Pesquisa publicada pela Gazeta do Povo de hoje aponta que que 35% dos usuários do transporte coletivo já viram batidas envolvendo ônibus em Curitiba. Pelo menos três a cada dez moradores da cidade já passaram por isso, segundo levantamento da Paraná Pesquisas, diz o jornal. Das 510 pessoas ouvidas entre terça e quinta-feira da semana passada, 35% disseram que já presenciaram um veículo de transporte coletivo da capital envolvido em batidas de trânsito.

De novembro de 2008 a janeiro deste ano, três pessoas morreram e 86 ficaram feridas em cinco acidentes graves envolvendo ônibus em Curitiba. O caso mais recente a chamar a atenção foi no dia 8 deste mês, quando uma colisão entre um biarticulado e um ligeirinho, na Travessa da Lapa, no centro de Curitiba, deixou 40 pessoas feridas.

A reportagem aponta ainda que segundo especialistas, o sistema de transporte coletivo de Curitiba está estagnado e não pode mais ser considerado modelo.  O engenheiro civil Roberto Ghidini Junior, autor de uma tese de doutorado pela Universidade de Madri, na Espanha, diz que a falta de investimentos, o modelo que encara o transporte com mais um negócio e o direcionamento de políticas favoráveis ao uso do carro levaram o sistema ao colapso. “O Conselho Municipal de Transporte e a Câma­­ra Municipal não cumprem o papel de órgãos fiscalizadores”, diz. “O Ippuc deveria parar de in­­­duzir demandas e agir com mais seriedade, realizando uma pesquisa sobre origem e destino.”

Leia mais