Ibope aponta Dilma com 34% e Marina Silva com 29%

26 agosto, 2014 às 18:08  |  por Ivan Santos

Pesquisa Ibope divulgada hoje aponta que a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de votocontra 29% da candidata do PSB, Marina Silva e 19% do senador Aécio Neves (PSDB). O Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) vêm em seguida com 1% cada. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB.

O Ibope ouviu 2506 eleitores em 175 municípios entre os últimos domingo (23) e terça-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de xx pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.
Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos) – todos os indicados com traço somam 1% das intenções de voto:

Data Vox registra nova pesquisa sobre eleição para o governo

26 agosto, 2014 às 16:26  |  por Ivan Santos

O Instituto Data Vox Brasil registrou, no último dia 21, nova pesquisa sobre a eleição para o governo do Estado. O número do registro é PR-00026/2014 e a divulgação está liberada a partir de hoje. O levantamento tem abrangência estadual, e está sendo bancado pelo próprio instituto, pelo valor de R$ 49.500,00, com 1.536 entrevistados. O período de coleta é de 22 a 27 de agosto.

Um detalhe chama a atenção: o questionário prevê simulação de intenção de voto no segundo turno, coisa que nem Datafolha, nem Ibope fizeram.

Justiça mantém direito de resposta de Richa em sites de Requião

26 agosto, 2014 às 16:18  |  por Narley Resende
Imagem: reprodução / Facebook

Imagem: reprodução / Facebook

O pedido de resposta feito pelo governador Beto Richa, candidato à reeleição, contra o senador Roberto Requião (PMDB) foi mantido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Requião foi condenado a conceder resposta à Richa nas páginas do peemedebista com esclarecimentos sobre a relação do governador com empresas de pedágio.

O relator do processo, juiz Leonardo Castanho Mendes, determinou que Requião veículo nas páginas da campanha e nas redes sociais a resposta pelo dobro de tempo que ficaram expostas acusações de que o Estado do Paraná desistiu de ações judiciais movidas contra concessionárias. “sabidamente inverídica, tendo em vista que as ações a que se refere o representado Roberto Requião foram movidas contra o Estado, o qual, como réu, obviamente não poderia apresentar desistência”, afirma o relatório do juiz.

A representação tem como alvo o vídeo “pedágio, nós temos lado e o nosso lado é o do povo”, publicado por Requião, que faz críticas à postura à política tarifária do pedágio nas rodovias do Paraná afirmando que Richa, na qualidade de governador, desistiu de ações judiciais movidas contra as concessionárias, para beneficiar as concessionárias de pedágio.

Ibope nega empate entre Dilma e Marina

26 agosto, 2014 às 15:39  |  por Ivan Santos

O Ibope divulgou nota desmentindo informação publicada pela coluna Radar, da revista Veja, segundo o qual a pesquisa que deve ser divulgada hoje sobre a disputa presidencial apontaria empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e a candidata do PSB, Marina Silva. “Em relação à nota publicada hoje às 12h58 pelo jornalista Lauro Jardim em seu blog, esclarecemos que se trata de especulação, visto que a pesquisa ainda não foi finalizada”, alega o instituto.

Marina, Dilma e Aécio estão empatados no Paraná, segundo Ibope

26 agosto, 2014 às 13:26  |  por Narley Resende

marina silva

A candidata à Presidência da República, Marina Silva (PSB) está na frente no Paraná, mas em empate técnico com os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), segundo a pesquisa Ibope divulgada ontem. Marina 29% das intenções de voto; Dilma Rousseff, 28%, e Aécio Neves (PSDB), 24%, entre os eleitores do Paraná. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esta é primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto no Estado sobre a eleição nacional, após o registro das candidaturas. A pesquisa foi encomendada pela RPC TV. Entre os outros candidatos, Pastor Everaldo (PSC) tem 2%, e Eduardo Jorge tem 1%. Brancos e nulos somam 8%, e outros 8% não responderam. Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU) somam, juntos, 1%.

Marina Silva (PSB) – 29%

Dilma Rousseff (PT) – 28%

Aécio Neves (PSDB) – 24%

Pastor Everaldo (PSC) – 2%

Eduardo Jorge (PV) – 1%

Outros candidatos têm menos de 1%

Brancos e nulos – 8%

Não sabe ou não respondeu – 8%

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto, com 1.008 eleitores entrevistados em 59 municípios do Paraná. O nível de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) é 00024/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), BR- 00411/2014.

Justiça autoriza “casinha” de Álvaro Dias em material de campanha

25 agosto, 2014 às 20:24  |  por Narley Resende
Foto: reprodução

Foto: reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral reconsiderou nesta segunda-feira (25) a decisão que proibia que o senador Álvaro Dias (PSDB), candidato à reeleição, usasse o símbolo de seu governo na campanha deste ano. O juiz relator voltou atrás em função de decisão semelhante que, ao contrário de Álvaro, havia permitido que o candidato ao governo, senador Roberto Requião (PMDB) usasse o símbolo de seu governo. O símbolo semelhante a uma “casinha”, que representa a letra “A” é uma marca de Dias desde quando ele foi governador do Paraná no final da década de 80 e agora foi autorizado pelo TRE-PR.

