Em ato na Pedreira Paulo Leminski, Greca critica concessão de espaços públicos

3 junho, 2012 às 15:24  |  por Ivan Santos

 

Cerca de 300 artistas, ativistas culturais, militantes sociais e políticos, participaram, no sábado, dia 2, do “abraço simbólico” à Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. O ato, organizado pelo pré-candidato do PMDB à prefeitura, Rafael Greca, chamou a atenção da população sobre a concessão à iniciativa privada da administração da Pedreira e de outros espaços públicos da capital paranaense, proposta pela atual administração.

“O protesto foi um movimento de resistência cultural da cidade contra o ‘leilão’ e a terceirização que a administração municipal quer fazer com os espaços democráticos de Curitiba, como a Pedreira Paulo Leminski, a Ópera de Arame e os nossos parques, que pertencem ao povo curitibano”, disse Greca.

“Existe um princípio de delegabilidade, em que o poder público não pode delegar funções e prioridades de gestão para terceiros. Isso (terceirização) está errado quanto aos nossos espaços democráticos”, defendeu o produtor cultural Gehad Hajar.

O movimento liderado por Greca soma-se a outras duas ações empreendidas em defesa do patrimônio. A primeira foi o mandato de segurança ajuizado pelo peemedebista contra os atos da Prefeitura de Curitiba, que visam “terceirizar” a gestão da Pedreira, da Ópera de Arame e do Parque Náutico. Para a manifestação de ontem, Greca mandou confeccionar 500 máscaras com a imagem do escritor Paulo Leminski. “O prefeito de uma cidade precisa saber cuidar, zelar pelo patrimônio dos cidadãos, pois seu papel é ser um gestor  público e não um comerciantes de bens sociais”, disse. “Quem ama, faz, conserva, cuida,trabalha para manter, não entrega. Depois transmite por herança aos que vão nascer”.

Greca reforçou ainda a necessidade de manter os espaços democráticos sob o domínio do povo. “Nossa Pedreira Paulo Leminski, Nossa Ópera, Nossos Parques, são espaços democráticos, entregues a todo povo. Não podem ter empresa privada por mandante e posseira”, alegou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>