Homens ao mar

Dando continuidade a tradição nacional do partido de sempre compor com a situação – seja ela qual for – em troca de cargos e outras benesses do Poder, os peemedebistas do Paraná já deram início a operação de aproximação com o PSDB de Beto Richa e abandono da nau do PT de Lula.
Na última sexta-feira, o deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) – campeão de votos na Capital – se adiantou aos correligionários e tornou pública sua preocupação com o desempenho da legenda nas eleições do próximo ano.
Segundo o parlamentar, “a melhor solução para o partido enfrentar as eleições em 2010 é a composição com legendas que ofereçam nomes fortes para a disputa, entre elas o PSDB”.
O pânico de Moraes é justificado pelo desempenho do PMDB na disputa pela Prefeitura de Curitiba no ano passado, quando o candidato imposto por Requião – o ex-reitor e agora chefe de gabinete, Carlos Moreira – fez pífios 2% dos votos válidos. Moraes, no período que antecedeu a campanha de 2008, foi um dos principais críticos a candidatura de “pupilo” do governador.
Requião não está nem aí. Vai tratar de assegurar sua eleição ao Senado, que lhe garante oito anos de mandato até o fim de sua carreira política.
Assim sendo, resta aos que continuam na luta cuidar da reestruturação do partido. É neste sentido que Moraes afirma que “o PMDB não tem atualmente em seus quadros nenhum nome com perfil para enfrentar candidaturas fortes que começam a ser construídas, como é o caso do prefeito da capital, Beto Richa, do senador pedetista, Osmar Dias e também de outro tucano, o senador Alvaro Dias”.
Dentro do partido, é grande a corrente que comunga das sugestões de Moraes. Porém, a maioria não tem “culhões” para enfrentar Requião que, assim como faz com o governo, usa o partido para atender seus interesses pessoais.

Todas as classes
Na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia faz a primeira reunião de 2009. Na pauta, um projeto curioso de autoria do deputado Antonio Belinati (PP). Se aprovado, o texto “garante a utilização dos elevadores dos condomínios residenciais para pessoas de todas as classe sociais”.

2ª via
Na mesma reunião também será analisado veto do governador Roberto Requião (PMDB) ao projeto de lei 47/07, de autoria do deputado Mauro Moraes (PMDB), que “dispõe sobre a gratuidade para obtenção de segunda via de documento”.

Caras novas
Dois suplentes – beneficiados por arranjos políticos e pelas eleições 2008 – assumem cadeira na Assembleia nesta segunda-feira. O petista Professor Lemos substitui Enio Verri, secretário de Planejamento do Estado. Já Fernando Scanavacca (PDT) toma o lugar de Edgar Bueno, recém eleito prefeito de Cascavel.

Oposição ou situação?
Professor Lemos, que no mandato anterior de Requião chegou a fazer oposição, sucumbiu as benesses do governo e vai compor de “corpo e alma” a base de apoio no legislativo. Scanavacca deve honrar o legado do senador Osmar Dias – presidente estadual do PDT – e se alinhar nas trincheiras da oposição.

FATOS OU BOATOS?
Uma nova composição de alianças está sendo construída nos bastidores da política paranaense.  O que valeu até agora, pode – muito em breve – não valer mais. Tudo passa pela disputa eleitoral do próximo ano, quando quem está no Poder quer se manter, custe o que custar.

FRASE DO DIA
“Se for em 2011, já vai ser a Dilma”, do presidente Lula (PT), durante o Forum Social Mundial, que se realiza em Belém, ao comentar a proposta dos organizadores de realizar o próximo evento em 2011. Segundo o petista, até lá a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, será presidente.

RÁPIDAS
O deputado Ney Leprevost (PP) quer que o Estado garanta a todas as mulheres com mais de 35 anos de idade, o exame de mamografia gratuito. A proposta será discutida na reunião da CCJ da próxima terça-feira.*** No próximo dia 5, diretores do J. Malucelli e do Corinthians assinam o contrato de parceria, que resultará no nascimento da versão paranaense do “Timão”. O nome Corinthians Paranaense ainda não poderá ser usado no Estadual deste ano, mas o presidente do Jotinha, Joel Malucelli, pretende emplacar a mudança já para a disputa da Copa do Brasil.