O deputado estadual Elio Rusch(DEM), líder da Oposição criticou a postura do secretário Luiz Fernando Delazari, na exposição feita ontem, no Plenário da Assembleia Legislativa.
Segundo Rusch “o secretário Delazari se apegou muito a dados técnicos, ficou se escondendo atrás de números, mas não conseguiu demonstrar para os parlamentares que as ações da secretaria de Segurança Pública, tem tido a necessária eficiência no combate à violência e ao crime organizado”.
Rusch nota que “o secretário foi evasivo, tentando fortalecer a tese de que o Paraná vive um bom momento em termos de segurança. Os índices que ele nos apresenta não correspondem à realidade, já que o Paraná é o 22º em investimento por habitante. Enquanto isso a população sente medo, inquietação, temor, terror diante das ameaças”.

Segundo dados oficiais o Paraná tem 17 mil policiais militares em seu efetivo, quando a lei fixa em mais de 21 mil homens”
Para o parlamentar “é angustiante saber que 210 municipios paranaenses não tem sequer 1 policial civil fixo, ou que, na região Oeste, por exemplo, é dificil passar um dia sem notícia de assalto a agricultores, muitas vezes com reféns. Desse modo, é preciso ser realista, fortalecer as nossas políciais, treinar nossos policiais e garantir segurança aos nossos cidadãos. ”.