Marina Silva estréia coluna

9 junho, 2008 às 17:54  |  por Marcus Vinícius

A ex-ministra Marina Silva (Meio Ambiente) estreou, ontem, coluna semanal na Folha de S. Paulo, com o seguinte título: ’Em legítima defesa’. Ela escreverá sempre às segunda-feiras.

CLIQUE NO LEIA MAIS ABAIXO

Em legítima defesa

INICIO MINHA participação neste espaço com enorme sentido de responsabilidade. Tenho a oportunidade diferenciada de usar um dos bens culturais mais preciosos: a exposição de idéias, base para o diálogo. Gostaria de compartilhá-la com os leitores e de, juntos, pensarmos o Brasil e reunirmos forças para ajudar a transformá-lo.
Para começo de conversa, trato de um entrave para o crescimento do país: a postura ambígua do Estado frente ao nosso incomparável patrimônio natural.
O Estado brasileiro criou medidas de proteção ambiental, muitas vezes em situações difíceis. Esse acúmulo alcança hoje limiar estratégico de inserção da variável ambiental no coração do processo de desenvolvimento. A sociedade entende esse momento, apóia, demanda. Diante disso, o Estado não pode se encolher diante do ponto a que ele mesmo chegou.
Movimentos retrógrados, saudosistas do tempo da terra sem lei, fazem pressões e recebem acenos de possíveis flexibilizações. Mas a sociedade bloqueia e restringe esses acordos. A Amazônia é o maior exemplo. A opinião pública mantém o debate, banca o combate ao desmatamento, dá suporte para a manutenção da lei do licenciamento e para a não-flexibilização da legislação ambiental.
O certo é que o Estado, em todos os seus níveis, não consegue utilizar o grande capital político de que dispõe para acompanhar o pique da sociedade. Ela cresceu, passou a perceber seus problemas de maneira mais complexa. O Estado cresceu, mas não amadureceu.
Há agora uma discussão importante que resume tudo: é preciso dinheiro para implementar as medidas e normas criadas, porém a relatoria ambiental do Orçamento que está sendo discutido no Congresso foi entregue à bancada ruralista, cuja oposição às medidas de combate ao desmatamento é conhecida. Talvez tenha havido uma negociação para assegurar aos aliados a relatoria das agendas de aceleração do crescimento. E o meio ambiente parece não ter tido a mesma prioridade.
Boa parte do Estado ainda vê na política ambiental um mal necessário. Fala-se em compatibilizar desenvolvimento e meio ambiente, como se fossem adversários a serem conciliados. O Brasil não tem que compatibilizar, tem que buscar um crescimento econômico cuja concepção já contenha a conservação ambiental. Que não veja as áreas preservadas como partes “retiradas da produção” e, sim, como imprescindíveis à produção equilibrada e com alguma noção de bem público. Isso é possível? Se não for, para um país que ainda tem 60% do seu território com florestas, então é mesmo hora de aumentamos, em legítima defesa, nosso estado de alerta.

contatomarinasilva@uol.com.br


MARINA SILVA escreve nesta coluna às segundas-feiras.

1 Comentários

29 ideias sobre “Marina Silva estréia coluna

  1. Carlos

    Ela poderia começar explicando esta notícia sobre o marido dela:

    http://tribunadonorte.com.br/75842.html

    Cláudio Humberto Marido de Marina enrolado na Justiça
    17/05/2008 – Tribuna do Norte

    O técnico agrícola Fábio Vaz de Lima, casado há 20 anos com a ex-ministra Marina Silva, tem algo em comum com a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA): é acusado de irregularidades na extinta Sudam. Lima e Roseana teriam beneficiado ilegalmente a Usimar em São Luís, com recursos do Fundo de Investimento da Amazônia. O processo, com onze volumes, envolve também o marido de Roseana, Jorge Murad.

    Puccinelli lidera excursão ao exterior

    André Puccinelli (PMDB), do Mato Grosso do Sul, é mais um governador a chefiar enormes comitivas em viagens internacionais. Ele viajou com mais 36 pessoas a Portugal, Espanha e Japão. Só a organização do passeio, encomendada ao Sebrae, custou R$ 120 mil aos contribuintes. A assessoria de Puccinelli e a Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul não informaram o custo total da viagem. Só a Viúva saberá.

    Ecologia motorizada

    O marido da ex-ministra se enrolou com a Justiça há oito anos no Maranhão, onde seria instalada a indústria de peças automobilísticas.

    É fria

    O Ministério Público Federal apurou repasse de notas frias no projeto de R$ 1,38 bilhão. A relatora do processo é a ministra Ellen Gracie.

    Mapa do tesouro

    Fábio Vaz de Lima chefiava o influente GTA, “holding” de 200 ONGs que comercializa madeira apreendida pelo… Ministério do Meio Ambiente.

    Sem comentários

    Fábio Vaz de Lima estava lotado no gabinete de Sibá Machado, suplente de Marina. Procurado pela coluna, ele não quis comentar a denúncia.

