O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Veneri (PT), apresentou projeto que prevê a realização de plebiscito sobre a possibilidade de prorrogação das concessões de pedágio nas estradas paranaenses. A proposta surge no momento em que entidades empresariais defendem a medida em troca da redução de tarifas e realização de obras de duplicação e melhorias nas estradas pedagiadas.

Água fria
Além do governador Beto Richa (PSDB), que ontem disse ver com cautela qualquer iniciativa em relação à prorrogação dos contratos (veja matéria nesta página), o governo do Estado também divulgou nota oficial colocando água fria na discussão, e dizendo que qualquer possibilidade de ampliação do prazo de concessão será condicionado à redução das tarifas, mais obras (além das previstas no contrato e o fim das demandas judiciais.

Via fácil
O Ministério Público, por meio do Gaeco de Curitiba e da Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Almirante Tamandaré, deflagrou na manhã de ontem a Operação Via Fácil na prefeitura de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária contra os secretários municipais de Administração e Previdência, Mailon Vaz, e de Meio Ambiente e Abastecimento, Fabrizio Granatto da Silva. Este último também foi preso, em flagrante, por porte de munição de uso restrito. Também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências e empresas e nos dois gabinetes da Prefeitura.

Propina
Durante a operação, foram cumpridos, também, nove mandados de condução coercitiva, principalmente de empresários, encaminhados para prestar informações ao MP. Houve, ainda, o sequestro de veículos dos envolvidos na investigação. De acordo com o Gaeco e com a Promotoria de Justiça, a investigação, que durou cerca de quatro meses, refere-se ao pagamento de percentual a dois secretários municipais, para que eles liberassem a empresários o pagamento por serviços e mercadorias fornecidos à Prefeitura. Os empresários, dos mais variados setores, tinham valores a receber do município por trabalhos já realizados, mas, para que o pagamento fosse efetuado, tinham que pagar pedágio aos secretários.

A breve
Nomeada para um cargon na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), a ex-deputada Rose Mari Coletti, a Rose Litro (PSDB), foi exonerada menos de um mês após a publicação de sua nomeação.

Precatórios
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitou as contas de 2007 da prefeitura de Ponta Grossa (Campos Gerais), de responsabilidade do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB). Wosgrau recebeu quatro multas de R$ 1.450,98, somando R$ 5.803,92. O problema foi a falta de pagamento dos precatórios notificados antes de julho de 2006.

Água
A bancada de oposição na Assembleia protocolou uma representação no Ministério Público contra o reajuste extraordinário de 8% nos preços dos serviços de fornecimento de água e esgoto da Sanepar. O reajuste será o terceiro aumento das tarifas de água e esgoto no Paraná somente neste ano. Em fevereiro, a Sanepar reajustou em 12,5% as tarifas, sendo 6,5% em março e 6% em junho. Com o novo aumento, os valores cobrados pela estatal terão correção acumulada de 21,5%, mais do que o dobro da inflação medida pelo IPCA, de 8,47% nos 12 meses até maio.