O governador Beto Richa (PSDB) afirmou hoje que suas declarações a respeito da retirada da exigência de diploma de ensino superior para ingresso na Polícia Militar foram tiradas de contexto, dadas em entrevista à rádio CBN, ontem. “O que eu disse é que retiramos a exigência do diploma para dar oportunidade aos mais jovens que ainda não concluíram o curso superior”, afirmou Richa, pelo twitter. “As declarações estão descontextualizadas”, alegou.

Agora há pouco, em nova entrevista à CBN, Richa voltou a defender a retirada da exigência do curso superior para ingresso na corporação. “Não cabia isso porque sequer de um presidente da República ou de um governador do Estado não se exige curso superior, porque vai se exigir de um soldado?”, argumentou.

Ontem, o governador rechaçou as críticas à retirada da exigência do ensino superior na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que regulamenta o pagamento do subsídio para os policiais. “Isso demonstrou não ser uma boa iniciativa porque você desestimula os jovens que querem entrar na polícia, principalmente os egressos do serviço militar. (Eles) saem com 18, 19, 20 anos e não têm curso superior ainda. Essas pessoas estão mais preparadas, teoricamente, do que as outras. Já passaram por boa formação nas Forças Armadas, no Exército, e podem dar uma grande contribuição ingressando na nossa Polícia Militar, por exemplo. Outra questão é de insubordinação também, uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior, uma patente maior”, disse Richa.