Os oito candidatos ao governo do Paraná devem participar do primeiro debate eleitoral na TV Band Curitiba, no dia 14 de agosto. Os assessores jurídicos e representantes das coligações de todos os candidatos se reuniram com a equipe técnica da emissora para definir as regras do primeiro debates. Ficou definido que o tema das perguntas será livre, escolhido de acordo com a vontade de cada candidato. Serão três blocos de perguntas e respostas e um quarto bloco para considerações finais.

De acordo com o sorteio, o senador Roberto Requião (PMDB) deve abrir o primeiro bloco, Túlio Bandeira (PTC) o segundo, e Geonísio Marinho (PTC) o terceiro. As perguntas poderão ter até 30 segundos e as respostas dois minutos. Os candidatos terão direito à réplica de um minuto e tréplica de 30 segundos. Cada bloco terá 40 minutos.

Segundo o jornalista e apresentador Fabrício Binder, o primeiro debate na Band é o mais democrático da televisão. “A Band convida todos os partidos e candidatos independente de terem representação federal” afirma o mediador. O debate está marcado para as 22 horas do dia 14 de agosto e se houver segundo turno, o encontro entre os dois postulantes ao governo do Paraná será no dia 9 de outubro. Binder garante que todos os representantes dos candidatos gostaram do modelo proposto pela Band e não houve discórdia. “A experiência da emissora faz com que as regras sejam aprimoradas em todos as edições”, afirma o mediador.

debate