Para comemorar quatro anos de atividades, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizou um evento na manhã desta quinta-feira (30), na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), localizada em São José dos Pinhais, Região metropolitana de Curitiba. Durante a solenidade houve apresentação de todas as subunidades do batalhão, além da entrega de medalhas e homenagens.

As quatro subunidades do BOPE, Companhia de Operações com Cães (Canil), a Companhia RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial), a Companhia COE (Comandos e Operações Especiais) e a Companhia de Polícia de Choque, fizeram uma demonstração rápida para mostrar um pouco das atividades que desenvolvem como desativação de explosivos, ações com cães, rapel com utilização de aeronave, atividades de Polícia de Choque e de RONE, entre outros.

BOPE – O Batalhão de Operações Especiais tem origem da Companhia de Operações que foi criada em 27 de outubro de 1964, porém na mesma data no ano de 2010, através do decreto 8.627, passou a denominar-se BOPE. A unidade é estrutura em quatro subunidades, sendo a Companhia de Operações com Cães (Canil), a Companhia RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial), a Companhia COE (Comandos e Operações Especiais) e a Companhia de Polícia de Choque.

O BOPE tem como missão agir em situações que necessitam de uma intervenção em situações de distúrbios civis, resgates, sequestros, controle de rebeliões, desativação de artefatos explosivos e similares, bem como realizar operações de patrulhamento tático para o combate ao crime organizado.