No município de Altônia (PR), Noroeste do estado, policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) apreenderam pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro sem licença ou autorização. A ação aconteceu na segunda-feira (24/07) e o responsável pelo crime ambiental foi autuado.

Após uma denúncia anônima, os policiais deslocaram-se até uma residência na área rural do município onde, segundo informações, aves estariam sendo mantidas em cativeiro. No endereço a equipe do BPAmb-FV encontrou oito animais silvestres das espécies pássaro preto, sabiá laranjeira, curió, periquito rei, trinca ferro e coleirinhos.

De acordo com informações do setor de Relações Públicas do BPAmb-FV, todas as aves foram apreendidas e encaminhadas a um médico veterinário para avaliação sobre a possibilidade de serem reinseridas no meio ambiente.

Ainda segundo o BPAmb-FV, um Termo Circunstanciado de Infração Penal por crime ambiental foi confeccionado para o responsável pelo local. A pena para este delito é de detenção de seis meses a um ano, podendo ser aumentada pelo fato de o transgressor ser reincidente. Além disso o envolvido pode ser autuado administrativamente pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

DSC_2448