DEU NA AGÊNCIA EFE

PRESIDENTE DO PARAGUAI CHAMA REQUIÃO
DE ‘CORRUPTO DE CORPO E ALMA’

Requião “é um corrupto de corpo e alma, de muito peso. É o homem ligado ao tráfico de soja e controla os grandes círculos do contrabando na fronteira”, afirmou Duarte a um programa de TV exibido na noite da última quinta-feira pelo Canal 2.

Ele acrescentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a ele uma vez “que estava profundamente arrependido de ter apoiado Requião no segundo turno das eleições presidenciais no Estado do Paraná”, que faz fronteira com o Paraguai.

Duarte respondeu assim às críticas feitas por Requião na última quarta em Ciudad del Este, a 330 km de Assunção, e vizinha da brasileira Foz do Iguaçu, onde o político brasileiro qualificou de “tolices” algumas afirmações do chefe de Estado contra ele.

O presidente do Paraguai afirmou que Requião financia parte da campanha presidencial de Lugo, que admitiu ter se reunido com o político brasileiro quando viajou para Curitiba para um tratamento médico.

“Nicanor deveria se preocupar com a criminalidade às margens do Rio Paraná (fronteira comum), com a miséria do povo. São absolutamente incompreensíveis as tolices que disse”, criticou o governador brasileiro a correspondentes da imprensa paraguaia no leste do país.

As declarações de Duarte se unem a um protesto formal entregue na última quinta pelo ministro das Relações Exteriores paraguaio, Rubén Ramírez, ao embaixador brasileiro em Assunção, Valter Pecly Moreira, no qual o governo do Paraguai chamou as expressões de Requião de “impertinentes e exageradas”.

Já Lugo, candidato presidencial da opositora Aliança Patriótica para a Mudança, formada pelo Partido Liberal, segunda força eleitoral do país, e vários grupos sociais e de esquerda, disse que as opiniões de Requião são as de “alguém que se solidariza com o povo paraguaio”.

O ex-bispo continua favorito para vencer as eleições presidenciais de 20 de abril, segundo pesquisa publicada na quarta-feira pelo jornal “Última Hora”, de Assunção.

Nesta pesquisa, Lugo tem o apoio de 37,9% dos entrevistados, enquanto o general reformado Lino Oviedo, do partido opositor União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace), ocupa o segundo lugar com 29,7% das preferências.

Na terceira posição aparece a ex-ministra da Educação Blanca Ovelar – do Partido Colorado, no poder há 61 anos -, apoiada por Duarte, com 29,6%, enquanto o empresário Pedro Fadul, do também opositor Partido Pátria Querida (PPQ), tem apenas 2,4%.