Ibope: Richa tem 43%, Requião 26% e Gleisi 14%

25 agosto, 2014 às 19:15  |  por Ivan Santos

Pesquisa Ibope divulgada hoje aponta que o governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) lidera a disputa pelo governo, com 43% das intenções de voto, contra 26% do candidato do PMDB, senador Roberto Requião. A candidata do PT, senadora Gleisi Hoffmann, aparece em seguida, com a preferência de 14% dos eleitores.

Brancos e nulos somam 8% e os indecisos 7%. O candidato do PTC, Tulio Bandeira, aparece com 1%. Os demais candidatos: Bernardo Pilotto (PSOL), Ogier Buchi (PRP), Geonísio Marinho (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não pontuaram.

A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00411/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00411/2014.

Primeiro debate entre presidenciáveis na TV é nesta terça-feira

25 agosto, 2014 às 18:08  |  por Narley Resende

band-Debate-2014

O primeiro confronto entre os candidatos a Presidência da República é nesta terça-feira (26). O debate da TV Band será transmitido em todas as emissoras de TV e rádio da rede. Estarão presentes nos estúdios da Band, no Morumbi, em São Paulo: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB). O debate começa às 22h e as emissoras começam a cobertura a partir das 21h.

Neste ano, as eleições tem 13 candidatos à presidência: Dilma Rousseff (PT); Aécio Neves (PSDB) Marina Silva (PSB), Soninha Francine (PPS), Randolfe Rodrigues (PSOL), Levy Fidélix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Everaldo Pereira (PSC), Mauro Iasi (PCB), Magno Malta (PR), Eduardo Jorge (PV), Denise Abreu (PEN) e Jair Bolsonaro (PP).

No Paraná, os oito candidatos ao governo farão o primeiro debate na TV e no rádio nesta quinta-feira (28) a partir das 22h. Inicialmente o encontro estava marcado para 14 de agosto, mas foi transferido em razão da morte de Eduardo Campos. O debate da Band TV terá transmissão simultânea da BandNews FM no rádio e internet. Os oito candidatos confirmaram presença: Beto Richa (PSDB), Roberto Requião (PMDB), Gleisi Hoffmann (PT), Bernado Piloto (PSol), Tulio Bandeira (PTC), Ogier Buchi (PRP), Geonísio Marinho (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PRTB).

Por conta da campanha eleitoral, Assembleia adota semana de dois dias

25 agosto, 2014 às 18:06  |  por Ivan Santos

Com 50 dos 54 deputados estaduais candidatos às eleições deste ano, a Assembleia Legislativa decidiu adotar uma semana de trabalho de dois dias. As sessões – que normalmente ocorrem às segundas, terças e quartas-feiras – serão restringidas aos dois primeiros dias da semana. E a sessão de quarta-feira, que já vinha sendo antecipada para o período da manhã, será realizada na terça.

O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB) – que nas eleições deste ano disputa uma cadeira na Câmara Federal – não quis dizer se esse esquema será implantado até a eleição de outubro. “Vamos devagar. Semana que vem vamos ver como fica a situação”, alegou o tucano, argumentando que o importante é que os projetos em pauta sejam votados.

Os trabalhos na Assembleia entraram em ritmo lento desde o início da campanha. Na segunda-feira da semana passada, os deputados fizeram uma sessão relâmpago de pouco mais de 20 minutos de duração. As sessões de terça e quarta-feira foram canceladas em luto pela morte do ex-deputado Edno Guimarães.

Justiça proíbe banda em eventos de dissidentes do PMDB

25 agosto, 2014 às 17:40  |  por Narley Resende
(foto: divulgação/Doático)

(foto: divulgação/Doático)

O secretário-geral do PMDB em Curitiba Doático Santos foi proibido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) de promover propaganda eleitoral negativa da banda de música conhecida como “Manda Brasa”. A banda se “apresentava” nos finais de semana na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, com mensagens contra o senador Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo do Estado.

O dissidente do partido, Doático Santos já foi proibido de distribuir panfletos apócrifos contra Requião. Em algumas ocasiões, os dissidentes levaram até um cavalo ao centro da cidade para fazer alusão ao procedimento administrativo do Ministério Público que apura o uso da estrutura da Polícia Militar para tratar 88 cavalos que seriam de Requião, quando ele era governador, entre 2003 e 2010. A banda contratada para criticar Requião foi barrada porque a Justiça considerou o evento similar a um showmício – prática proibida nas eleições deste ano, de acordo com a legislação eleitoral.

Leia mais no Portal Bem Paraná