feminicidio

 

Foto: Polícia Civil do Paraná

Em menos de 24 horas, um homem de 35 anos suspeito de esfaquear sua própria esposa, foi identificado e autuado pela Delegacia da Mulher (DM) de Curitiba, no final da tarde de quinta-feira (20). O suspeito foi encontrado em pela Guarda Municipal (GM) na região central da capital e encaminhado até a especializada.

As investigações iniciaram depois que a Polícia Civil foi notificada sobre o crime que vitimou Vanessa Barbosa Candeia de Lima Santana, 28 anos, morta a facadas pelo companheiro. O crime aconteceu na noite do dia 18/10, depois de uma discussão entre o casal em sua residência no bairro Sítio Cercado.

Após o crime, o suspeito fugiu e a vítima acabou sendo socorrida pela família do autor sendo levada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sítio Cercado, onde foi atendida e liberada em seguida, mas acabou falecendo horas depois.

Vanessa convivia com o suspeito há cerca de dois anos e com ele tinha uma filha de apenas 9 meses.
Segundo informações apuradas pela polícia, no dia 3 de setembro deste ano, vítima chamou a polícia após ser agredida pelo marido. Na época do fato, o suspeito foi preso em flagrante, porém depois da audiência de custódia foi liberado mediante pagamento de fiança.

A vítima solicitou medidas protetivas contra o marido, mas de acordo com investigações, acabou retornado para casa pelo fato de não ter para onde ir, já que toda a sua família é da cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará (CE).

Informações repassadas a polícia constataram também que a vítima planejava fugir para o Nordeste e estava aguardando dinheiro, entretanto não se sabe ainda se esta foi a causa da discussão entre o casal.

PRISÃO – O homem foi preso depois que a DM recebeu informações anônimas de que uma pessoa semelhante ao suspeito estaria em uma loja no Centro de Curitiba. A equipe policial foi até o local informado, mas o suspeito já havia sido detido pela GM, que por coincidência, foi chamada para prestar atendimento na mesma loja, por haver suspeitas de que o homem estava armado – o que não se confirmou.

O suspeito foi encaminhado até a especializada que acabou cumprindo um mandado de prisão preventiva contra o agressor pelo descumprimento de medidas protetivas. O homem negou o crime alegando não saber que a vítima havia sido esfaqueada.

“A agilidade no encaminhamento do inquérito policial para a Delegacia da Mulher, bem como o auxilio da Guarda Municipal e a sensibilidade da Justiça para a ágil expedição do mandado de prisão, foram os fatores que levaram ao êxito da prisão do agressor em menos de 48 horas. Isso demonstra o quanto um trabalho integrado traz resultados efetivos”, destaca a delegada-titular da DM de Curitiba, Sâmia Cristina Coser.

INVESTIGAÇÕES – A delegada esclarece que uma cópia do processo investigatório foi encaminhado à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde (Decrisa), para que seja apurado se houve negligência no atendimento à vítima pela equipe do UPA do Sítio Cercado.