noticia_413042_img1_cida
Foto: Valquir Aureliano

O crescimento do número de mulheres nas eleições do Paraná está abaixo da média nacional. Enquanto em todo o País, o total de candidaturas femininas aumentou 46%, no Estado o aumento foi de pouco mais de 28% em relação às eleições de 2010. Mesmo com eleitorado maior, e tendo hoje na disputa uma candidata ao governo – a senadora Gleisi Hoffmann (PT) e outras três a vice-governadora: a deputada federal Cida Borguetti (PROS), que compõe a chapa do governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB); a deputada federal Rosane Ferreira (PV) ao lado do senador e candidato do PMDB ao governo, Roberto Requião; e Erika Andreassy (PSTU) – as mulheres ainda estão em menor número na disputa. As eleições deste ano no Paraná têm 20% menos mulheres do que homens candidatos.

Apesar de maioria entre os eleitores, as mulheres são 30% das candidatas. Com 51 % do eleitorado, a representação feminina por gênero está abaixo do coerente. O Estado tem 7,8 milhões de eleitores: mais de quatro milhões de mulheres e 3,7 milhões de homens com títulos ativos.

Dos 1191 candidatos registrados no Tribunal Regional Eleitoral neste ano, 832 são homens e 359 mulheres. Em 2010, eram 922 candidatos no total, com 820 homens e 102 mulheres. Apesar da evolução de 28,4% da presença feminina, o Estado teve crescimento abaixo da média nacional.

Leia matéria completa no Bem Paraná