As 600 milhas de Requião

O governador Roberto Requião (PMDB) transformou em palanque político a sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembléia em 2009, na tarde de ontem. Em tom de campanha para as eleições do próximo ano, o peemedebista disparou contra adversários e até mesmo contra aliados, e ainda prometeu enfrentar a crise financeira intensificando os investimentos em obras de infra-estrutura.
Sem a menor cerimônia, Requião prometeu “abrir as torneiras” dos cofres do Estado para os prefeitos – potenciais e excelentes cabos eleitorais. “Temos R$ 600 milhões em caixa. Estado algum tem fôlego como este para apoiar os novos prefeitos e suas obras”, garantiu.
Em 2006, quando derrotou Osmar Dias (PDT), por diferença de 10,4 mil votos no segundo turno, e garantiu a reeleição, Requião não poupou despesas para agradar os administradores municipais.
Ainda sem citar nomes, o governador – com a clara intenção de atingir o governo do prefeito Beto Richa (PSDB) e o do presidente Lula (PT) – criticou os cortes de gastos como forma de enfrentar a crise financeira mundial. “Não vamos cortar gastos. Cortar gastos é a saída clássica, pouco criativa, desaluminada, preguiçosa; ou quando não, espertalhona. Vejo aí muitos Estados e prefeituras quebrados e que aproveitam a onda da crise para suspender obras que não iriam fazer mesmo, para cortar despesas que não tinham condições de fazer com crise ou sem Cris, para negar aumentos salariais que não dariam mesmo. E proclamam que estão fazendo choque de gestão”, disparou em referência clara a iniciativa de Richa de cortar 15% das despesas de custeio.
Vale lembrar que para se precaver contra a crise, no final do ano passado, Requião acionou a base aliada da Assembleia para aprovar o projeto que reajusta as tarifas de ICMS de combustíveis, bebidas, cigarros e energia elétrica.
O fato é que Requião, percebendo que os aliados de última hora ameaçam abandoná-lo a sua própria sorte, pôs a banda na rua e se deu conta que apenas seu atual “prestígio” não será suficiente para garantir cadeira no Senado em 2010.

Pôncio Pilatos
No melhor estilo Pôncio Pilatos, Requião informou ontem que não vai vetar ou tão pouco sancionar o projeto de lei que cria a aposentadoria de R$ 10 mil para os deputados estaduais. O governador afirmou que vai devolver o projeto para o Legislativo. A atitude não tem qualquer efeito para barrar as superaposentadorias, já que a Mesa Diretora da Assembleia poderá promulgar o texto.

Unidos pela formalidade
Ontem foi o dia dos encontros entre o governador Roberto Requião (PMDB) e o prefeito Beto Richa (PSDB). Sem se cumprimentar, os adversários políticos participaram da posse do novo presidente do TER, da sessão solene que marcou a abertura das atividades na Assembleia em 2009 e na posse do novo presidente do TJ/PR, Carlos Hoffmann. Depois de se evitarem nos dois primeiros eventos, os desafetos foram colocados lado a lado na cerimônia do TJ.

Chope da Brahma
Antes do início da sessão de hoje na Assembleia, Requião foi cercado pelos jornalistas e para escapar das perguntas tentou fazer graça. Ao cumprimentar o deputado Ney Leprevost (PP), disse para todos ouvirem: “Hoje vou no bar no Leprevost tomar um chope da Brahma”. A família do deputado é proprietária do Bar da Brahma em Curitiba.

Cala-te boca
Na última semana, o deputado Mauro Moraes (PMDB) garantiu que o PMDB não tem condições de sustentar candidatura própria em 2010 e que deve apoiar Beto Richa (PSDB), Osmar Dias (PDT) ou Alvaro Dias (PSDB). Questionado ontem se já havia conversado com Requião sobre o assunto, Moraes emendou: “acabei de conversar com o governador. Mas como ele não tocou no assunto, não ia ser eu que ia tocar”.

FATOS OU BOATOS?
Pressionado por todos os lados, o presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), garantiu ontem no discurso de posse para o segundo mandato consecutivo que “nos próximos dias serão publicados na internet os gastos de gabinete e a lista dos funcionários”. Justus porém não traduziu em prazo o significado da expressão “próximos dias”.

FRASE DO DIA
“O governador deu uma aula de economia sem abordar a realidade que se vive no Paraná. Requião falou sobre uma realidade que só ele vê. A de todos os outros paranaenses é bem diferente”, do líder da oposição na Assembleia, deputado Élio Rusch (DEM), sobre o discurso do governador na sessão de abertura dos trabalhos do Legislativo.

RÁPIDAS
Na quarta-feira à noite, o prefeito Beto Richa embarca para Goiânia, onde dá palestra sobre “Gestão de grandes cidades” em evento organizado pelo Sindicato da Construção de Goiás(Sinduscon) e da Associação de Municípios (AMG). Richa atende a convite do senador tucano Marconi Perillo (GO).*** A sessão de abertura das propostas de preço para os estudos e projetos de engenharia e estudos de impacto ambiental do metrô de Curitiba será nesta quarta-feira.