O senador Roberto Requião (PMDB) anunciou nesta terça-feira (01), no plenário do Senado, apoio à criação da CPI para investigar a Petrobrás, mas criticou vigorosamente tanto o PSDB, o PT, o DEM e o PSB pela omissão face ao leilão de Libra, uma das maiores reserva de petróleo conhecida em todo o mundo. O senador estava fora do Brasil, em missão oficial, na Grécia.

Requião lembrou que apresentou ao Senado uma proposta de Decreto Legislativo, impedindo o leilão, e que não encontrou “nos senadores que agora vestem as armaduras de defensores da Petrobrás parceiros contra o esbulho de um trilhão e 500 bilhões de dólares, quase um PIB brasileiro, que representou a alienação de Libra”.

“Quantas Pasadenas caberiam em Libra?”, perguntou Requião.
O senador disse ainda que o escândalo de Pasadena é descendente direto dos escândalos nunca apurados e jamais punidos das privatizações da telefonia, da Vale do Rio Doce, das estradas, das ferrovias, dos bancos públicos estaduais, das hidrelétricas, das concessões dos portos e dos aeroportos.

Requião exigiu ainda da mesa do Senado que tome providências para a instalação da CPI do Transporte Coletivo, com número regimental de assinaturas mas que tem o início de seu funcionamento sempre postergado.