Requião – o bonzinho

Requião deu início a Operação “Senado 2010”. Contrariando todas as tendências e comportamentos adotados desde as eleições de 2006, o governador vestiu a máscara e já é um novo homem desde a semana passada.
A mais clara demonstração da metamorfose requianista foi dada na última quinta-feira, durante a cerimônia de posse do conselheiro Hermas Brandão na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na ocasião, como reza a cartilha da boa política, Requião distribuiu sorrisos, simpatia e, pasmem os senhores, até atendeu a imprensa com cordialidade.
Falou sobre a disputa pelo governo do Estado em 2010, admitiu que tem bala na agulha – verba publicitária para gastar – e garantiu que elege o sucessor.
Daqui para frente, deve se tornar cena comum ver o governador percorrendo o caminho inverso dos últimos anos e distribuindo simpatia pelos quatro cantos do Estado.
Requião sabe que sozinho, sem o apoio dos seus pares, terá dificuldades para garantir cadeira no Senado. Como já percebeu que a maioria dos marujos está abandonando o navio, resolveu mudar de atitude.
A nomeação de Benedito Pires como secretário de Comunicação faz parte da estratégia de reconstrução de imagem. No caso de Requião, uma cirurgia plástica – como fez a candidatíssima a presidência Dilma Roussef – não resolve. A mudança precisa ser de atitude. Nos últimos meses, Requião, com suas bravatas, colecionou inimigos.
No caso de Requião, a metamorfose não acontece paulatinamente, como no romance de Franz Kafka. A mudança é de um dia para o outro.
Porém, da mesma maneira que se torna bonzinho, o inquilino do Canguiri, depois de eleito senador no dia 10 de outubro do ano que vem, voltará a ser o “velho e bom” Requião de sempre.
É só lembrar da posse em 2007, quando o governador proporcionou um espetáculo grotesco, destilando ódio contra a imprensa e inimigos de última hora.

Julgamentos no TRE
Os membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER/PR) retornam do período de recesso e retomam as sessões de julgamentos amanhã. Um dos primeiros assuntos a serem analisados pelos juízes é a situação de Londrina. Nos próximos dias devem ser definidos os detalhes do terceiro turno.

Filho de Lula…
Marcos Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Lula, assume hoje o cargo de diretor do Departamento de Turismo e Eventos da prefeitura de São Bernardo do Campo, com salário de R$ 5,7 mil. Ele foi nomeado pelo prefeito Luiz Marinho (PT), ex-ministro do Trabalho e da Previdência.
 
Guerra no PMDB
Apesar da eleição do diretório do PMDB do Paraná só ocorrer no final do ano, forças do partido já se mobilizam para garantir espaço na cúpula. Até mesmo peemedebistas de longa data preveem que haverá grande mudança na direção do partido. A saída de Waldir Pugliesi da presidência é dada como certa.

Guerra no PMDB II
A preocupação dos principais caciques é de permanecer no comando da legenda até 2010, quando o PMDB terá o desafio inglório de se manter como amaior bancada da Assembléia.

FATOS OU BOATOS?
Pesquisa interna encomendada pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB) revela vantagem sobre o concorrente no terceiro turno das eleições de Londrina, Barbosa Neto (PDT). A sondagem revelaria que dois, de cada três entrevistados, estão com o tucano.

FRASE DO DIA
“Temos de conversar com o presidente Obama antes que o aparato de governo comece a funcionar. A máquina é capaz de fazer de nós algo diferente do que éramos quando chegamos à Presidência”, de Lula sobre a conversa que pretende ter com Barack Obama para pedir uma nova política para a América Latina.

RÁPIDAS
Os Democratas realizaram no final de semana, no interior paulista, o primeiro encontro do partido para traçar as diretrizes políticas para as eleições de 2010. A conclusão? O partido quer apoiar a candidatura do tucano José Serra à sucessão de Lula.***Enquanto aguardam o anúncio de datas e regras do terceiro turno das eleições em Londrina, os dois envolvidos na disputa – os deputados federais Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT) – não perdem tempo e movimentam os cabos eleitorais.