Os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Reinhold Stephanes Jr e Alexandre Curi protocolaram ontem na reunião da Comissão Executiva Estadual do PMDB, pedido de impugnação do edital de convocação da convenção municipal do partido em Curitiba, publicada no Diário Oficial de segunda-feira (11). Os parlamentares rejeitam a candidatura do ex-prefeito Rafael Greca, defendida pelo senador e presidente do diretório peemedebista da Capital, e querem levar o partido a apoiar a reeleição do atual prefeito, Luciano Ducci (PSB).

Eles alegam que o edital define como data da convenção o próximo dia 23 de julho, quando a lei estipula que as convenções para escolha de candidatos devem ser realizadas no período de 10 a 30 de junho. Segundo o grupo, o edital não contempla a opção de escolha entre a indicação de candidato a prefeito do partido e a coligação para apoio à reeleição de Luciano Ducci. “Tal esperteza tenta suprimir o direito dos propositores da coligação PMDB/PSB, respaldado no artigo 88 do estatuto partidário que define a competência das convenções municipais para decidir sobre coligação com outros partidos”, aponta o secretário-geral do PMDB curitibano, Doático Santos, que integra a ala pró-Ducci.

 

Segundo Doático, as supostas “incorreções” do edital, são reflexos de “desespero” dos apoiadores de Greca. “Cria do lernismo, o ex-prefeito enfrenta forte oposição na base partidária que não o aceita como expressão política do PMDB. Ele foi um dos principais agressores da política peemedebista”, alega. “Quando estávamos na rua em defesa da Copel, ele agia como secretário de comunicação do governo Lerner, fazendo propaganda da privatização”, critica.