Um grupo de dissidentes do PMDB do Paraná capitaneados pelo secretário-geral do partido em Curitiba, Doático Santos, anuncia a intenção de distribuir, no sábado, 1 milhão de panfletos na Boca Maldita, centro da Capital, nos próximos dias, relembrando a operação Dallas, da Polícia Federal. Essa operação apurava supostas irregularidades na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) na gestão do candidato peemedebista ao governo do Estado, Roberto Requião, comandada na época pelo irmão do senador, Eduardo Requião. Nela, teriam sido apreendidos dólares encontrados em um armário no apartamento de Eduardo Requião. A distribuição seria animada por uma banda intitulada Vovó Dallas. O nome da banda que dá largada na campanha eleitoral, em frente ao Café Avenida, foi inspirado no apelido que os parnanguaras deram a Eduardo, Vovó Naná; combinado com o nome da Operação Dallas, promovida pela Polícia Federal para investigar a corrupção no Porto de Paranaguá no período em que o irmão de Requião ocupou a superintendência daquela importante autarquia, explica Doático.

Credenciais
Segundo o dirigente do PMDB curitibano, esse caso dos dólares que a PF vincula à supostas irregularidades na gestão do porto paranaense seria um dos fatos que descredenciariam a candidatura de Requião a mais um mandato para o governo. Doático integra a ala do partido que defendia o apoio à reeleição do governador Beto Richa, mas foi derrotada na convenção em favor da candidatura do senador.

Infidelidade
Requião, aliás, está tendo problemas cada vez maiores com as dissidências internas. Ontem, ele disse pelo Twitter ter recebido a informação de que o presidente estadual do PMDB, deputado federal Osmar Serraglio, teria participado de uma reunião da campanha de Beto Richa. Providencias urgentes, prometeu o candidato, em tom de ameaça.

RMC e Litoral
O governador Beto Richa recebeu o apoio de 29 prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e do Litoral durante encontro na noite de terça-feira, em Curitiba. Eles representam uma população de 1,4 milhão de habitantes. A expectativa do tucano é contar com o apoio de mais de 300 prefeitos paranaenses. Fico muito agradecido e consciente da responsabilidade que tenho com essas importantes regiões. O apoio de todos vocês é muito importante para fortalecer nosso projeto de governo, afirmou Richa, ao lado da candidata a vice-governadora, Cida Borghetti, e do senador Álvaro Dias.

Propaganda antecipada
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) rejeitou ontem recurso do Ministério Público Eleitoral contra decisão de juiz auxiliar que não reconheceu a prática de propaganda eleitoral antecipada pelo apresentador de TV e deputado estadual Roberto Aciolli (PV) — candidato à reeleição — e pela Rede CNT. Para o relator do caso, Humberto Gonçalves Brito, o pretenso candidato pode divulgar seus atos parlamentares, expor projetos e plataformas políticos, e o único cuidado é não pedir voto. E esse é o caso dos autos.

Mais apto
O relator arremata ainda que não caracterizada a prática de propaganda eleitoral antecipada quando o representado, em nenhum momento de sua declaração no programa televisivo no qual é apresentador, pediu votos para quem quer que seja ou fez alusão ao processo eleitoral que se aproxima, ainda que de forma subliminar. O Ministério Público Eleitoral afirmou na denúncia que o apresentador, no dia 28 de janeiro, no programa 190 Urgente da Rede CNT, teria veiculado matérias divulgando os seus atos parlamentares e futuras realizações, levando ao público a mensagem de que se considera o mais apto ao exercício da função pública.

Bem público
O TRE também rejeitou recurso contra decisão do juízo da 127ª Zona Eleitoral – Cidade Gaúcha que condenou a Coligação Nova Olímpia para Todos e Paulo Jobel Bezerra de Araújo, então prefeito de Nova Olímpia e candidato à reeleição, ao pagamento de multa de 6 mil reais por propaganda eleitoral em bem públicos e publicidade institucional em bem público. Para o relator, Kennedy Josué Greca de Mattos, a exposição do novo caminhão de lixo na praça central da cidade por uma semana, nas vésperas das eleições, com divulgação desse fato no site do facebook da coligação, demonstram o nítido proveito eleitoreiro do ato administrativo, o que caracteriza a prática de propaganda eleitoral em bem público e propaganda institucional em período proibido.

Em alta
A vida do ex-governador NEY BRAGA é tema de exposição que será aberta amanhã, às 17 horas, no Museu Paranaense — mostra Ney Braga – Acervo Pessoal e Político. Por meio de objetos, documentos e fotografias é possível conhecer detalhes da trajetória pessoal e política de Braga.

Em baixa
O maior índice de acidentes de trabalho atualmente concentra-se na CONSTRUÇÃO CIVIL e são originados por quedas — 49%, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. No domingo é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.