A Justiça Eleitoral proibiu o candidato da Coligação Curitiba Criativa, Ratinho Júnior (PSC), de divulgar pesquisa irregular, a partir de ação da coligação de Gustavo Fruet (PDT). Segundo o jurídico da campanha de Fruet, desde a última sexta-feira (19), pessoas ligadas ao candidato do PSC passaram a divulgar nas redes sociais suposta pesquisa do instituto Vox Populi, que teria sido contratada pela Bandnews e colocaria Ratinho à frente na disputa pela Prefeitura de Curitiba.
Além do candidato do PSC e sua coligação, são citados na ação proposta pela coligação Curitiba Quer Mais, o diretor executivo da Rede Massa (empresa de Ratinho), Luiz Benite e a internauta Maria Eugênia Ribeiro. O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Marcelo Wallbach, fixou multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento. “Há que se observar que a informação ali contida faz expressa menção de que se trata de pesquisa eleitoral, inclusive indicando o Instituto de Pesquisa Vox Populi como realizador do levantamento, bem assim a emissora Bandnews como entidade que teria contratado o estudo”, afirma o magistrado.
“Note-se que em rápida consulta ao sítio do Tribunal Regional Eleitoral, se pode constatar que inexiste registro de pesquisa do Instituto Vox Populi para o segundo turno das eleições municipais de Curitiba, o que demonstra de maneira cabal a ilegalidade dos dados divulgados”, completa Wallbach.