Juiz suspende perfis apócrifos do Twitter

28 julho, 2016 às 10:01  |  por Josianne Ritz

A Juiza Sayonara Sedano determinou a suspensão dos perfis “Tesão Piá” e “Corrida Maluca” da rede social Twitter. Ambos os perfis são falsos, anônimos e vinham divulgando informações ofensivas ao pré-candidato Rafael Greca (PMN). No despacho, a magistrada determinou ainda a identificação dos IPs dos responsáveis pelas páginas. Em caso de descumprimento, a multa é de 50 mil reais por dia.

Leia a coluna Eleições 2016 na íntegra aqui

Tribunal Regional Eleitoral do Paraná fará sessão extraordinária

28 julho, 2016 às 10:00  |  por Ana Ehlert

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou, na página do órgão, que fará nesta sexta-feira, 29, uma sessão extraordinária para proceder análise dos processos em andamento na Casa.

A convocação aos advogados é assinada pelo desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente o TRE-PR. A sessão extraordinária está agenda para ter início às 14h15 desta sexta-feira.

 

Fim de semana terá muitas convenções

28 julho, 2016 às 09:27  |  por Josianne Ritz

O final de semana será de convenção para os partidos que irão indicar boa parte dos principais candidatos à prefeitura de Curitiba. O sábado (30) vai concentrar boa parte das reuniões, com exceção do PMDB, que optou pela segunda-feira (1º de agosto) para bater o martelo na indicação de Requião Filho. No sábado (30), a convenção tripla de PSD, PSC e PEN irá sacramentar o nome do deputado estadual Ney Leprevost.

O PMN também confirma no sábado o nome do ex-prefeito Rafael Greca, que até o momento conseguiu formar a maior aliança, garantindo o maior tempo na propaganda gratuita de rádio e tevê. No mesmo dia, mas de forma isolada, o PT confirma o nome do deputado estadual Tadeu Veneri.

 

Leia toda a coluna Eleições 2016 aqui

Candidatos devem prestar contas à Justiça Eleitoral a cada três dias

28 julho, 2016 às 09:00  |  por Ana Ehlert

Nas eleições municipais deste ano, os candidatos e partidos devem ficar atento a uma novidade trazida pela Reforma Eleitoral 2015. Agora, as doações recebidas e os gastos de campanhas, que constam na prestação de contas, devem ser informados a cada 72 horas à Justiça Eleitoral, contados do recebimento do crédito em conta corrente. Até as eleições de 2014, a JE era informada sobre o financiamento de campanha em três oportunidades: na primeira parcial de campanha, na segunda e na prestação de contas finais.

“A Justiça Eleitoral, durante o curso da campanha, receberá informações sobre o financiamento que serão publicadas em tempo real no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso irá permitir que a sociedade organizada, órgãos de fiscalização e os próprios candidatos possam conhecer e fiscalizar as campanhas dos que estão concorrendo nas eleições”, explicou Eron Pessoa, assessor-chefe da Assessoria de Prestação de Contas e Exames Partidários do TSE.

Continuar lendo

Eleitores entre 16 e 17 caem pela metade em Curitiba

28 julho, 2016 às 08:26  |  por Josianne Ritz

O número de eleitores com idade entre 16 e 17 anos caiu mais de 50% desde as eleições municipais de 2012, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral. O índice é mais do que o dobro do registrado no Paraná e da média nacional e sinaliza para um aumento no desinteresse do eleitorado jovem em participar das eleições. Isso em um período em que o envolvimento da população, em especial dos mais jovens, cresceu exponencialmente, seja nas manifestações de rua, seja pelas redes sociais da internet.

De acordo com os números divulgados pelo TSE, há quatro anos, a capital paranaense tinha 11.308 eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos, quando o voto é facultativo. Para as eleições deste ano, apenas 5.565 jovens curitibanos com essa idade se animaram em tirar o título de eleitor e votar para prefeito e vereador em outubro próximo, uma redução de 50,78%.

