A Unidade de Negócio de Industrialização de Xisto – Petrobras SIX, em São Mateus do Sul (PR), comemora nesta segunda-feira (01) seus 55 anos de fundação. Na ocasião, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo visitará a Unidade na companhia do diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa.  O encontro com imprensa será às 15 horas, na SIX, Rodovia do Xisto, BR 476 – KM 143, em São Mateus do Sul.

A SIX encontra-se sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto – a Formação Irati, que abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás. A Unidade processa diariamente 7.800 toneladas de xisto, que dão origem a produtos como óleo combustível, nafta industrial, gás combustível, GLP (gás de cozinha), enxofre e subprodutos que podem ser utilizados nas indústrias de asfalto, cimento, agrícola e de cerâmica.

Além de extrair e processar o xisto, a Unidade funciona também como um centro avançado em pesquisa na área de refino e desenvolve uma série de projetos em conjunto com o Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) e universidades de todo o Brasil.