golpista

Um homem de 50 anos, suspeito de aliciar e aplicar golpes em mulheres que procuravam emprego na Capital, foi preso em flagrante na última sexta-feira (24), no Centro da cidade, no momento em que tentava ludibriar uma de suas vítimas. O trabalho foi realizado pela equipe de investigação do 1º Distrito Policial (DP) de Curitiba.

Segundo informações policiais, o homem geralmente abordava as mulheres na região Central da cidade – próximo a agências de empregos ou empresas de recursos humanos – que notavelmente estavam procurando um emprego e oferecia um cargo de secretária, com um salário médio de R$1,5 mil.

As mulheres interessavam-se na vaga e já se colocavam à disposição. O suspeito se aproveitava da situação para fazer cobranças indevidas, sob o pretexto que era referente a taxa de exames admissionais e demais documentações. “Em alguns casos, o suspeito até obrigava as vítimas a satisfazerem alguns de seus desejos sexuais e as violentava a força”, conta o delegado titular da unidade, Gil Rocha Tesserolli.

De acordo com a equipe, uma das vítimas desconfiou da proposta, quando o homem falou que ela teria que dormir na empresa, situada em Campo Largo, onde passaria por um treinamento. Diante do fato, a mulher acionou a polícia.

Os investigadores foram até o local onde o suspeito havia marcado com a mulher, próximo a um shopping, situado no Centro, para apurar a ação criminosa. Quando o homem começou a caminhar com a vítima, os policiais deram voz de abordagem. Momento em que o homem logo confessou que era estelionatário e que não iria fazer nada com a mulher.

Nos pertences apreendidos com o suspeito, a equipe encontrou diversos documentos pessoais de outras vítimas, cópias de currículos e vários contratos de trabalho falsos que o homem preenchia na frente das mulheres para sustentar o golpe.

Tesserolli ressalta que na delegacia haviam outros boletins de ocorrência relatando situações semelhantes ao golpe aplicado pelo suspeito. “Acionamos uma equipe da Delegacia da Mulher para prestar apoio, a qual já identificou o homem como suspeito de um estupro”, afirma.

O delegado acrescenta que todas as vítimas estão sendo convocadas a comparecer na delegacia para serem novamente ouvidas e realizarem o eventual reconhecimento do suspeito. “Com a prisão, outras vítimas aparecerão e será possível eluciar diversos outros casos semelhantes. Quem reconhecê-lo deve procurar o 1º DP ou entrar em contato através do (41) 3326-3400”, finaliza Tesserolli.

O homem foi autuado por estelionato, e permanece preso à disposição da Justiça no 1º DP.