Um incêndio de grandes proporções destruiu o Palácio Belvedere,  um casarão na região central de Curitiba na noite desta quarta-feira (6). O casarão ficava na rua Kellers, esquina com a rua Ébano Pereira, no bairro são Francisco. De acordo com as informações da prefeitura, o imóvel é símbolo da arquitetura art noveau  estava lacrado e passaria por reformas para abrigar o Observatório da Cultura Paranaense, da Associação Paranaense de Letras e um café escola do Sesc Paraná.

06fogo

O casarão fica no mesmo espaço das ruínas de São Francisco e em frente ao Museu Paranaense, que não chegou a ser atingido pelo incêndio. Segundo informações de testemunhas, o casarão ficou bastante danificado e o fogo chegou a se alastrar para uma árvore no mesmo terreno. Não há informações sobre pessoas feridas.

No começo da manhã desta quinta-feira, 7, a Prefeitura distribui uma nota informando que irá acompanhar a apuração das causas do incêndio.

Veja a nota a íntegra.

A Prefeitura de Curitiba está acompanhando as investigações do incêndio que atingiu, na noite de quarta-feira, 6, o Palácio Belvedere, no São Francisco. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil estão investigando a causa do incêndio, com suspeita de ter sido criminoso.

O imóvel, símbolo da arquitetura art noveau, estava lacrado e passaria por reformas para abrigar o Observatório da Cultura Paranaense, da Associação Paranaense de Letras e um café escola do Sesc Paraná.

A Prefeitura de Curitiba autorizou neste ano o uso do potencial construtivo, no valor de R$ 1,073 milhão, para a reforma do imóvel. O projeto do restauro do Belvedere foi desenvolvido por arquitetos do Sesc em parceria com o Ippuc. O Palácio Belvedere, na Praça João Cândido, é um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado no ano de 1966.