O presidente da Câmara de Curitiba, vereador Paulo Salamuni (PV), reuniu-se nesta quinta-feira (7) com o Comitê Gestor de TV Digital da Câmara dos Deputados, em Brasília. Salamuni consultou o comitê sobre a participação da Câmara de Curitiba na Rede Legislativa de TV Digital, que garante transmissão em sinal aberto para os parlamentos do país.

Ao ser informado pela presidente do comitê, Sueli Navarro Garcia, que a Câmara Federal já possui um canal de TV em Curitiba que poderia ser compartilhado pelos vereadores, a Assembleia Legislativa do Paraná e o Congresso Nacional, Salamuni disse que vai iniciar um diálogo com o deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, para firmar um convênio que viabilize esta programação. “A televisão, como principal meio de comunicação do país, é fundamental neste processo de aumento da transparência”, disse Salamuni.

O sucesso da iniciativa permitirá a todos os moradores de Curitiba acompanharem em tempo real os debates em plenário, no momento transmitidos somente na internet pela Rádio Online.

Além do presidente da Câmara de Curitiba e de Sueli Navarro Garcia, que preside o comitê e dirige a secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, também participaram da reunião o diretor de Mídias Integradas, Frederico Schmidt Campos e o coordenador de Infraestrutura Tecnológica, Luiz Flavio Menezes.

Rede Legislativa
A Rede Legislativa de TV Digital, vinculada à Câmara Federal, permite dividir um canal de TV Digital em quatro outros canais que podem ir ao ar 24 horas por dia, de forma independente. Essa tecnologia de multiprogramação, de uso exclusivo dos canais da União, permite a difusão em canal aberto, de forma gratuita, da programação televisiva do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores. Além disso, o compartilhamento dos equipamentos de transmissão gera uma redução nos custos operacionais.
A Rede de TV Legislativa já está em funcionamento em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre e sua instalação já está prevista em outras sete capitais.