uma das maiores apreensões de armas feitas pelo BPMA durante este tipo de operação que é desencadeada periodicamente.

No decorrer da operação as equipes da 1ª companhia apreenderam, na Represa do Capivari e Paranaguá, três armas de fogo, sendo duas espingardas calibre 20 e outra calibre 36, além de materiais utilizados para a pesca predatória. Nesta ação duas pessoas foram presas.

Na cidade de Jandaia do Sul, os policiais da 2ª Companhia, em cumprimento a mandado, efetuaram a apreensão de cinco espingardas, um revolver calibre 38, munições de diferentes calibres, apetrechos para recarga de munições, materiais para caça e 8 Kg de carne de capivara. Na ação três pessoas foram presas. Em Cianorte a 3ª Companhia apreendeu duas espingardas.

As equipes da 4ª Companhia efetuaram a prisão de duas pessoas, um por posse irregular de arma de fogo e outra por pesca predatória. Nestas ações, que ocorreram em Guarapuava, uma carabina calibre 22 e 190 metros de rede foram apreendidos.

Os policiais da 5ª Companhia deram cumprimento a cinco Mandados de Busca em Apreensão na cidade de Nova Aurora e atendimento a nove ocorrências de caráter ambiental nos municípios de Toledo, Cascavel e Quedas do Iguaçu. As ações resultaram na prisão de oito pessoas, a apreensão de 10 armas de fogo, 576 munições de diferentes calibres, 98 embalagens de agrotóxicos classe III e IV, os quais são potencialmente tóxicos ao Meio Ambiente e foram localizados jogados diretamente em contato como o solo e expostos ao clima.

Nas ações os policiais ambientais também apreenderam 25 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro, espécies como canário-terra, azulão e trinca-ferro, além de localizar duas carnes de Paca (Cunniculus paca) que estavam congeladas. Segundo o capitão Valdecir Gonçalves Capelli, Comandante da 5ª Companhia do BPMA, a Paca é um dos animais que está na lista de animais ameaçados de extinção.

“Estamos empenhados na continuidade de operações que busquem identificar e prender aquelas pessoas que insistem em prejudicar o frágil e já combalido meio ambiente. A participação da comunidade é fundamental, a qual tem um canal aberto de comunicação com a Polícia Ambiental, a qualquer hora do dia e de forma anônima”, informa o Comandante da 5ª Companhia do BPMA, capitão Valdecir Gonçalves Capelli.

 

armas3planaltos2

Por: PMPR

Homem é preso com maconha durante ação do Serviço reservado de batalhão da área central de Curitiba

23 julho, 2014 às 12:40  |  por João Carlos Frigério

No início da noite desta terça-feira (22/07) policiais militares do Serviço Reservado do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), efetuaram a prisão de um homem após o mesmo ser flagrado com droga. Na ação, que ocorreu em Curitiba (PR), capital do estado, 50 gramas de maconha foram apreendidas.

“Recebemos uma denúncia anônima, através do 181 (Narcodenúncia), de que na rua Martha Cruz Lima Ratton, no Campina do Siqueira, um homem estaria comercializando drogas. De posse das informações e das características do envolvido iniciamos patrulhamento na região e localizamos o suspeito próximo a um matagal”, conta o tenente Éder de Souza.

Durante busca pessoal a equipe encontrou com o homem certa quantia de maconha. “Ele relatou que na sua residência, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), teria mais do entorpecente. Fomos até o endereço onde, dentro da geladeira, encontramos mais 50 gramas de maconha e R$ 1.100,00 em dinheiro trocado”, explica o tenente Éder.

O homem, de 27 anos, foi levado, juntamente com a droga apreendida, ao 9º Distrito Policial para serem tomadas as providências cabíveis.

Por: PMPR

Perseguição a veículo roubado termina em acidente e morte

23 julho, 2014 às 12:27  |  por João Carlos Frigério

IMG_4131

Uma perseguição policial a um veículo roubado na madrugada desta quarta-feira (23), culminou em acidente com uma viatura e um suspeito morto. A situação começou no Boqueirão quando policiais do 13° Batalhão avistaram um veículo gol de cor branca em atitude suspeita. Ao tentar abordar o carro os dois ocupantes fugiram em alta velocidade. A perseguição passou por vários bairros e na Rua Humberto Ciccarino na esquina com Hipólito da Costa no Xaxim, os suspeitos jogaram o carro em cima da viatura da PM. Houve uma colisão e o condutor foi abordado ali. O suspeito que estava no banco do passageiro fugiu a pé, porém foi alcançado há duas quadras dali onde trocou tiros com policiais. Ele foi baleado e morreu a caminho do Hospital do Trabalhador após ser socorrido pelo Siate. Os policiais que estavam na viatura que colidiu contra o gol ficaram feridos sem gravidade e não quiseram ser encaminhados ao hospital.

IMG_4124

PM fica ferido em capotamento no Contorno Sul

23 julho, 2014 às 12:18  |  por João Carlos Frigério

IMG_4112

Um soldado da Polícia Militar identificado por Paulo Roberto lotado no Comando Geral, ficou ferido na madrugada desta quarta-feira (23), após capotar seu veículo um Citroen C3 no Contorno Sul.
O PM perdeu o controle ao sair da via marginal e entrar no Contorno Sul. O carro foi para o canteiro central, capotou e ainda colidiu contra um poste.
Homens do Siate e Corpo de Bombeiros foram até o local e prestaram socorro ao soldado que foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador sem risco de morte.