  2. Alexandra

    Pois é sr. Marina Silva. a senhora é uma forte candidata, seria importante que as pessoas saibam o que realmente acontece e se as acusações procedem, pois esta sendo veículado o seu curriculum e ao realizarmos as pesquisas nos deparamos com a triste confirmação.

    Att.
    Triste Cidadã

  3. Alexandra

    Pois é sra. Marina Silva.
    A senhora é uma forte candidata, é importante que as pessoas saibam o que realmente acontece e se as acusações procedem.
    Esta sendo veículado o seu curriculum e ao realizarmos as pesquisas nos deparamos com a triste confirmação.

    Att.
    Triste Cidadã

  4. Carla

    Mais uma decepção. Porém não é de se espantar, pois a maioria dos petistas
    ou ex-petistas pregam uma coisa e fazem outra. Esse envolvimento do marido neste escandalo é imperdoável Não dá para ser presidente deste jeito. Já basta o Lula, cujo filho está milionário.

    LAMENTÁVEL!!!!!

  5. Denise

    Gente, vamos com cuidado!
    Sou eleitora da Marina e também recebi esse e-mail com os currículos dos quatro principais candidatos. Ao ver a informação sobre o Fábio, comecei a procurar informações sobre ele e a Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).
    Em vários blogs e notícias da época das denúncias de desmatamento e nepotismo, eras realçadas a honestidade e competência dele e a seriedade da Rede GTA.
    Com relação às denúncias, encontrei poucas informações, muitas veiculadas por gente com interesses opostos aos da Marina, como o Cláudio Humberto, ex-assessor do Collor. Além disso, no IBAMA, há um grupo que se alinha ao pensamento da Dilma de acelerar os licenciamentos, inclusive a atual Ministra do Meio Ambiente, que substituiu o MINC.
    Outra coisa: comparem os currículos do dito e-mail e vejam como ele realça os pontos positivos do Serra.
    Não posso e nem quero inocentar ou acusar ninguém. Apenas repito: vamos analisar as denúncias com cuidado, atentando para os interesses que estão por trás delas.

  6. Parreiras Rodrigues

    Nessa época é preciso tomar muito cuidado com denúncias postadas. Uma pesquisa sobre a veracidade, sobre a origem, é a correta atitude. Voto na Escola Mirazinha Braga no Bom Retiro. Marina Presidente!

  7. Denise

    Concordo com vc Parreira. Como postei anteriormente, um pouco de cuidado e atenção nunca é demais.
    E continuo acreditando: Marina Presidente!

  8. noel gomes

    entre os quatro candidato eu pensava que marina era a unica que nunca havia envolvido em escândalo!

  9. paulo souza

    Que coisa incrível.
    Diz-me com quem andas…
    Pesquisei e realmente no MPF consta o tal processo e mais um monte de outros.
    Réu, nesse caso Marina, não tem mais antecedentes , só atenuantes.
    Acabo de ficar sem opção de voto.
    Que triste.

  10. Ecilda

    Gostaria que a Marina Silva fizesse um pronunciamento a esse respeito.Também recebí o email que fala do envolvimento do atual marido, Fábio Vaz de Lima, com a comercialização de madeira da Amazônia. Fiquei chocada pois a Marina Silva, para mim, é uma figura impoluta.Ela deve se pronunciar para sabermos da verdade ou não dessa notícia.

  11. Matheus Braz

    E ainda tem gente q acredita é?
    Peraí deixa eu ver mais coisas:
    Marina é fundamentalista religiosa, ambientalista furverosa, comprou o seu diploma, sabia do mensalão e etc…
    TÔ CANSADO DE RECEBER MENTIRAS SOBRE MARINA!!!!!!!!!!

  12. Augusto Capeletto

    Antes de decidir, todos os lados tem que ser ouvidos….Nossa política não pode mais ser manipulada pela desinformação…Lobos em pele de cordeiro, para esses, o tempo já passou…e Marina Silva não faz parte desse grupo mas sim de quem defende a verdade dos fatos e essa bem-vinda coluna vai ajudar a provar isso!!! Avante Marina Silva, na cabeça de quem tiver cabeça!!!

  13. Helio

    Marxista e evangélica? Que confusão mental, somente gente despreparada consegue manter idéias tão incompatíveis (e retrógradas) na cabeça… Criacionista? Pior ainda, horrível, completamente despreparada para qualquer coisa.

  14. Molly

    Antes de q coisa é bom lembrar… atire a primeira pedra quem não comete erros. Independente de quem é o marido, ela lutou, e muito, pelo meio ambiente. Tem seus méritos. Ninguém é perfeito.

