A coluna desta sexta-feira (09) no JE

A declaração de apoio do PMDB de Roberto Requião a inevitável candidatura do prefeito Beto Richa (PSDB) ao governo do Estado é só uma questão de tempo.
Membros dos dois partidos, incluindo os dois principais interessados, têm deixado transparecer nas entrelinhas a aproximação. Na “escolinha” da última terça-feira, Requião anunciou a anistia de dívidas da Prefeitura de Curitiba com o Estado. A mesma dívida foi usada como munição para atacar Richa, a partir da declaração de apoio a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo no 2º turno das eleições 2006.
Richa, ao comentar a anistia, adotou tom moderado e apenas afirmou que o perdão veio em boa hora.
As evidências não param por aí. Três dos oito representantes do PSDB na Assembleia não assinaram o requerimento através do qual a oposição pretende convocar o secretário de Segurança de Requião, Luiz Fernando Delazari. Não houve punição alguma aos tucanos do bico vermelho – Nelson Garcia e Luiz Malucelli – que se recusaram a cumprir a ordem para afastamento do governo do Estado. Além disso, comenta-se na Assembleia que líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), tentou dissuadir os correligionários a abandonarem a ideia de ingressar na Justiça para reaver o mandato de Mauro Moraes, que trocou o PMDB pelo PSDB.
A possível união preocupa Osmar Dias, que fica cada vez mais isolado, em companhia apenas do PT, que não goza no Paraná do prestígio que tem no restante do país.

Trapalhão
O humorista Dedé Santana se filiou ao PSC para disputar as eleições 2010. A notícia foi divulgada pelo deputado federal Ratinho Jr (PSC). Dedé deve pleitear cadeira na Câmara Federal. Em julho passado, a coluna Painel da Folha de São Paulo chegou a publicar que o ex-Trapalhão havia procurado o PDT em busca de filiação.

Expectativa
Segundo Ratinho, que é presidente estadual do PSC, a legenda trabalha com a perspectiva de eleger três deputados federais e quatro estaduais na disputa do próximo ano.

Estrelas
Além de Dedé, Ratinho destaca as filiações de Marcello Teodoro, filho o cantor Teodoro da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio; de Antônio Lacerda Braga Neto, filho do ex-governador Ney Braga; e de Marla Tureck, filha do atual prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck.

Richa
Dando continuidade as andanças pelo Interior, o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), vai até Ponta Grossa nesta sexta-feira. Às 20 horas, o tucano recebe o título de cidadão honorário do principal município dos Campos Gerais e, mais importante, 4º maior colégio eleitoral do estado, com mais de 220 mil eleitores.

Seguidores
De olho no eleitorado pontagrossense, um grupo de vereadores tucanos da Capital também acompanha o prefeito na visita aos Campos Gerais. Aliás, os vereadores têm sido fiéis seguidores de Richa nos deslocamentos ao Interior nos finais de semana.

Pressa
Os peemedebistas do Paraná, que planejam impedir a consolidação da aliança com petistas, terão que correr. Lula e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), acertaram para daqui a duas semanas a reunião com a cúpula dos partidos para selar o pré-compromisso eleitoral.

FATOS OU BOATOS?
O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), não terá descanso no feriado. O peemedebista foi convocado ontem ao Palácio das Araucárias e recebeu ordens expressas para que dedique os próximos dias a convencer os deputados da base de apoio do governo Requião a retirarem as assinaturas ao requerimento apresentado pela oposição que pede a convocação do secretário de Estado da Segurança, Luiz Fernando Delazari, para explicar o aumento da criminalidade.

FRASE DO DIA
“Não fez grande coisa como deputado federal ou secretário de ciência e tecnologia. Não representa grande coisa e não perdemos nada”, do deputado Nereu Moura (PMDB) comentando a atitude do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Aldair Rizzi, que trocou o PMDB pelo PSB para disputar as eleições do próximo ano.

RÁPIDAS
A partir de junho de 2010 as máquinas usadas nas transações de crédito e débito poderão ser utilizadas por todos os cartões magnéticos. Esta possibilidade foi anunciada  pelo vice-presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, durante audiência pública realizada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.***Proposta apresentada pelo vereador Algaci Tulio (PMDB) garante aos portadores de deficiência visual o direito de receber o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em braile, sem custo adicional. De acordo com o projeto apresentado nesta semana pelo vereador peemedebista, para o recebimento do boleto em braile, o deficiente visual deverá solicitar à prefeitura e, automaticamente, ser cadastrado.