Leia mais no Bem Paraná

Políticos recorrem à Justiça para censurar menções a eles na internet

28 julho, 2016 às 02:25  |  por Ivan Santos

censura Foto: Marcos Santos/EBC

De 1.017 processos de políticos solicitando à Justiça Eleitoral a exclusão de algum tipo de informação de páginas da internet, ao menos 105 (10%) também pedem censura prévia. Ou seja, pleiteiam que, além de determinar a retirada da informação do ar, o juiz obrigue a empresa de mídia ou o jornalista a filtrar previamente o conteúdo, se abstendo de publicar termos relacionados ao político. Os dados são fruto de levantamento inédito feito a partir de dados do projeto “Ctrl+X”, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, que mapeia ações judiciais requisitando a retirada de algum tipo de informação da internet.

Continuar lendo

TSE contabiliza 313 pedidos de registros de candidaturas na 1ª semana de convenções

27 julho, 2016 às 19:33  |  por Ana Ehlert

Até as 18h37 desta quarta-feira (27), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizava 313 pedidos de registro de candidaturas para as Eleições Municipais 2016, sendo 293 para o cargo de vereador, 10 para o cargo de prefeito e 10 para o de vice-prefeito. Em virtude da grande quantidade de candidatos estimada para este pleito (de 530 mil a 580 mil) e do período mais enxuto para a análise dos requerimentos, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, recomenda aos partidos e coligações que apresentem, o quanto antes, os pedidos de registro de candidatos à Justiça Eleitoral. O prazo para solicitar os registros acaba em 15 de agosto.

O primeiro requerimento de registro de candidatura para as eleições deste ano foi feito às 18h09 da última quarta-feira (20), primeiro dia do período aberto para a realização das convenções partidárias, que este ano vai até 5 de agosto. O pedido foi apresentado ao juiz eleitoral do município de Batatais (SP), para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Já a primeira solicitação de registro aceita pelo Sistema de Candidaturas (CANDex) 2016 da Justiça Eleitoral procede da cidade de Coronel Murta (MG).

 

Continuar lendo

Juízes federais de Curitiba fazem ato contra projeto de Renan Calheiros

27 julho, 2016 às 14:46  |  por Ana Ehlert

Juízes federais, juízes estaduais, procuradores da república, promotores públicos, procuradores de justiça, delegados da Polícia Federal e estadual e servidores públicos realizam ato, nesta quinta-feira, 28, contra o projeto de lei do senador Renan Calheiros. Pela proposta, ele altera a Lei de Abuso de Autoridade (PLS 280/2016) o que, na visão dos magistrados, irá dificultar a realizações de operações de combate à corrupção, como a Lava Jato e a Zelotes.

Continuar lendo

Maioria dos brasileiros é contra planos de privatização de Temer

27 julho, 2016 às 14:36  |  por Ivan Santos

petrobras

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado hoje revela que a maioria dos brasileiros é contra as privatizações planejadas pelo governo do presidente interino Michel Temer (PMDB), como saída para a crise econômica do País. Questionados sobre as medidas propostas pelo peemedebista neste sentido, 60,6% afirmaram serem contra a venda de estatais, e somente 33,5% a favor, enquanto outros 5,9% não souberam ou não quiseram opinar.

Continuar lendo

PT lança candidatura de Veneri a prefeito de Curitiba no sábado

27 julho, 2016 às 14:24  |  por Ivan Santos

veneri

O PT homologará no sábado (30) a candidatura do deputado estadual Tadeu Veneri à prefeitura de Curitiba. A homologação ocorrerá durante o encontro municipal do PT, que antecederá a convenção do partido. “A candidatura é um processo de construção coletiva que pretende oferecer aos curitibanos uma alternativa, em contraponto a outros candidatos que todos já sabem como vão se comportar”, diz Veneri.

Continuar lendo