  15. Pedro

    Não estou para defender lados, e sim para escolher um, por isso não revelo meu candidato em potencial.
    O que acho importante aqui é: façamos o debate. As informações são abundantes hoje e chegam a nós, como bem disseram, como lobos sobre a pela de cordeiros. Devemos buscar saber as fontes e a veracidade das informações que nos chegam.
    Hélio, o marxismo e o evangélio são sim bastante contráditórios, mas cuidado: não são auto-excludentes na formação de uma pessoa que tenha, junto com outros conhecimentos, buscado alcançar um ideal. Como quer escolher um presidente no Brasil, este caldeirão cultural, e ser tão radical e preconceituoso com a crença e a ideologia?

  16. Ricardo

    Quanta gente inteligente mas, inocente, inexperiente. Já ouviram verdades em época de eleição? Quem ataca o adversário, busca desviar as atenções de sí próprio. Tá na cara, pra quem quer enchergar, Marina tem currículo impecável e é confiável. Acorda Brasil.

  17. Cláudio

    Pessoal,

    Se a gente sair apontando o dedo, sempre encontraremos erros. Acontece que nessas horas ninguém lembra de um sábio que diz: “Antes de tirar o argueiro do olho do outro, vê a trave que está no teu”.

    Qualquer um que seja candidato a algum cargo também está nesse bolo, inclusive Marina (nesse caso, o marido dela). Mas há algo FUNDAMENTAL aqui: o que queremos para um filho nosso? QUE ELE CRESÇA! Aumentem a escala agora e vejam que é o mesmo para o Brasil. Serra é uma involução, um retorno ao passado; Dilma quer que o país continue crescendo como Lula iniciou. Mas ninguém quer que o filho ou o país cresça só em tamanho, em matéria. Queremos que eles sejam grandes na sua profundidade, conhecimento, idéias, humanidade.

    E aí? Todo mundo erra, mas qual ideologia parece a mais sensata?

  18. Cláudio

    IDÉIAS DE UMA VERDADEIRA ESTADISTA:

    “Um líder não pode dar para o povo um destino, deve ajudá-lo a construir um caminho” (Marina Silva, candidata a presidente do Brasil)

    “Não estou nem à esquerda nem à direita, mas à frente” (Marina Silva)

    “O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo” (idem)

    “Temos que apostar na ética de valores” (idem)

    “A educação é o que faz a diferença na vida de uma pessoa. Digo isso porque fui analfabeta até os 16 anos” (idem)

    “Crescimento que não se transformar em melhoria da vida não é desenvolvimento” (idem)

    “Sucessão é aquela que é capaz e integrar as conquistas, reparar os erros e assumir novos desafios” (idem)

    “O pessoal diz: vocês não têm muito dinheiro. Eu disse: não custa caro um palanque no coração” (idem)

    “O melhor instrumento de combate à corrupção: o controle da sociedade” Marina Silva, candidata a presidente do Brasil

    “Vamos fazer o jogo de levar a sustentabilidade social, ambiental, cultural, política e ética para o Planalto Central” (idem)

    “Seja mais um pelo Brasil e seremos milhões! Seja mais um pelo planeta e seremos bilhões!”, Marina Silva, candidata a presidente do Brasil

    “Não há nada mais potente do que uma ideia cujo tempo chegou”, Marina Silva, candidata a presidente do Brasil, citando Victor Hugo

  19. WILMA SILVA

    Tenho quase 59 anos e já vi e ouvi muita coisa nessa minha vida, inclusive o “preto no branco” que conseguiu julgar e condenar pessoas, causando estardalhaços na vida de cada uma delas. A mídia “pegou pesado”. Porém, quando as mesmas conseguiram provar o contrário, pouco se noticiou – ou nada se noticiou. Já dizia meu pai: “A língua (ou como queiram alguns – a palavra) é a arma mais ferina da humanidade”.

  20. WILMA SILVA

    Falar: “eu ia votar nela, mas agora que eu fiquei sabendo a ‘verdade’…” é muito superficial. Investiguem! Comparem! Tenham discernimento! Votem conscientemmente!

  21. Paula

    Assim como a Dilma não é o Lula, a Marina Sila também não é Fábio Vaz da Lima. Julgar é fácil, o mais difícil é ir à procura da verdade, a verdade da vida da Marina, condidata a presidência da repáblica, e não a do marido dela.
    Marina é uma pessoa que lutou e vencdeu na vida, ela tem muita coisa boa para nos transmitir. Ela pode realmente fazer a diferença no Planato Central, afinal, ela está, de acordo com o jornal britânico The Guardian, entre as 50 pessoas que podem ajudar o planeta. MARINA SILVA PARA PRESIDENTE!!!

  22. ivan

    vamos lá: trata-se de mais uma safada para lotar a prisão, pois mais cedo ou mais tarde, as forças armadas dever ACORDAR desta hibernação.Se precisarem de mim para tal,estarei a disposição, são todos farinha do mesmo saco, e não é só no Brasil, isto aconteçe no mundo inteiro,fico pasmo só em saber que existem idiotas que perdem tempo indo às urnas.Se nenhuma autoridade toma providencias, vamos partir para greve geral e derrubar esta camarilha do poder, JÁ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>